quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

VÍDEO: Carlos Lula desmascara Braide sobre obra do Hospital da Criança, “80% daquela unidade foi construída pelo Governo do Estado do Maranhão”

Durante seu discurso, nesta quarta-feira (6), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou a inauguração do novo Hospital da Criança, unidade da rede municipal de saúde de São Luís. 

Veja abaixo alguns pontos destacados pelo deputado Carlos Lula em sua fala. Lula pontuou questões importantes esquecidas, propositalmente talvez, pelo prefeito Eduardo Braide (PSD); que foi reconhecer a participação do Governo do Maranhão, da gestão Edivaldo Holanda Júnior, de gestões municipais anteriores, na execução de quase toda a obra.

“Ao inaugurar aquela obra, ele disse que ela custou R$ 30 milhões e que aquilo foi feito exclusivamente com recursos do município de São Luís, sem ajuda de mais ninguém. Bem, primeiro ponto a dizer que essa fala é mentirosa, mas como eu acredito que o prefeito não é uma pessoa que minta, eu quero acreditar que ele está se esquecendo. Então, eu quero aqui relembrar os fatos, pois 80% daquela unidade foi construída pelo Governo do Estado do Maranhão”, frisou.

“Se ele não se recorda, ainda na gestão Edivaldo, a gente fez um convênio e o pouco que o ex-prefeito construiu foi com recursos desse convênio, que foi desfeito, sendo devolvido o restante dos recursos que havia em conta. A partir daí, o Estado voltou a ser responsável pelas obras do Hospital da Criança”, relatou.

“O prefeito Eduardo Braide não aceitou retirar as crianças que estavam ali no Hospital. A gente ia destinar outra unidade de saúde para o município para aquelas crianças. As crianças iriam para o Genésio Rego, enquanto a gente concluía o serviço. E a previsão para entrega era março de 2022. Portanto, a gente perdeu um ano e meio, senhores, um ano e meio porque Braide não queria que fosse o Governo do Estado a entregar o Hospital da Criança”, relembrou.

“E as crianças permaneceram lá em condições indignas, faltando tudo, faltando medicamento, faltando profissional, ficaram um ano e meio ainda nessa condição, porque ele não aceitou que a gente pudesse entregar o Hospital, ainda naquele momento, e o convênio acabou expirando. Tivemos que devolver o Hospital ao município de São Luís e então Braide prometeu que ia entregar em julho do ano passado, depois que ia entregar em dezembro, depois prometeu que entregar em janeiro desse ano, depois disse que iria entregar em julho desse ano, enfim, entregou em dezembro de 2023”, recordou.

Finalizando seu discurso, Lula disse que deseja que os atendimentos na unidade melhorem e realmente passem e beneficiar os pacientes que buscam atendimento no Hospital da Criança. “O que a gente espera, de fato, é que melhore a vida dos pais e das crianças que lá estão internadas, porque aquilo ali tinha tudo, menos dignidade, mas era necessário. E em vez de omitir, já que 80% do Hospital da Criança foi construído pelo Governo do Estado do Maranhão, o prefeito Eduardo Braide devia era agradecer”, concluiu.

Ainda sobre o Hospital da Criança, cabe ressaltar que, para chegar na entrega do hospital, toda a parte estrutural, de maior dificuldade de engenharia, foi feita ainda na gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 

A obra começou em 2013 em um convênio da prefeitura com o governo federal. Com vários problemas de projeto e execução, a obra foi assumida em 2015 por uma parceria entre governo do estado e prefeitura de São Luís com um formato diferente e uma ampliação de alas. Naquele ano, uma enchente havia atingido o hospital e muito da obra teve que ser modificada.

Com o investimento, o hospital passou de três para quatro andares, mais quatro salas de grande porte e mais 25 enfermarias.

Justamente pela condição de relevo e alagamentos, o hospital teve que passar por uma reconstrução de toda a parte estrutural. Durante a pandemia, a obra ainda foi alterada com a inclusão de ala vermelha e ala de crianças com doenças respiratórias, justamente em uma preparação para receber crianças com sintomas de covid.

Assim, ao final da gestão Edivaldo, a obra em parceria com a Sinfra já estava mais de 70% concluída e com a parte de engenharia estruturante, a mais difícil da obra, já pronta. Nesse momento, já estavam completas as obras de drenagem, estrutura de concreto, revestimento, além de muitas alas. Faltava ainda a colocação dos elevadores, detalhes para a finalização de centro cirúrgico e UTI.

Mas o prefeito Eduardo Braide nem chamou representante das gestões anteriores para a inauguração e nem mencionou em seu discurso quem fez a parte estruturante do hospital. Sequer mencionou o ex-prefeito João Castelo, do qual o próprio Braide foi secretário, que teve a iniciativa de reforma através do convênio com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário