segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Governador autoriza construção da nova sede do Corpo de Bombeiros, entrega viaturas e kits para combate a incêndios e concede mais de 650 promoções a militares do MA

Na próxima segunda-feira, 23, o governador Carlos Brandão participa, em São Luís, de dois atos institucionais para fortalecer o sistema de segurança pública do Maranhão. A primeira agenda está marcada para às 10h30, no Palácio dos Leões, onde o governador assina ordem de serviço para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Na mesma data, a partir das 17h30, Brandão concede 656 promoções a policiais e bombeiros militares do estado. A cerimônia de promoção de oficiais e praças será realizada no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no bairro Calhau.

Combate a queimadas e incêndios florestais

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da nova sede do Corpo de Bombeiros - obra que será executada pelas Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Segurança Pública (SSP) -, o governador também realizará a entrega de nove viaturas no âmbito do Programa Maranhão Sem Queimadas e nove kits Pick Ups para combate a incêndios florestais.

As nove viaturas que serão entregues foram doadas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e os nove kits Pick Ups de combate à incêndios, no valor de R$ 500 mil, é um projeto apoiado pela iniciativa Protecting Our Planet Challenge, com recursos Re:wild, Bezos Earth Fund e Bobolink
Foundation.

O programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) em parceria com o CBMMA, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas.

Promoção de militares

Mais de 650 policiais e bombeiros militares do Maranhão serão promovidos pelo governador Carlos Brandão na próxima segunda-feira. As promoções contemplam 621 militares efetivos da PMMA e 35 do CBMMA. Na Polícia Militar, as promoções incluem seis coronéis, 11 tenentes coronéis, 18 majores, 26 capitães, 54 primeiros-tenentes, 66 segundos-tenentes, 37 subtenentes, 268 sargentos e 135 cabos. Já no Corpo de Bombeiros, serão promovidos dois oficiais ao posto de tenente-coronel, cinco ao posto de major, sete a capitão, 11 a primeiro-tenente e 10 à patente de segundo-tenente.

Esta será a segunda grande promoção de militares realizada em 2024. Desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, em 2022, foram concedidas 2.882, sendo 2.466 à Polícia Militar e 416 ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. As promoções, concedidas por mérito e antiguidade, são um reconhecimento ao serviço prestado e à dedicação de policiais e bombeiros militares com a segurança da população. A medida tem como foco o fortalecimento das ações de combate ao crime e em defesa da vida.

A cerimônia de formação e promoção dos militares também contará com a presença do comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, do comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando e do secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário