terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham em ações conjuntas em áreas de risco em Barra do Corda



Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na vistoria e avaliação de riscos no município de Barra do Corda, distante a 440 quilômetros de São Luís. Os efeitos acumulados da erosão e as fortes chuvas que caíram nos últimos dias sobre uma região chamada Morro do Calvário, provocaram um deslizamento de terras que ameaça algumas construções presentes naquele local.

Com a previsão de mais chuvas para a cidade cordina, o trabalho de gerenciamento de risco de desastre foi iniciado, envolvendo a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil Estadual. O Capitão Machado, comandante da 13ª Companhia Independente Bombeiros Militar, esteve acompanhando “in loco” e, em conjunto com os secretários de Defesa Civil e de Infraestrutura deste município, deliberaram algumas ações de prevenção, a fim de minimizar a possibilidade de novos eventos relacionados com deslizamentos de terra.


Dentre as ações definidas estão a construção de uma galeria que promoverá a captação e o direcionamento da água fluvial e pluvial para uma outra área distante da encosta. A obra será feita em caráter de urgência, devido ao perigo de acumulo de água da chuva que desce através de pelo menos seis pontos de drenagem escorrendo pelo morro e provocando voçorocas,  isto é, a formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries.

Quanto às ações de prevenção e resposta voltadas aos moradores, pelo menos 20 famílias serão retiradas do local e levadas para outros imóveis seguros, permanecendo por um prazo de 60 dias, período previsto para a  entrega da obra, que deverá ser realizada para mitigar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário