quarta-feira, 12 de julho de 2023

Recorde de inadimplência: 71 milhões de brasileiros estão endividados

MA ocupa o 25º lugar no ranking. Especialista explica quais são os melhores caminhos para quitar as dívidas e sair do vermelho até o final do ano 


Colocar a vida financeira em dia exige comprometimento e mudança de postura em relação às finanças. Não será exatamente rápido sair das dívidas, mas com um bom planejamento é possível encerrar o ciclo de endividamento.

A falta de planejamento financeiro é um dos grandes responsáveis pelo alto índice de inadimplência no país. De acordo com o último Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa, o Brasil atingiu 71,9 milhões de famílias endividadas, um total de 44,9% de lares no país. Já o estado do Maranhão está em 25º lugar no ranking de inadimplentes, entre os mais baixo, batendo 39,2% de devedores.

Para evitar o endividamento e alcançar a estabilidade financeira até o final do ano, o especialista sugere algumas estratégias simples e eficazes: relacione todas as dívidas e entre em contato com os credores para negociar os pagamentos, procure feirões que ofereçam descontos de até 99% para renegociar suas dívidas e utilize o 13º salário para amortizar essas pendências.

Para evitar novas dívidas, o especialista aponta as seguintes dicas:

- Tenha uma planilha de controle de gastos, incluindo despesas fixas mensais e gastos com cartão de débito.

- Faça uma lista antes de ir ao supermercado, defina uma data fixa para compras mensais e pesquise preços.

- Evite ter muitos cartões de crédito, priorize o pagamento à vista e, se precisar parcelar, escolha o número de parcelas sem juros.

- Opte por um carro mais econômico e faça revisões regularmente para evitar gastos excessivos com reparos.

- Planeje passeios com uma média de gastos prevista e busque opções de lazer gratuitas.

- Adote hábitos de consumo consciente para economizar alimentos, água e energia.

- Ao renovar o contrato de aluguel, proponha uma renegociação ao proprietário e explique sua situação.

- Organize-se para os pagamentos sazonais do primeiro trimestre do ano, como IPTU, IPVA e mensalidades escolares, utilizando, se possível, o 13º salário para fazer reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário