quarta-feira, 1 de abril de 2020

Governo avança no trabalho de criação de novos leitos no Hospital Dr. Genésio Rêgo


As obras de expansão de leitos para tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus (Covid-19) permanecem a todo vapor no Maranhão. Nesta terça-feira (31), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, visitou a preparação dos 52 leitos que estão sendo instalados no Hospital Dr. Genésio Rêgo. Mais de 200 profissionais, divididos em três turnos, trabalham em ritmo acelerado para concluir a obra. 


“Em duas semanas, avançamos bastante no preparo da estrutura. Nossas equipes estão trabalhando 24 horas por dia, em turnos diferentes, inclusive nas madrugadas, para entregar esta obra. Dessa forma, continuaremos a dar respostas rápidas no tratamento das pessoas diagnosticadas com o vírus, assim também tranquilizamos a população. Vamos vencer esta guerra, pois o Maranhão é muito maior do que o coronavírus”, destacou o secretário. 

O Hospital Dr. Genésio Rêgo fica localizado na Avenida dos Franceses, ao lado da sede do Detran-MA, em São Luís. Serão 39 leitos de enfermaria e mais 13 para tratamento intensivo (UTI). As obras de reforma e ampliação estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Governo (Segov) e, após concluídas, ficarão na retaguarda das unidades referência do estado na assistência aos pacientes classificados como casos graves do Covid-19. 

Segundo o médico e assessor especial da SES, Rodrigo Lopes, após vencida a luta contra o coronavírus, os leitos já têm destino garantido. “Depois de passada a crise do Covid-19, as instalações com os 52 leitos serão absorvidas e redirecionadas para atender a demanda de radioterapia”, explicou. 

O Governo do Estado também já disponibilizou leitos de UTI e enfermarias em todas as unidades macrorregionais e regionais distribuídas pelo Maranhão. Na capital, foi montado um fluxo para atendimento onde as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga, Araçagi, Cidade Operária e Vinhais darão suporte às pessoas com sintoma gripal por mais de uma semana, realizando o primeiro atendimento e triagem em estruturas montadas na parte externa. 


Vacinação 

Aproveitando o fim da visita técnica ao hospital, o gestor da saúde estadual foi até o ponto de vacinação, disponibilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), na área de provas práticas do exame de habilitação de condutores, localizada no Castelinho, na Vila Palmeira. O espaço está sendo utilizado como atendimento drive thru para imunização contra Influenza e gripe H1N1 de pessoas com 60 anos ou mais. 

De acordo com diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, somente na segunda-feira (30) foram vacinadas 1.520 pessoas. “Este é o retrato do somatório de todos os esforços de todos os órgãos públicos envolvidos. Unidos à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, já vacinamos mais de 750 pessoas. Acreditamos que até o final do dia venhamos a superar o quantitativo do primeiro dia da estratégia aqui no local”, comentou. 

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio do Detran-MA, do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário