segunda-feira, 8 de abril de 2019

Casa de Apoio Ninar é apresentada no Encontro de Secretários de Saúde do Nordeste


A experiência da Casa de Apoio Ninar foi apresentada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante o Encontro de Secretários de Saúde do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira (5), em Natal (RN). Inaugurada em 2017 pelo Governo do Maranhão para atender crianças com problemas de neurodesenvolvimento, incluindo aquelas com diagnóstico de microcefalia, e suas famílias, o equipamento é pioneiro na área.

“Já recebemos equipes de saúde, pesquisadores e veículos de comunicação de outros estados e países para conhecer a Casa de Apoio. A metodologia de atendimento de forma multiprofissional e a expertise que adquirimos com o trabalho pioneiro em microcefalia têm recebido reconhecimento. Acreditamos que experiências de sucesso devem ser compartilhadas”, comentou o secretário Carlos Lula.

O secretário de Estado da Saúde do Rio Grande no Norte, Cipriano Maia, achou o projeto estimulante. “Mostrou uma forma integrada de cuidar da criança e da família, trabalhando a sensibilidade dos envolvidos, que é toda família, no sentido de retomar vínculos. É um serviço de alta qualificação e forte conteúdo humanitário. Todos nós, que assistimos, ficamos motivados a conhecer e a pensar em implementar em nossos estados algo semelhante”, destacou o gestor.

Na ocasião, Carlos Lula também relatou a criação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), criada para gerir as unidades estaduais de saúde de forma eficiente.

Encontro
O Encontro de Secretários de Saúde do Nordeste é uma oportunidade dos estados apresentarem experiências exitosas, trocarem vivências, discutirem problemas em comum e para os quais buscam conjuntamente uma solução. Um dos focos é a discussão de particularidades da saúde e do SUS no Nordeste e sobre modalidades de colaboração entre os estados da região.

“Queremos buscar pontos de convergência entre os estados, sabemos que a saúde é uma importante área que deve ser discutida e viabilizada em seus diversos aspectos, por isso, percebemos os consórcios como um importante instrumento político e jurídico para ampliar a nossa atuação”, disse Antenor Roberto, governador em exercício, na abertura do encontro.

Estavam presentes os secretários de saúde de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário