quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Por decisão de Temer: Ex-Superintendente da PF no Maranhão assume direção geral da Polícia Federal


BRASÍLIA - O presidente Michel Temer mudou o comando da Polícia Federal (PF). O delegado Fernando Segóvia será o novo diretor-geral da instituição, substituindo Leandro Daiello, no cargo desde 2011, primeiro ano de Dilma Rousseff na Presidência da República. Temer recebeu Segóvia na tarde desta quarta-feira (8) no Palácio do Planalto. O anúncio oficial foi feito na tarde de hoje pelo Ministério da Justiça.

O novo chefe da PF agrada a políticos. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o subchefe de assuntos jurídicos da pasta e um dos principais conselheiros do presidente, Gustavo Rocha, fizeram campanha para que Segóvia assumisse o cargo.

O candidato apoiado por Daiello era é diretor-executivo da corporação Rogério Galloro. O nome dele chegou até a mesa do presidente Temer, mas enfrentou forte resistência da classe política que apoiava Segóvia.

Não é só o grupo de Daiello que vê a nomeação de Segóvia como um ato de grande influência política. Nos bastidores, a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) tem a mesma avaliação.


Segóvia já foi superintendente da Polícia Federal no Maranhão e adido policial na África do Sul. Também esteve no comando da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal.

A corporação está subordinada ao Ministério da Justiça. Por diversas vezes, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, deixou em aberto a possibilidade de trocar o comando da corporação. Ele chegou a admitir que haveria essa troca, mas em setembro afirmou que Daiello ficaria por tempo indeterminado.

Daiello já havia manifestado intenção de deixar o cargo.

Nos bastidores políticos, há quem diga que o ex-presidente José Sarney, estaria por trás dessa indicação. Essa possibilidade foi ventilada por jornalistas.

NOTA OFICIAL
"O Ministério da Justiça comunica que o senhor Presidente da República escolheu nomear o Delegado Fernando Segóvia como novo diretor-geral do Departamento de Polícia Federal.

Nesta mesma oportunidade, o ministro da Justiça expressa ao Delegado Leandro Daiello seu agradecimento pessoal e institucional pela competente e admirável administração da Polícia Federal nos últimos seis anos e dez meses.

O Delegado Fernando Segóvia é advogado formado pela Universidade de Brasília, com experiência de 22 anos na carreira. Foi superintendente regional da PF no Maranhão e adido policial na República da África do Sul, tendo exercido parcela importante de sua carreira em diferentes funções de inteligência nas fronteiras do Brasil."

Fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário