quinta-feira, 6 de julho de 2023

Parceria entre SES e Fórum permite promoção de campanha de testagem para hepatites B e C

 


Como parte da campanha nacional “Julho Amarelo” de luta contra as hepatites virais, a Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realiza, na próxima quarta-feira (12/07), um dia de testagem para Hepatites B e C. A iniciativa é uma parceria do Fórum com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que vai disponibilizar os testes e profissionais habilitados para a sua realização. A testagem ocorre das 9h às 16h, no setor médico, e é destinada ao público interno e seus dependentes.

Conforme informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, as hepatites virais mais comuns no país são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 240 milhões de pessoas têm infecção crônica pelo vírus B e outras 150 milhões, pelo vírus C. Ainda, segundo a OMS, o impacto dessas doenças acarreta aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo inteiro, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada.

A campanha “Julho Amarelo foi instituída no Brasil em 2019 (lei nº 13.802/2019), com a finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Nessa terça-feira (04/07), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou lei, instituindo o Julho Amarelo (lei nº 14.613/2023), mês destinado à luta contra as hepatites virais, tendo como foco ações de conscientização sobre os riscos da doença, nas formas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos. O 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e a data lembra que a meta da OMS é a eliminação das infecções virais por hepatite B e C, até 2030.

Hepatites são infecções que atingem o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves, e podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes não apresentam sintomas, mas podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. É importante a prevenção e o diagnóstico precoce e o teste rápido é o primeiro passo para a cura.

Há testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite e populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. Além disso, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas unidades básicas de saúde. Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção, mas há medicamentos que permitem sua cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário