Mais de 100 pacientes participaram, nesta sexta-feira (22), do mutirão de saúde bucal, realizado na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís, em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do serviço da unidade. Entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) à população em fevereiro do ano passado, o equipamento registrou mais de 57 mil atendimentos. A proposta da SES é estender esse serviço para o interior do Maranhão.
“O Sorrir é um sucesso, por isso vamos interiorizar o serviço. É um sucesso não só de público, mas na avaliação desses usuários. Conseguirmos funcionar com hora e dia marcado, evitando formação de fila na porta. É um símbolo de uma política de saúde que dá certo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O Sorrir oferece assistência de média complexidade à população maranhense, atuando também como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de boca e no atendimento ambulatorial de pessoas com deficiência.
“Foi um ano extremamente positivo, com uma média de 4.500 atendimentos por mês. É um serviço inédito, que contempla a população com tratamento especializado e de qualidade”, avaliou diretor administrativo do Sorrir, Fabrício Saraiva.
Placas de agradecimento foram entregues ao secretário Carlos Lula e aos dois diretores do Sorrir pelo Instituto Acqua, que gerencia a unidade. “O Sorrir nasceu no momento que havia um desmonte de políticas públicas no SUS, o que é um suspiro. Esse é um exemplo que o Maranhão dá ao país, dando à população um serviço que ela não tinha acesso”, ressaltou o diretor do instituto, Ronaldo Querodia.
A visita à unidade foi acompanhada pela subsecretária de Saúde, Karla Trindade, e pelos deputados estaduais Rafael Leitoa e Adelmo Soares.
"Já tivemos conversas com o secretário Carlos Lula, que se mostrou muito sensível a instalação de unidades odontológicas, semelhantes ao Sorrir em cidades do interior do estado. No município de Caxias, por exemplo, seria um ponto chave. Estratégico, pois, a instalação de um Centro Sorrir em Caxias iria atender os municípios localizados na região. O governo está sensível a este projeto e o secretário Carlos Lula já destacou a importância da expansão. Estamos no caminho certo trabalhando pela saúde do povo maranhense", ressaltou o deputado Adelmo Soares.
Mutirão
Os pacientes agendados tiveram acesso nesta sexta-feira a procedimentos de limpeza, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor (para crianças) e entrega de kits de higiene bucal. Entre eles, estava o maqueiro
O Sorrir funciona ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e ao sábado, das 8h às 12h
Nenhum comentário:
Postar um comentário