sábado, 12 de dezembro de 2020

Escola Digna realiza o sonho de estudantes em Bom Jardim e Penalva

 


Nesta sexta-feira (11), o vice-governador Carlos Brandão cumpriu agenda em Bom Jardim e Penalva, onde fez a entrega de mais duas unidades do programa Escola Digna. 

Acompanhado do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, Brandão inaugurou a escola municipal Dr. Antônio Dino, no povoado Oscar, em Bom Jardim. Já em Penalva, o povoado Canadá foi contemplado com a escola municipal Maria do Socorro Muniz.

As escolas foram construídas em parceria com os municípios, e contam com mobília completa; além de poço artesiano para abastecimento. Estruturas dignas e confortáveis para estudantes e professores, que comemoram a nova realidade. 

“As salas de aula eram apertadas e, os espaços, poucos, para gente brincar e fazer as nossas atividades. Agora, a escola está muito mais bonita”, comemorou Ana Rosa, aluna do o 4° ano do Ensino Fundamental da escola municipal Dr. Antônio Dino.


“O que estamos vivendo, hoje, é a concretização de um sonho de todos aqui do povoado Canadá. Estou imensamente emocionada e grata a esse Governo que olhou por nós”, contou a professora Rita Cilena, da escola municipal Maria do Socorro Muniz. 

O secretário Felipe Camarão ressaltou o compromisso que o Governo tem com a educação, desde o início da gestão. “Temos agenda de entrega de escolas praticamente toda semana. São várias ações, em todas as regiões, porque entendemos que a educação tem um papel transformador na vida das pessoas”, vibrou Camarão.


Para o vice-governador Carlos Brandão, a entrega de uma escola tem um significado especial.

“Quando entregamos uma escola, estamos promovendo justiça social; estamos dando condições para que o filho do pobre tenha acesso às mesmas oportunidades que o filho do rico tem”, declarou.

                                  


Penalva recebe sua terceira Escola Digna

Vinte e quatro crianças com idade escolar da educação infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, residentes no povoado Canadá e em localidades vizinhas, no município de Penalva (Baixada Maranhense), ganharam, nesta sexta-feira (11), uma Escola Digna do Governo do Estado. À beira dos campos característicos da região, a unidade escolar representa dignidade, mais segurança e condições adequadas para os pequenos que, até pouco tempo, estudavam em um casebre de taipa.  

“Estamos inaugurando praticamente cinco a seis escolas por semana. Mesmo na pandemia, nós não paramos. E essa é uma das mais belas obras do governo, porque promove as mesmas oportunidades que os filhos dos ricos têm, para os filhos dos pobres. O futuro está aqui. E vamos caminhar juntos com a parceria com a prefeitura”, declarou o vice-governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, informou que além das três unidades do Escola Digna inauguradas em Penalva também será implantada uma escola em tempo integral no município. “Nós só conseguiremos superar essa crise com educação. Em 2021, convocaremos os prefeitos para repactuar com o governo para alfabetização das crianças, que são nosso foco”, apontou Felipe Camarão.

Com investimento total de R$ 460.365,41, a Escola Municipal Maria do Socorro Leite Muniz possui duas salas de aula, secretaria, banheiros para pessoas com deficiência, cozinha completa, pátio interno, dentre outros espaços. Além da construção, a unidade do Programa Escola Digna foi entregue totalmente mobiliada para atendimento da comunidade escolar.

Há 20 anos morando no povoado, Jucineide Santos Costa é mãe de quatro filhos que enfrentaram dificuldades para estudar na antiga escola, sem as condições para o ensino e a aprendizagem. Agora, o neto de dona Jucineide será um dos alunos da Escola Digna. 

“Quando não tinha canoa, eles [filhos] tinham que ir caminhando, pelo caminho do mato, com chuva. Então não foi fácil para eles. E agora eu me sinto muito feliz com essa escola aqui, onde minha neta vai estudar. Eu gostei muito e estou satisfeita. Eu agradeço muito porque teve essa escola aqui, bonita”, revelou dona Jucineide.

“Eu nunca imaginei uma escola dessas aqui. Eu me sinto muito feliz, muito mesmo. A comunidade inteira se sente muito honrada por ter recebido essa Escola Digna. Nós nunca esperávamos vir uma coisa bonita dessas para o povoado”, destacou Rosângela Pereira, avó de duas crianças.

A terceira Escola Digna construída pelo Governo do Estado no município de Penalva também abriu oportunidades para João José, um jovem morador do povoado Canadá. 

“Me sinto muito honrado porque pela primeira vez serei supervisor de uma escola como essa aqui, próxima à minha casa e da minha família. Então, sinto muito orgulho por essa escola. Agradeço ao governador Flávio Dino porque construiu a escola. Deus o iluminou para que trouxesse essa escola para o Canadá”, ressaltou.

O Programa Escola Digna também entregou, em Penalva, unidades escolares às comunidades de Jacaré e de Achuí II.

O prefeito Ronildo Campos falou da importância da Escola Digna para o município de Penalva. “É muito mais do que entregar um prédio, esse momento representa a esperança de uma comunidade. Nós estabelecemos desde o primeiro dia do nosso mandato uma parceria com o Governo do Estado, como é o programa Escola Digna”, disse.

“Essas crianças estão felizes porque estão hoje em uma escola nova. Além da felicidade, ficamos emocionados porque, de fato, é uma Escola Digna, que resgata a motivação das crianças e dos profissionais e um orgulho para a comunidade que está muito feliz”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Tânia Campos.

Além de Penalva e Bom Jardim, o Governo do Estado também entregou na última semana uma unidade do Escola Digna no município de Marajá do Sena, a Escola Municipal Jurema, no povoado Jurema. O município, que integra o Plano Mais IDH, do governo Flávio Dino, tem agora três unidades novas na zona rural, para atender crianças do infantil ao fundamental, e uma na sede, que já foi entregue com oferta de ensino médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário