Neste sábado (2) a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participa de ação de limpeza e educação ambiental nos manguezais de Paço do Lumiar, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais comemorado no dia 26 de julho. A concentração será às 8h da manhã, na sede da ONG Arte Mojó, localizada em Paço do Lumiar.
Os manguezais são ecossistemas costeiros que funcionam como barreiras contra a erosão e funcionam como peças chaves no combate às mudanças climáticas. A perda desses ecossistemas pode levar ao aumento dos desastres naturais como tempestades e inundações. O objetivo da ação é fazer um alerta e chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação dessas áreas de vegetação.
Durante a ação, os participantes irão colaborar na remoção de resíduos sólidos, no reflorestamento de áreas degradadas e nas atividades educativas voltadas à conscientização sobre os impactos da poluição, do desmatamento e da expansão urbana desordenada sobre esses ambientes.
A Sema tem realizado diversas ações de limpeza na ilha de São Luís por meio da sua Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos. Recentemente fez a instalação de ecobarreira no rio Anil, no trecho que atravessa o bairro do Anil, para mitigar os impactos ambientais gerados pelos resíduos descartados de forma irregular. Também realizou mutirão de limpeza e ação educativa no bairro da Liberdade em parceria com as lideranças comunitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário