TITÃS
Sou um fã do rock nacional. Sérgio Britto, membro dos Titãs, é um dos grandes compositores não reconhecido do nosso tempo. Um dos sucessos da banda, ‘Epitáfio’, costuma ser tocado nas rádios em maior número de vezes próximo ao fim do ano. É que esse período de festas coincide também com um tempo de reflexão sobre a brevidade da vida. Os ‘se’ entram em campo e começamos a conjecturar sobre o que poderia ter sido.
Devia ter amado mais? Ter visto o sol se pôr? Trabalhado menos? Aceitado a vida como ela é? A música poetiza nossos pensamentos. Mas quero aqui destacar o que foi, não o que poderia ter sido. Durante o ano de 2017, avançamos na ampliação da rede de assistência, inauguramos serviços inéditos, criamos novos postos de emprego e garantimos maior distribuição dos novos equipamentos de saúde por todo o Maranhão. Tantos fatos importantes precisam ser relembrados.
Entre os eventos acontecidos em janeiro destacam-se a Campanha de Combate à Febre Amarela no interior, a inauguração do novo serviço de radioterapia na cidade de Imperatriz - ampliando a assistência aos pacientes oncológicos, o mutirão de cirurgias no Hospital Dra. Ruth Noleto e a inauguração do primeiro Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, em Balsas. Acrescenta-se a esses fatos, o início das entregas de ambulâncias para os municípios maranhenses - sendo o primeiro veículo para a cidade de Colinas; e, ainda, o começo da nova fase do Mutirão do Glaucoma – com expansão do serviço para municípios das 19 Regionais de Saúde ao longo do ano.
No mês seguinte, aumentamos mais uma vez os recursos para o fortalecimento do Programa Leite Especial, com incremento de nova fórmula; iniciamos a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, fortalecemos as ações do projeto Farmácia Viva, incentivamos a doação de sangue com a Campanha de Carnaval e, ainda, realizamos o I Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde.
No mês da mulher os destaques ficam para o II Seminário Estadual de Saúde das Mulheres do Maranhão, o lançamento do Projeto Primeiro Olhar na Maternidade Benedito Leite, as inaugurações da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna do estado, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, e do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo na Maternidade Benedito Leite. Além disso, houve entrega de novas ambulâncias e mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio no Hospital Alarico Pacheco, em Timon.
Em abril, o Governo inaugurou o serviço de assistência à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no Centro de Reabilitação do Olho D'Água – com metodologia inédita no Sistema Único de Saúde. Também houve a entrega do Hospital Municipal de Bom Jesus das Selvas e fomento à Fundação Antônio Brunno, que garante assistência a pacientes oncológicos em tratamento na capital maranhense.
No mês das mães, foram entregues 15 novas ambulâncias, houve a criação de equipes para acompanhamento das ações de microcefalia, lançamento da campanha de incentivo à doação de frascos e de leite humano. Ainda em maio, tivemos continuidades do Programa de Mamografia Móvel e da Caravana Maranhão Quilombola, atividades iniciadas em janeiro e abril, respectivamente. A Caravana, em 2017, alcançou os municípios de Itapecuru, Serrano, Alcântara, Cururupu, Santa Helena e Icatu.
Em junho, houve a ampliação e reestruturação do Hospital Municipal Divino Espírito Santo, em Matões, entrega de novas ambulâncias, o primeiro implante de marca-passo cardíaco provisório no Macrorregional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, inauguração do Posto de Registro na Maternidade Benedito Leite e a Oficina de Sensibilização para o Fortalecimento da Atenção Integral às Crianças com Infecções Congênitas e ao Vírus Zika.
No mês de julho, as famílias de crianças em tratamento no Projeto Ninar ganharam a Casa de Apoio Ninar. No mesmo período, fruto de investimentos na área oncológica, a equipe do Hospital de Câncer do Maranhão garantiu a realização da cirurgia inédita para tratamento de acromegalia. Vale ressaltar, também, que ao longo do ano a execução de atividades mais enérgicas de combate ao mosquito Aedes garantiu a redução de casos notificados de dengue, zika e chikungunya, em 2017.
Já em agosto, a ampliação do número de cirurgias ofertadas pelas unidades da rede estadual de saúde garantiu o mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Alarico Pacheco, em Timon, e mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Macrorregional Ruth Noleto, em Imperatriz. Houve também o fortalecimento da assistência a crianças com Lábio Leporino e Fenda Palatina no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O mês marcou o início do Projeto Mais Saúde, com sua primeira edição no bairro da Vila Embratel.
Em setembro, a saúde lançou nova Campanha de Doação de Órgãos com a inauguração da sede da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA), no Hospital Dr. Carlos Macieira. No período, o Governo também garantiu as inaugurações do Hospital Regional de Balsas - um sonho de décadas, fortalecendo a política de atenção à saúde materno-infantil do estado - da nova sede da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira. Neste mês, o Mais Saúde alcançou os bairros do Anjo da Guarda e Coroadinho.
No mês de outubro, o Governo garantiu a entrega do primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão. O período marcou o início da nova fase de cirurgias eletivas mensais nos Hospitais de Balsas, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal e Caxias. Toda Rede Estadual de Saúde desenvolveu ações durante a Campanha Outubro Rosa – de combate ao câncer de mama. O Mais Saúde levou ações de saúde ao Maiobão (Paço do Lumiar) e contou com a edição especial voltada para o Dia das Crianças, na Cidade Operária. Outro importante acontecimento foi a realização da primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.
Faltando um mês para terminar o ano, os serviços de tratamento de câncer para crianças foram descentralizados a partir da inauguração da Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz. Outra conquista é a assinatura do decreto que implementa a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão. No período marcado pela Campanha Novembro Azul, as unidades de saúde da rede estadual ofertaram palestras, consultas e cirurgias urológicas. O mês também foi marcado pela instalação do simbólico ‘Sino da Cura’, no Hospital de Câncer do Maranhão, e instalação do Posto de Registro de Nascimento no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru.
No último mês de 2017, os destaques são para a entrega da Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão, a realização da oitava edição do Projeto Mais Saúde – com ênfase na assistência aos animais domésticos e a inauguração do Centro de Processamento Celular para armazenamento de células-tronco, no Hemomar. Somam-se a estes acontecimentos a Campanha Dezembro Vermelho, a conquista da adesão dos 217 municípios ao Programa para Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS), capacitação de mais de mil profissionais em cursos de aperfeiçoamento, lançamento do concurso de mil vagas e entrega de novas ambulâncias – fechando o ano com a marca de 141 veículos entregues.
Poderia ter sido diferente? Com certeza. Mas a reflexão sobre o que poderia ter sido, não pode apagar o brilho do que efetivamente foi. À toda equipe de titãs, que com bravura e destemor fizeram a Saúde acontecer em 2017, meu muito obrigado.
Carlos Lula, secretário estadual de saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário