O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou mutirão com a oferta de cerca de 24 procedimentos de biópsias e mielogramas no Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA). A ação teve como objetivo garantir exames fundamentais para o diagnóstico precoce de cânceres hematológicos e outras doenças da medula óssea. A iniciativa faz parte do programa "Cirurgia – Aqui, a Fila Anda" e ocorreu neste sábado (26).
Os procedimentos são rápidos e realizados sob anestesia local. Após a coleta, os pacientes recebem alta no mesmo dia, com orientações para uso de medicamentos analgésicos apenas se houver dor.
Os pacientes beneficiados pelo mutirão foram encaminhados de diversas regiões do Maranhão, a partir da identificação de alterações clínicas e laboratoriais que indicam possíveis doenças hematológicas. A ação é considerada essencial para zerar a fila de espera e agilizar o início do tratamento.
A realização de biópsias e mielogramas é essencial para a avaliação da medula óssea, tecido responsável pela produção das células do sangue. O acesso rápido a esses exames possibilita diagnósticos mais precoces, impactando diretamente nas chances de sucesso do tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário