quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

PRF presta apoio ao Gaeco do MPMA em operação contra organização criminosa que atua em prefeitura do interior do Maranhão

 


Na manhã desta quinta-feira, (1º), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da "Operação Involuto", realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Estado do Maranhão. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de lavagem de capitais, fraude à licitação, peculato e corrupção. No total, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bela Vista do Maranhão, Pio XII, Pedreiras, São Luís, Santa Inês, Marabá/PA e Belém/PA.

Mais de 60 policiais rodoviários federais, divididos em 19 equipes, auxiliaram os promotores e servidores do Ministério Público no cumprimento dos mandados judiciais. A ação, delegada pelo Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, teve como alvo o prefeito de Bela Vista do Maranhão, secretários municipais de finanças, ex-servidores públicos, empresários e uma empresa contratada pelo município. Além dos 19 mandados de busca e apreensão cumpridos, o valor de R$ 5.085.097,50 foi bloqueado nas contas bancárias dos investigados.

Durante a operação foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos, além de armas, munições, veículos, uma lancha e dinheiro em espécie. Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos durante a operação serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), constituindo peças fundamentais no conjunto probatório do procedimento investigatório criminal instaurado. 

A denominação "Operação Involuto", que significa rosto coberto em latim, faz alusão à ocultação dos desvios realizados através das contas bancárias dos investigados, diante da falta de transparência das contratações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário