terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade 2021 nesta quarta (17)


A Arquidiocese de São Luís realiza nesta quarta (17), às 15h, em suas páginas no Instagram e Facebook a Coletiva de Imprensa de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021. Participam da coletiva o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva e o coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus.

Há 57 anos, os católicos no Brasil celebram na Quarta-Feira de Cinzas (17) o início do Tempo Quaresmal e a abertura da Campanha da Fraternidade, que esse ano será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14a).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) vem sendo realizada pela Igreja Católica em parceria com outras igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), desde o ano 2000. Em São Luís, as igrejas participantes são: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

O cerne da campanha deste ano está no convite à reflexão para identificar caminhos de superação das polarizações e violências que marcam a sociedade atual. É uma proposta à celebração da unidade na diversidade. Segundo o padre Pablo Neves, da Igreja Sirian Ortodoxa em São Luís, é interessante ressaltar que o significado da participação das igrejas em um evento como este é que elas se descentralizam dos seus problemas particulares para se encontrarem nas carências, demandas e clamores das pessoas que, na verdade, são comuns. A CFE é mais que uma campanha sobre o ecumenismo, é uma campanha em que o diálogo é fundamental para pactuar a vida.

Segundo o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, é necessário pensar em gerar um mundo aberto e concreto em que todos os seres humanos sejam, de fato, iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário