sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Yglésio chama a atenção para equívoco da pesquisa Quaest

 

O candidato do PRTB a Prefeitura de São Luís, Yglésio Moyses, realizou uma live agora pouco em que chamou a atenção para a última pesquisa divulgada pelo Instituto Quaest.

Yglésio lembrou que esse mesmo instituto, divulgou um levantamento em que dava a vitória de Fernando Haddad contra Tarcísio de Freitas, para governar o estado de São Paulo. Quando da apuração das urnas, Tarcísio foi eleito Governador de São Paulo, com oito pontos percentuais de vantagem para Haddad, em 2022.

Já em São Luís, agora em 2024, o levantamento, estranhamente ou não, colocou o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), como o único candidato que subiu nas pesquisas, enquanto isso, seus principais opositores, o próprio Yglésio, além de Duarte Júnior e Wellington do Curso, se mantiveram com o mesmo percentual, assim como os demais candidatos também.

Outro fato que causa estranheza, é que não houve nenhuma movimentação diferente por parte de Eduardo Braide, que justificasse o aumento do atual gestor em dois pontos percentuais entre a última pesquisa e esta agora, deste mesmo instituto.

Muito pelo contrário, Braide foi altamente criticado nos últimos debates que ocorreram com a presença dos candidatos a Prefeitura de São Luís, o único faltoso foi justamente o atual gestor, como nos debates do Imirante e da TV Difusora, avaliava-se inclusive que o atual gestor caísse na divulgação das próprias pesquisas, talvez o próprio Braide imaginasse isso, tanto que topou ir no último debate que antecede a eleição do dia 6 de outubro, que acontece na próxima quinta-feira, dia 3, justamente na TV Mirante/Globo.

Outro fato curioso, é que esperava-se uma elevação na porcentagem, por exemplo, do próprio Ygléso. Nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro, veio a São Luís, e reafirmou o apoio a candidatura de Yglésio Moyses. Mesmo com grande participação popular, e com a presença de uma figura importante nacionalmente, mais uma vez, estranhamente, Yglésio aparece com 1%.

Não só Yglésio, mas em redes sociais, o resultado da pesquisa é muito questionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário