O Governo do Maranhão vem somando avanços em diversos setores da gestão neste ano de 2024. A qualidade da assistência e do cuidado foi ampliada pelo governador Carlos Brandão. Para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o ano foi de muitos investimentos, como a expansão do programa "Cuidar dos Olhos – Cirurgias e óculos" e "Cirurgias – Aqui a fila anda"; o Maranhão ultrapassou a meta pactuada na rede estadual no Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF), a distribuição de quase 900 mil equipamentos, insumos e kits de saúde bucal a municípios maranhenses, entre outras ações.
“Na gestão do governador Carlos Brandão, a oferta de mais serviços, a entrega de equipamentos, a aceleração da fila para cirurgias, a melhoria dos indicadores de saúde, são componentes significativos no processo de desenvolvimento da qualidade do serviço e na promoção da saúde dos nossos maranhenses”, pontou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
"2024 foi um ano marcado por grandes desafios, intenso trabalho e conquistas que nos enchem de orgulho. Sob a liderança do governador Carlos Brandão e com o comprometimento incansável da saúde do Maranhão, essa parceria forte com o secretário Tiago Fernandes, transformamos vidas no Maranhão, ampliando o acesso a atendimentos e assegurando serviços de saúde de qualidade para aqueles que mais precisam. Com dedicação e esforço incessante, alcançamos avanços significativos na oferta de saúde para todos os maranhenses. Encerramos este ano com profunda gratidão, certos de que estamos construindo um Maranhão mais saudável, acolhedor e justo para todos. Para 2025, renovamos nosso compromisso de cuidar das pessoas e de fortalecer ainda mais o sistema público de saúde, sempre com foco no bem-estar de cada cidadão", reforçou o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.
Expansão
Com os investimentos na saúde, a rede estadual entregou o Centro de Hemodiálise de Grajaú; o Ambulatório de Epilepsias de Difícil Controle na Casa de Apoio Ninar; o Ambulatório de Fibrose Cística no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; o Serviço Ambulatorial em Psiquiatria no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; o Ambulatório de Psiquiatria no Hospital da Criança de Colinas, a Policlínica de São José de Ribamar; a Unidade Sorrir Coroatá; a segunda sala de hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís; entrega da sala de ressonância magnética do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e o novo equipamento com capacidade de 7.200 exames por ano; o primeiro tomógrafo público da região instalado na Policlínica de São José de Ribamar; a entrega de novo mamógrafo Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão com capacidade para 5.760 exames anuais, além de novos serviços no Hospital e Maternidade de São Mateus, entre outros.
Cuidar dos olhos e cirurgias
Entre os destaques estão os mais de 310 mil atendimentos do programa Cuidar dos Olhos, incluindo também a entrega de mais de 121 mil óculos. A iniciativa permite a pacientes previamente triados adquirir óculos de grau novos de acordo com seu gosto pessoal e encaminhamento para cirurgia de catarata e pterígio com data e local agendados para quem precisa.
Ainda dentro do Cuidar de Todos, o governo também executou 126 mil procedimentos por meio do eixo "Cirurgias - Aqui a fila anda". Executado pela SES, o programa visa acelerar a realização dos procedimentos eletivos, reduzindo a espera de pacientes.
Programa nacional de redução de filas
A SES, no período de fevereiro a outubro de 2024, realizou 20.621 procedimentos com o suporte do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF). A iniciativa ultrapassou a meta pactuada da rede estadual de saúde. Com a adesão ao PNRF, executado em parceria com o Ministério da Saúde, a gestão estadual pactuou a realização de 18.602 cirurgias em 2024. Até o momento, a rede estadual realizou 20.621 procedimentos.
Cirurgias quilombolas
Outro avanço foi o anúncio do Mutirão de Cirurgias Quilombolas, no mês de outubro. A ação, inédita na história do Maranhão, visa beneficiar as comunidades quilombolas do estado e faz parte do programa "Cirurgias - Aqui a fila anda". São cirurgias gerais, ginecológicas, pediátricas, oftalmológicas e nas demais especialidades, de acordo com a demanda. Os procedimentos serão realizados em unidades da rede estadual de saúde. A primeira etapa foi realizada em outubro de 2024.
Mais avanços
Outro marco no avanço de procedimentos no estado foi o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI), com uso da sala de hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para implantar uma válvula dentro do coração. Outro procedimento inédito no estado foi o de cirurgia ortopédica com o Método Ilizarov, realizado no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO).
Cuidar de todos
Aos municípios, o governo realizou a entrega de 900 mil equipamentos do programa "Cuidar de todos". A iniciativa tem como propósito fazer o fortalecimento das equipes da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Primária. Os equipamentos foram distribuídos para fortalecer a atenção primária à saúde nos 217 municípios do Maranhão. São balanças plataforma com estadiômetro adulto, oxímetro de dedo, nebulizador, antropômetro vertical portátil, entre outros. Com eles, os municípios podem transformar seus indicadores na redução da mortalidade materna e infantil, na assistência ao hipertenso, diabético e prevenção ao AVC. Com resultado, o Maranhão pôde subir da 16ª para 12ª no ranking nacional da saúde preventiva.
Prevenção ao AVC
Nos meses de julho e novembro, o Governo do Estado expandiu o programa "AVC – Cada Segundo Importa" para as Regiões Bacabal e Codó, tendo como porta de entrada as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Codó e Coroatá e referência hospitalar os Hospitais Regional Dra. Laura Vasconcelos, em Bacabal, e o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, fortalecendo a assistência às vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) com atendimento ágil, seguro e eficaz.
Transplantes
Outra conquista a se comemorar foi o Maranhão ter alcançado a marca histórica de 402 transplantes de córnea. Para se ter uma ideia desse ganho, até 2022, o estado realiza em torno de 100 transplantes de córnea por ano. O anúncio foi feito pela Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA) durante as comemorações do Dia do Doador de Córneas, celebrado todo dia 13 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário