segunda-feira, 28 de abril de 2025

Maranhão segue excluído da lista com as cidades mais violentas do país

 

O Maranhão tem alcançado importante êxito na área da segurança pública: Está fora da lista de cidades mais violentas do país, segundo levantamento do Anuário da Segurança Pública de 2024.

O avanço é resultado de investimentos do Governo do Estado no âmbito da segurança, o que tem contribuído para a redução da violência e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Os dados apontam também que a capital maranhense, São Luís foi a única capital do Nordeste a sair da lista das 50 cidades mais violentas. Para se ter uma ideia do avanço, houve um período em que a capital São Luís chegou a ocupar a 21ª posição entre as cidades mais perigosas.

Ainda conforme o levantamento, a segurança pública no Maranhão tem apresentado melhorias, com o estado registando uma redução no número de mortes violentas. O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, falou sobre os investimentos na área da segurança.

“O governador Carlos Brandão tem realizado importantes investimentos na segurança pública, e este ranking mostra que o esforço do governo aliado ao compromisso e incansável trabalho das forças policiais é o caminho certo para os bons resultados do combate à criminalidade no Maranhão”, afirmou o secretário.

Investimentos

Ampliação dos efetivos policiais, novas viaturas, adequação das estruturas de trabalho, novos armamentos, capacitações contínuas e outros incentivos são alguns dos investimentos realizados desde o início da gestão.

Além disso, O Governo do Estado reformou delegacias e convocou novos policiais. Estas e outras ações resultaram na diminuição dos índices de violência no estado. Somente em 2024, 23 unidades foram totalmente requalificadas. Deste total, 14 foram na Grande Ilha.

Dentre as várias entregas de viaturas feitas em 2024, estão 20 novos veículos para a Polícia Militar em setembro, apenas para uso na capital maranhense.

Para municípios do interior do estado, destacam-se, entre outras, a entrega de 42 novas viaturas para as polícias Civil e Militar no mês julho. Os novos veículos, 22 caminhonetes L200 e 9 Yaris, todos automáticos, além de 11 motocicletas, reforçaram o trabalho de delegacias regionais e Batalhões da Polícia Militar em diversos municípios.

Outra importante medida foi a recente nomeação de 40 novos delegados, 20 investigadores e oito peritos oficiais para reforçar a segurança pública do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário