![]() |
| Foto Reprodução |
Cursos nas áreas de gestão, produção de alimentos, serigrafia e educação estão incluídos na série de capacitações oferecidas na plataforma Maranhão Profissionalizado. A iniciativa do Governo do Estado promove a formação, na modalidade online e gratuita, para oportunizar o aprendizado nestes tempos da pandemia do coronavírus (Covid-19). Criada em abril e coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a plataforma já contabiliza mais de 14.160 inscrições.
São disponibilizados 10 cursos com duração de 40 horas e que conferem certificado ao final da formação. As capacitações são Aprendendo a Ensinar Online, Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, Cuidador de Idoso, Serigrafia e Customizados, Tortas de Vitrine, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Panificação, Sala de Aula Digital Interativa, Gestão Socioemocional Frente às Crises e Inseguranças e o de Produção de Doces Tradicionais.
O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, observa que a quantidade de pessoas que, em um mês, já fizeram cursos, por meio da plataforma, demonstra o sucesso da iniciativa. “Levar os cursos do IEMA Vocacional para o meio digital, em um momento tão conturbado que fez o mundo inteiro parar com a pandemia, demonstra a preocupação do governador Flávio Dino em continuar ofertando oportunidades aos maranhenses, mesmo com as adversidades existentes”, enfatiza.
“Aprender a ensinar online” é o curso mais procurado, com mais de 2,3 mil inscrições. A formação traz noções de monitoria pela internet, reforçando um nicho que ganhou mais adeptos com a pandemia, o ensino à distância. Seguem como outros muito procurados o curso Panificação, com mais de 2,1 inscritos; Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação e Produção de Doces Tradicionais com mais de 1,8 mil participantes cada.
As inscrições permanecem abertas. Os interessados podem se cadastrar por meio do link web.iema.ma.gov.br/maranhaoprofissionalizado e gerar login e senha de acesso à plataforma. Os cursos são livres e sem exigência de idade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário