Foram várias cobranças feitas pelo ex-vereador de São Luís, Sá Marques, com o objetivo de reativação do posto de saúde do João Paulo. Em várias dessas reuniões inclusive o parlamentar esteve acompanhado de representantes de vários bairros, entre eles João Paulo e Caratatiua, que seriam diretamente beneficiados com a volta dos serviços. A cobrança veio por meio de reuniões com o secretário de saúde da gestão Edivaldo Holanda Júnior, inclusive com a promessa de reativação do posto de saúde, e também, utilizando a tribuna da Câmara de São Luís, Sá Marques foi incansável na cobrança da reativação do posto de saúde do João Paulo.
"Acompanharei de perto esta situação. Eu como vereador, cidadão, morador e com um enorme carinho e respeito por esta área, não posso permitir que as pessoas sejam penalizadas com a perda deste importante instrumento da saúde. Estarei vigilante, lutando para que este posto de saúde comece efetivamente a funcionar para atender as comunidades do João Paulo, Caratatiua, Jordoa, Barreto, Alemanha e Ivar Saldanha. Até mesmo com base no que diz as portarias do Ministério da Sáude, relacionadas a assistência à população. Fiz ainda questão de vir com representantes dos bairros, para que pudessem ouvir do próprio secretário. Eu como vereador desta cidade, estou constantemente cobrando, lutando por dias melhores, e é importante que as pessoas possam ver isso de perto. A participação popular também é de extrema importância para a construção e implementação de políticas públicas", destacou Sá Marques durante um dos encontros com o secretário de saúde.
O posto de saúde do João Paulo está fechado a aproximadamente três anos. Foram vários requerimentos encaminhados pelo vereador solicitando a reativação da unidade.
Para agilizar o processo, o ex-vereador fez o intermédio da situação para por fim ao problema. Além de cobranças e reuniões junto a Prefeitura de São Luís, Sá Marques fez a cobrança junto ao Governo Federal, neste caso a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para pleitear o prédio para abrigar a unidade de saúde a partir da concessão dada a Prefeitura.
Os vereadores saíram satisfeitos com o que ouviram por parte do Superintendente da SPU.
Até que na manhã desta quinta-feira (18) a atual gestão finalmente atendeu o pleito do suplente de vereador e deputado federal. O prefeito Eduardo Braide (Podemos), mesmo partido de Sá Marques, cumpriu a promessa de campanha e pedido do então vereador para reativar o posto de saúde. Sá Marques esteve no momento e agradeceu ao prefeito por atender ao pleito.
"Fiz questão de vir agradecer pessoalmente o prefeito Eduardo Braide, pela reativação do posto de saúde. O funcionamento do posto de saúde no João Paulo, para que assim a comunidade do bairro e de bairros adjacentes, tais como Caratatiua, Jordoa, Barreto, Alemanha, Ivar Saldanha, possam ser atendidos sem ter que se deslocar para longe, percorrer longos caminhos, para ter acesso a esse direito básico que é a saúde" ressaltou Sá Marques.







Nenhum comentário:
Postar um comentário