quinta-feira, 12 de abril de 2018

Em um mês, Sorrir registra mais de 5 mil atendimentos


Um mês após ser entregue à população maranhense, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) superou as expectativas iniciais, com quase 5.500 atendimentos em pouco mais de 30 dias. O serviço foi inaugurado pelo governador Flávio Dino no dia 28 de fevereiro e a previsão inicial era de 4 mil atendimentos por mês.

O equipamento da rede estadual de Saúde tem garantido assistência em procedimentos odontológicos, servindo de referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.

“O Sorrir materializa o desafio que assumimos de ampliar e qualificar a oferta de serviços especializados no Maranhão. Os mais de 5 mil atendimentos nos mostram que democratizamos o acesso à atenção odontológica. A implantação do serviço especializado é mais uma acertada iniciativa da gestão do governador Flávio Dino”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Sorrir, que funciona ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, é a primeira unidade pública de especialidades odontológicas do Maranhão, que oferta atendimento em nível de média complexidade, ou seja, realiza procedimentos que não são realizados nas UBS.

Atendimentos
Com o início da assistência no dia 1º de março, o Sorrir registrou 5.477 atendimentos no referido mês. Dos quais, 1.153 clínicos; 1.072 em dentística; 318 em bucomaxilo; 979 em endodontia; 423 em periodontia; 282 com protesistas, 313 em odontopediatria; 198 em ortodontia; 144 em implantodontia; e 68 em estomatologia. Além destes, 57 atendimentos foram em pessoas com deficiência e 470 em radiologia.

“Foi um mês muito positivo, tivemos uma demanda muito grande, mas conseguirmos fazer os atendimentos com qualidade. O Sorrir veio para preencher uma lacuna grande. Hoje, trabalhamos com o agendamento. Também por isso as pessoas estão saindo satisfeitas, porque não precisam enfrentar filas”, afirmou Fabrício Saraiva, diretor administrativo da unidade.

Cirurgias
Um dos destaques desse primeiro mês de funcionamento é o atendimento de pacientes encaminhados de municípios do interior, principalmente aqueles com lesões de boca, sugestivos para câncer. Um dos objetivos do serviço é a referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal.

Dentro desta especialidade, o serviço está habilitado para a realização de pequenas cirurgias, a chamada cirurgia oral menor. “O Sorrir está preparado para realizar cirurgias de média complexidade, aquelas sem a necessidade de anestesia geral. São lesões bucais, muitas vezes assintomáticas, com crescimento rápido. Elas são avaliadas pelo estomatologista, o profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca”, explica Fabrício Saraiva.

Em média, 25 pacientes são atendidos pelo especialista por semana. “Temos um centro altamente capacitado e estruturado para intervir essa demanda”, diz o estomatologista. Os casos confirmados da doença são encaminhados para tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão, assim como as intervenções cirúrgicas que necessitem de anestesia geral.

Serviço
Sorrir – A unidade presta assistência em procedimentos odontológicos de média complexidade. Possui 17 consultórios odontológicos, serviço de raio-x.

Horário de atendimento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado de 8h às 12h.

Onde fica – Ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

Agendamento – É feito diretamente pelas UBS, que encaminham o paciente para a unidade. São feitos também cerca de 55 atendimentos de demanda espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário