O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), desenvolveu o projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ com a finalidade de preparar a comunidade dos polos turísticos para melhor receber os visitantes.
O curso de ‘Informações Turísticas’ com agentes condutores do turismo, atendentes do Centro de Atendimento aos Turistas (CAT’s) e técnicos da Secretaria Municipal de Raposa, começou um city tour para os participantes do curso. A parte prática tece início na Praça Benedito Leite, no Centro, passando pela Igreja da Sé, Palácios de La Ravarière e dos Leões, Capitania dos Portos, principais museus da cidade e ruas do Centro Histórico marcando o encerramento do curso, nesta segunda-feira (15). O treinamento teve início na sexta-feira (12), e foi ministrado pela equipe da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur com o apoio dos gestores municipais da Raposa.
A capacitação integra as ações colocadas em prática pela gestão do governador Flávio Dino com o objetivo de fomentar o turismo no Maranhão. De acordo com o secretário do Turismo, Catulé Junior, é necessário valorizar e qualificar os profissionais que atuam no setor. “A intenção é incentivar e valorizar os profissionais que atuam no setor, para que eles estejam cada vez mais capacitados a atender nossos turistas. Na semana que vem vamos oferecer cursos para 180 motoristas de aplicativo de mobilidade urbana”, destacou o secretário.
Os alunos que participam dos cursos de qualificação recebem após o término dos mesmos, um certificado com carga horária de 4h. “A qualificação é importante, pois existe muito falta de informação no meio turístico. Percebemos que há dificuldades dos condutores em relação a sistematizar as informações da região e de outros pólos turísticos do Maranhão. Os turistas que chegam no município, querem, também, saber sobre São Luís, Lençóis, Chapadas das Mesas, o Delta”, ressaltou Fernando Campelo,superintendente do projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ da Setur.
Para o secretário municipal da Raposa, Edison Duarte, o treinamento e a qualificação são bases a serem trabalhadas no turismo do município “A qualificação é importante, pois o condutor se sente mais seguro em repassar as informações para o turista que chega ao município querendo conhecer a cidade. A parceria com a Setur ajudará a desenvolver o potencial turístico da região”, ressaltou o secretário.
‘Mais Qualificação e Turismo’
O processo de capacitação envolve cursos como Informações Turísticas, Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, Como montar um negócio (cama e café), Mídias Sociais, Organização de Eventos, Projetos de Turismo em Gestão Pública, Qualidade no Atendimento, Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes, Qualidade no atendimento para condutores de passeios, Técnicas de Arrumação para Camareira, Técnicas para recepcionista de eventos e Técnicas para Recepção de Meios de Hospedagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário