A professora e supervisora de carreira da Rede Pública Estadual de Ensino, Leuzinete Pereira, tomou posse, na quarta-feira (6), no cargo de Secretária de Estado da Educação do Maranhão, em solenidade presidida pelo governador Carlos Brandão, que empossou os novos secretários e presidentes de órgãos do Governo do Estado. O ato foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
“A expectativa é nobre e positiva. Chega ao alto comando da Secretaria uma servidora pública de carreira, uma professora. Não está aqui somente a Leuzinete, está a representação de todos os professores da rede estadual. O governador Carlos Brandão, ao fazer essa indicação de caráter eminentemente técnico, sinaliza que a prioridade é a Educação e a valorização dos profissionais”, enfatizou a nova secretária.
A educadora, de origem humilde, filha de sertanejos, destaca que irá dar continuidade às ações da política Escola Digna. “Vamos dar continuidade ao trabalho incomensurável do Governo Flávio Dino, com o programa Escola Digna, que vai além da estrutura física, porque cuida das pessoas. A perspectiva é de expansão, nós já temos uma previsão de dez escolas a serem entregues, ainda neste mês. E vamos avançar ainda mais, porque Educação é um processo de aperfeiçoamento que deve continuar”, apontou.
Leuzinete Pereira reforça que é necessário avançar em frentes estratégicas como: a Busca Ativa Escolar, para mitigar os impactos deixados pela pandemia, e a Educação Profissional, com a finalidade de qualificar os jovens maranhenses e gerar oportunidades.
Biografia
Leuzinete Pereira da Silva tem suas origens no povoado Fortes, em Pastos Bons, no Maranhão. Filha dos sertanejos Brigido Pereira da Silva (já falecido) e Eva Ferreira da Silva que, mesmo analfabetos, apostaram na educação de seus 7 filhos, que viveram uma verdadeira saga para estudar, numa época em que escola não era para toda a população. Sua história de vida pessoal aliada ao conhecimento da área adquirido ao longo da vida, lhe fortaleceu, a cada dia, na crença de que a educação é mola propulsora de transformação das pessoas e da sociedade.
É graduada em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes) e Inspeção Escolar (Universidade Estadual do Maranhão), mestra em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/UA). Ao longo de sua jornada, obteve aprovação em sete concursos públicos das esferas Federal e Estadual.
Ensino Superior
Educadora de carreira, possui larga experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com 15 anos de experiência na UEMA e UFMA, onde atuou na docência nos anos de 1996 a 1997; professora da graduação e pós-graduação da Universidade CEUMA, lecionando por uma década (1998-2008).
Educação Básica
Na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), é professora concursada desde 1994 e supervisora escolar desde 2007. Além da docência, atuou como técnica (1998-2004 e 2009), Superintendente de Educação Básica (2010 a 2012) e Secretária Adjunta de Ensino (2012 a 2014). Foi uma das fundadoras da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, ocupando a cadeira de número 12.
Leuzinete Pereira integra, também, a Associação de Ex-Gestores Estaduais de Educação, onde exerceu a função de Primeira Tesoureira (2015 a 2017) e eleita Secretária Executiva em 2017. Nesse mesmo ano, retornou à docência no Ensino Superior na Universidade CEUMA.
A partir de 2015 até março deste ano, foi assessora especial do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, onde apoiou tecnicamente agendas governamentais estratégicas, a exemplo dos Consórcios da Amazônia Legal e Brasil Central, GCF Task Force (tornando-se Delegada desde 2015) e acompanhando o Governo do Estado em diversos países da América do Norte, Europa e Ásia, em agendas de articulações para o desenvolvimento sustentável do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário