sábado, 30 de março de 2024

Ted Anderson revoluciona direito eleitoral com lançamento de Inteligência Artificial e plataforma completa

 

O advogado eleitoralista e constitucionalista, Ted Anderson, reuniu suas duas décadas de expertise e oferece o que há de mais atual no direito político para a batalha eleitoral: A inteligência artificial Ted IA. 

O lançamento da plataforma Ted IA ocorreu, neste sábado (30), no site tedanderson.com.br.

A Ted IA foi preparada ao longo dos últimos meses com o conteúdo completo de direito eleitoral atualizado.

A IA contará com atualizações constantes para que permaneça sempre com as informações mais recentes e precisas. 

A plataforma vai além de uma “simples” inteligência artificial. 

Os futuros candidatos e partidos políticos, bem como suas equipes nas áreas afeitas que dispuserem do serviço, contarão com uma equipe multidisciplinar em Direito Eleitoral, Marketing Político, Contabilidade, Oratória e Reprogramação Mental.

Os dois últimos produtos são voltados especificamente para o candidato ou candidata, enquanto os demais podem ser utilizados por integrantes dos times de marketing, jurídico e contábil dos candidatos e partidos, a partir da assinatura única.

Para Ted Anderson, a TedIA garantirá um ‘equilíbrio de forças’ nas disputas eleitorais deste ano “Independentemente do pré-candidato estar hoje em
posições inferiores nas pesquisas, ele terá conhecimento e uma equipe de trabalho suficientes para se colocar em igualdade aos players melhor posicionados, garantindo um equilíbrio de forças inédito nas disputas eleitorais deste ano”, afirma o advogado Ted Anderson.

O fenômeno já estabelecido da judicialização das batalhas eleitorais, com mudanças constantes de regras e aplicação rigorosa de multas pela Justiça Eleitoral exigirão dos futuros candidatos às eleições deste ano e dos partidos políticos um preparo ainda maior para o jogo eleitoral.

O uso da inteligência artificial nas eleições deste ano foi regulamentado pela Justiça Eleitoral. A Ted IA, além de cumprir rigorosamente com todos os dispositivos legais, poderá ser declarada nas futuras prestações de contas eleitorais com tranquilidade.

Todo o acesso à Ted IA, bem como aos conteúdos e lives exclusivas com a equipe multidisciplinar serão feitos através do site tedanderson.com.br. 

A partir do lançamento do produto, o pré-cadastro estará liberado aos interessados. Para garantir exclusividade a quem contratar o serviço, as assinaturas serão limitadas.

sexta-feira, 29 de março de 2024

VÍDEOS: PRF apreende mais de 300kg de maconha na BR-010, em Itinga do Maranhão

Um homem foi preso na BR-010, em Itinga do Maranhão, no início da madrugada desta sexta-feira (29) após policiais encontrarem mais de 300 kg de maconha dentro dos pneus do caminhão que ele dirigia.

A droga foi encontrada durante fiscalização realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para verificação da observação do período de descanso obrigatório. De acordo com a PRF, no momento da ação policial, algumas ações do motorista chamou a atenção dos agentes. Os os policiais informaram que o condutor apresentava nervosismo, desencontro de informações repassadas ao ser questionado sobre a rota que seguia, além de inabilidade com o manuseio de equipamentos do caminhão, como não saber retirar a fita do cronotacógrafo. Também chamou a atenção dos policiais, o horário que o motorista circulava.

Além de perceberem as ações suspeitas do motorista, os agentes da PRF verificaram também uma alteração recentes em alguns dos pneus do caminhão. Ao levarem o veículo para uma borracharia, os policiais descobriram que oito pneus do caminhão estava recheado de maconha, incluindo o pneu estepe. Foram encontrados 300 tabletes da droga, que após ser pesada, foram identificados cerca de 300kg de maconha.

Após ter a ‘carga’ descoberta pelos policiais, o motorista confessou que estava transportando os tabletes de maconha de Manaus (AM), mas não informou o destino final da droga. O condutor confessou ainda que seria pago peolo transporte dos entorpecentes.

O motorista foi preso por tráfico de droga e encaminhado, junto com o entorpecente apreendido, à polícia judiciária.

Servidores do Samu desmentem Prefeitura de São Luís

 

Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) desmentiram uma nota da prefeitura que afirmou que a categoria possuía 13 ambulâncias em atividade, com 10 de suporte básico e três de suporte avançado, além de também possuir três ambulâncias de reserva técnica.

Em conversa com o repórter Eduardo Gomes, para o Bom Dia Maranhão desta sexta-feira (29), o presidente da Associação dos Servidores Municipais do Samu, Torquato Martins, afirmou que na realidade, o Samu possuí 10 ambulâncias rodando e não 13, conforme havia informado a prefeitura de São Luís anteriormente.

“Estão falando que possuí 13 ambulâncias rodando. A imagem por si mostra o quantitativo de ambulâncias do Samu. Veja, prefeito, se tem 13 ambulâncias rodando aqui e três de reserva técnica. Não existe, isso aí é engodo. Vou comprovar, prefeito, o Samu existe um relatório na operação de frota de quantitativo de ambulâncias rodando”, afirmou Torquato Martins ao Bom Dia Maranhão.

A categoria iniciou a paralisação de advertência na última quinta-feira (28) e exige da prefeitura de São Luís aumento salarial de 30%, uma nova frota de ambulâncias. Além de também a mudança da nomenclatura dos condutores, uma vez que os motoristas das ambulâncias são de categoria D e estão sendo qualificados como motoristas de carro leve.

O presidente dos servidores também alega que a categoria não recebe material de limpeza adequado para a higienização das ambulâncias. Dessa forma, sendo feito somente com o uso de água, o que acaba expondo a equipe e os pacientes a se contaminarem.

Além disso, há 1 ano que os servidores exigem as melhores. Em caso do não indicativo do atendimento as exigências, a categoria entrará em greve, ainda de acordo com o presidente da Associação dos Servidores Municipais do Samu, Torquato Martins.


Fonte: Difusora News

PM que matou jovem no MA é indiciada e ficará presa por mais 30 dias

 

A cabo da Polícia Militar, Sabrinna de Sousa Silva, foi indiciada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) por crime de Homicídio Qualificado, pelo assassinato do jovem Marcos Vinícius, que ocorreu no dia 25 de fevereiro, no município de Governador Edison Lobão, a 729km de São Luís.

De acordo com o inquérito da Polícia Civil, o crime foi cometido sem que a vítima reagido à ação policial, por isso, não havia necessidade da reação exercida pela policial militar. O inquérito, apresentado pelo delegado titular da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, Alex Coelho foi encaminhado ao Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Após receber o inquérito, o MPMA pediu a prorrogação da prisão temporária de Sabrinna por mais 30 dias na sede do Comando Geral da Polícia Militar em São Luís, onde ela aguardará o laudo da reconstituição do crime.

Deputados vão emendar 12 dias de ‘folgão de Páscoa’ e da janela partidária

 

Os deputados começam nesta quinta-feira, 28, o “folgão de Páscoa”, combinado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Depois do expediente de segunda à quarta-feira da Semana Santa, eles só terão presença exigida em Brasília no dia 9 de abril.

Os congressistas acordaram que passarão em suas bases eleitorais a última semana da janela partidária, quando os vereadores podem trocar de legenda sem perder o mandato.

Com isso, terão como articular as chapas locais para a corrida às prefeituras este ano.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia Federal do Maranhão prende suspeito de desviar mais de um milhão de reais de Presidente Dutra

São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os 80 anos de existência, equipe da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Maranhão efetuou a prisão de um homem investigado por crimes de furto qualificado mediante fraude e corrupção ativa. As autoridades afirmam que o indivíduo é suspeito de ter desviado a quantia de R$ 1.134.698,66 dos cofres públicos do Município de Presidente Dutra/MA, durante o período de 29/12/2020 a 04/01/2021, por meio da utilização indevida de credenciais de gestores da época.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal, o suspeito também teria tentado subornar um funcionário público para facilitar o desvio dos recursos, porém, o servidor recusou a propina oferecida.

Os crimes imputados ao indivíduo acarretam uma possível pena de até 20 anos de reclusão. Além disso, no momento da prisão, ele apresentou documento de identidade falso, razão pela qual foi autuado em flagrante delito pela prática do crime previsto no artigo 304 do Código Penal, cuja pena pode chegar a seis anos de reclusão.

UPA Itaqui-Bacanga sob nova administração e com excelência em atendimento

 

A Unidade de Pronto Atendimento do Bacanga  (UPA Bacanga), apresentou um balanço positivo nesta quinta-feira (28), destacando-se pelo atendimento ágil e eficiente, redução do tempo de espera, aumento na satisfação dos pacientes, além de acompanhantes e melhoria na qualidade dos serviços médicos prestados. 

Além disso, é possível ressaltar a capacidade de resposta a emergências, a otimização dos recursos e a integração com outros serviços de saúde da comunidade que abrange a área do Itaqui-Bacanga e acaba atendendo pessoas vindas de outros bairros fora da região.

O atual diretor-geral Júlio Gonçalves apresentou um saldo positivo na prestação do serviço de saúde pública realizada pela UPA.

No evento realizado que contou com a participação de diversos profissionais da saúde, e do governo do Estado, foi apresentado também a nova Diretora-Geral da UPA Bacanga, Graça Mascarenhas, que assume o cargo de diretora geral da unidade de saúde trazendo consigo uma vasta experiência em gestão de saúde e um compromisso sólido com a melhoria contínua dos serviços oferecidos. Sua nomeação promete fortalecer ainda mais a eficiência operacional e a qualidade do atendimento na UPA, justamente pelo seu perfil técnico e de comprometimento com a SAÚDE.

Esteve também presente no evento o deputado federal Duarte Júnior, sua presença ressalta o interesse e apoio político às iniciativas de saúde na região. Sua participação é um indicativo do compromisso parlamentar com o fortalecimento do sistema de saúde local e o apoio a melhorias nas unidades de pronto atendimento.

Importante resssaltar que o deputado Duarte destinou emendas para viabilizar melhorias na UPA Bacanga. O parlamentar já destinou mais de R$ 32 milhões em emendas somente para a saúde do estado do Maranhão.

Segurança pública será reforçada durante o feriado com a Operação Semana Santa

 

O Sistema de Segurança Pública reforçará o policiamento entre os dias 28 e 31 de março com a Operação Semana Santa. Durante o período, tanto na região da Grande Ilha quanto no interior do estado, as forças de segurança estarão nas ruas, de prontidão. Em São Luís, ao longo da Via Sacra, no bairro Anjo da Guarda, a atuação policial será intensificada para que o evento aconteça com tranquilidade.

“Esse feriado é mais uma importante data do calendário do Maranhão e para garantir a tranquilidade de todos que vão aproveitar esses dias para viajar, para participar de eventos religiosos, visitar cidades e pontos turísticos, entre outras atividades, reforçaremos o trabalho das forças de segurança, que estarão de prontidão, atuando de forma estratégica em todo o estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Em todo o estado, apesar do feriado, as atividades operacionais da Polícia Militar do Maranhão serão mantidas e reforçadas. Haverá, durante esses quatro dias de feriado prolongado, ações estratégicas, como incursões e barreiras policiais, em todos os 217 municípios maranhenses com o objetivo de combater a criminalidade e, assim, garantir a segurança de todos.

Nas cidades turísticas e com maior movimentação de pessoas, as barreiras serão ainda mais robustas, observando o fluxo de pessoas esperado. Entre essas cidades, destacam-se a Grande São Luís, que terá barreiras em suas principais entradas e saídas (Estreito dos Mosquitos e Terminal da Ponta Espera), assim como nos acessos a Bacabeira, Rosário, Humberto de Campos, Santo Amaro e Barreirinhas, estes dois últimos na Região dos Lençóis, Imperatriz, Codó, Caxias, Timon, Presidente Dutra, Balsas, entre outros.

Outros pontos também serão alvos de barreiras, além de entradas e saídas dos municípios maranhenses. O policiamento também acontecerá de forma fixa em perímetros que compreendem rodoviárias, portos, aeroportos, parques, praças, balneários, praias, entre outros pontos conhecidos pela aglomeração de pessoas durante a Páscoa. 

O objetivo dessas barreiras é evitar direção perigosa e combater a criminalidade em geral, coibindo o tráfico de drogas, roubos de cargas, porte de armas, entre outros ações ilícitas que possam comprometer a ordem social, além de localizar pessoas procuradas pela justiça.

Via Sacra

Em São Luís, durante a Via Sacra do Anjo da Guarda, o policiamento será reforçado. Durante os dois dias do evento, 28 e 29, cerca de 250 policiais farão a segurança das milhares de pessoas que se farão presente para apreciar o espetáculo. Haverá policiamento a pé e motorizado, bem como a cavalo e aéreo.

O evento, em razão de sua dimensão, contará com a atuação de forças policiais especializadas, entre elas, Batalhão de Polícia de Choque, Ronda Ostensiva Tática Móvel (ROTAM), Batalhão de Motopatrulhamento e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), além dos batalhões que atuam, diariamente, na região Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da capital maranhense.

Mais segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, além de sua atuação na Via Sacra de São Luís, também vai intensificar o seu trabalho de fiscalização nas regiões de praia e rios de todo o estado durante o feriado.

A depender da meteorologia, espera-se grande fluxo de pessoas nesses pontos turísticos. Assim, para garantir que todos possam aproveitar da ocasião sem riscos, os bombeiros estarão nessas regiões em viaturas, quadriciclos, com drones e atenção redobrada para evitar quaisquer tipos de ocorrências.

Importante

Durante o feriado, em caso de emergência, a população poderá acionar as forças de segurança (polícias Civil, Militar, CTA, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial) por meio do telefone 190, inclusive para casos de violência contra a mulher, para os quais o App Salve Maria Maranhão também pode ser uma alternativa.

Por meio do Disque-Denúncia (181) também poderão ser feitas denúncias sobre quaisquer tipos de crimes. O App Disque-Denuncia Maranhão, assim como o site www.ssp.ma.gov.br/disque-denuncia também são ferramentas para este fim.

Em reunião com vereadores, Camarão é escolhido coordenador político da campanha de Duarte Jr.

 

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), foi escolhido na noite desta quarta-feira, 27, como o coordenador política da campanha do deputado federal Duarte Júnior (PSB) a prefeito de São Luís.

O petista e o pré-candidato mantiveram uma reunião que se estendeu pela madrugada de quinta-feira, 28, com pelo menos 20 vereadores.

A escolha de Camarão foi um consenso. O vice-governador do Maranhão não é só uma das principais e mais queridas lideranças políticas em São Luís, mas em todo o Maranhão. 

Com dados de uma recente pesquisa qualitativa em mãos, positiva a Duarte Júnior, e que mostra a gestão do atual prefeito Eduardo Braide cheia de problemas e reclamações, a eleição do pré-candidato do grupo governista é totalmente viável e com plenas condições de um desfecho vitorioso. 

Justiça do TO começa a julgar prefeito de Carolina em caso de aborto forçado

 

O prefeito de Carolina, Erivelton Teixeira, e o vereador Lindomar da Silva Nascimento começarão a ser julgado pela Justiça do Tocantins após denúncia do Ministério Público pela prática de aborto sem consentimento da gestante. O crime teria ocorrido em Augustinópolis (TO), em março de 2017. Lindomar era motorista de Erivelton Teixeira à época dos fatos.

Uma audiência de instrução do processo foi marcada para o dia 25 de abril, às 14h, no Fórum de Augustinópolis. A defesa tentou adiar a sessão, mas o juiz negou o pedido.

De acordo com as investigações, no dia 2 de março de 2017, Erivelton Teixeira Neves, que é médico de formação, levou a vítima, com quem manteve um relacionamento amoroso por três anos, para um motel localizado em Augustinópolis. No local, após constatar que a vítima estava grávida, ele iniciou um procedimento com medicação intravenosa para que a mulher perdesse a consciência e realizou uma curetagem sem o consentimento da vítima.

Após o procedimento, Erivelton Teixeira Neves teve o auxílio do seu então motorista Lindomar Nascimento para deixar a vítima em casa.

Ensino público do Maranhão é destaque nacional na coletânea do Instituto Natura

 

A educação do Maranhão é destaque na coletânea Rodas de Conversa do Ensino Médio Integral 2023, promovido pelo Instituto Natura, com a implantação de cinco boas práticas educacionais que impactam positivamente o modelo no estado.

Com 17 redes estaduais do Brasil participantes, cinco boas práticas educacionais do Maranhão foram selecionadas por meio de editais, apresentando soluções e modelos nas três categorias: pedagógica, protagonismo juvenil e gestão, desenvolvidas por profissionais da educação que atuam direta e indiretamente na Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (Supceti), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O secretário de educação Felipe Camarão destaca os investimentos na educação integral e valorização do trabalho de excelência como fatores primordiais para as conquistas.

“Os investimentos para manter as escolas de tempo integral crescem anualmente em nosso estado, e neste ano já é superior a 320 milhões de reais. Além do aumento de investimento no ensino médio que compete ao estado, criamos o Programa Mais Integral, que almeja fornecer apoio técnico e financeiro aos municípios maranhenses no desenvolvimento dessa política pública a nível fundamental. Destaco também à valorização dos profissionais da educação e o apoio formativo que direcionamos à comunidade escolar maranhense que, ao longo dos anos, vem ganhando ainda mais visibilidade e trazendo frutos positivos a gestão”, afirmou.

Boas práticas maranhenses

Na categoria pedagógica, destaque para a boa prática educacional com o tema “Tutoria como suporte humanizado”, do professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, e “Plano de recomposição das aprendizagens”, de Hebbglaydson Luis Silva do Nascimento, coordenador pedagógico.

Para o professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, a publicação é uma importante ferramenta de apoio e incentivo aos professores da rede. “Como professor, fico feliz pelo reconhecimento desse trabalho e espero que meu esforço e das pessoas que me ajudaram, possam de alguma forma, continuar a ajudar outros estudantes de nossas escolas no estado do Maranhão e no Brasil. Ainda tenho muitas boas ideias que poderão e irão se tornar uma boa prática. Espero ter a oportunidade de mostra e ter o apoio e incentivo da minha escola, meus gestores, colegas e da Seduc. Para que nossos alunos e nosso estado seja ainda mais conhecido pelo seu trabalho e dedicação em relação à educação “, disse.

Em protagonismo juvenil, “Meu futuro, minha escolha”, de Bruna Amaral de Medeiros, assessora técnica; e "Educa Mais Grêmios", de Diego Carlos Mesquita Rabelo, coordenador de Protagonismo. Na categoria gestão, com o “Núcleo de pesquisa e olimpíadas”, Thiago Gomes Alves, coordenador da Frente de Inovação.

Ensino em tempo integral

O Maranhão segue avançando com o modelo de escolas em Tempo Integral pelo estado. Em 2023, a rede estadual era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas de tempo integral propedêuticas focadas no ensino médio regular e presentes em 22 cidades do Maranhão. Em 2024, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centro Educa Mais, elevando o total para 136 unidades escolares – entre elas, 2 escolas quilombolas.

A ampliação do modelo pedagógico também atinge a oferta de educação profissional tecnológica do estado com novos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que passarão a contar com 12 novas escolas, aumentando o número para 46 Iemas Plenos, além de 3 escolas de tempo integral indígena.

A expansão ganhou forças com a sanção da Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, assim como o Plano Maranhão 2025, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado.

Secretaria de Estado da Saúde adota medidas para implementar fluxo de assistência cardiológica na rede estadual

 

Pacientes e equipes do Hospital Dr. Raimundo Lima e do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) receberam, nesta quarta-feira (27), a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. O gestor deu continuidade à agenda de visitas às unidades da rede estadual de saúde.

No Hospital Dr. Raimundo Lima, em São Luís, instalado em área anexa ao Hospital Nina Rodrigues, além de visitar as instalações, o gestor acompanhou os fluxos de atendimento e assegurou mais celeridade na realização dos procedimentos de angioplastia e cateterismo, direcionando-os para o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade referência para demandas de alta complexidade da rede.

"A maioria dos pacientes internados no Hospital Dr. Raimundo Lima são casos em decorrência da diabetes e que necessitam de cirurgias cardíacas. Nós conversamos com alguns pacientes, acompanhamos aqueles que já estão preparados e regulados para chegar no Hospital Dr. Carlos Macieira, que é a referência da rede estadual para cirurgias cardíacas", disse o gestor estadual.

Na rede estadual de saúde, o Hospital Dr. Raimundo está voltado para atendimento de pacientes portadores de doenças cardiovasculares e clínico. A unidade desempenha importante papel na retaguarda para o preparo dos pacientes para cirurgia cardiológica no Hospital Dr. Carlos Macieira.

Inaugurado no ano de 2020 pelo Governo do Maranhão, o Hospital Dr. Raimundo Lima acolhe pacientes oriundos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com quadro vascular, cardiológico, ou com descompensação do diabetes. Ao todo, a unidade dispõe de 55 leitos, sendo 20 leitos vasculares, 15 de cardiologia, 14 de clínicos e outros 6 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que é destinada à monitorização contínua dos pacientes potencialmente graves ou com descompensação.

"Uma vez recebido, o paciente é avaliado pelo médico de plantão, geralmente é um clínico, depois um profissional específico, que é o especialista vascular, e ele solicita as indicações de exame para poder preparar esse paciente para o procedimento correto. Fazemos todo o preparo com exames detalhados para em seguida encaminhar ao procedimento indicado de acordo com a recomendação médica", detalhou o gerente de enfermagem e responsável técnico pelo Hospital Dr. Raimundo Lima, Fabrício Silva Miranda.

Maria Joana Sales Neves, de 60 anos, está internada na unidade. A idosa sofreu uma queda e por conta disso está com uma lesão no pé. Inicialmente, ela esteve internada na Santa Casa de Misericórdia de São Luís e de lá foi encaminhada para o Hospital Raimundo Lima, para realizar o procedimento de angioplastia coronária. "Estão apenas aguardando a estabilização para submetê-la ou não ao procedimento e depois fazer um risco cirúrgico. Com certeza a visita do secretário é boa, porque a saúde da população merece muita atenção", disse a filha da dona Maria, Beatriz Sales.

 

Hospital Dr. Carlos Macieira

Na agenda, o secretário Tiago Fernandes visitou o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), acompanhado da secretária adjunta de assistência à rede da SES, Kátia Trovão. "Os pacientes internados no Hospital Dr. Raimundo Lima são em sua maioria portadores de diabetes e que, quando precisam de intervenção cirúrgica, vêm para o HCM e nós acompanhamos todo esse fluxo. Esse também é um compromisso do Programa a Cuidar de Todos, na linha de cuidado com hipertenso e diabético, que visa melhorar os indicadores, fortalecendo a saúde nos territórios garantindo cuidado em saúde aos maranhenses", pontuou.

O gestor estadual visitou Antônio Deusamar Pereira Barros, de 68 anos, natural de São Raimundo das Mangabeiras, que na ocasião está acompanhado da esposa, Eliene Félix Passarinho, 64 anos. Ele teve um mal-estar quando estava trabalhando na sua fazenda e após ser atendido pelo serviço de saúde local, foi encaminhado para o Hospital Regional de Balsas onde se constatou a necessidade de fazer uma cirurgia cardíaca.

Com o diagnóstico, Antônio Deusamar foi encaminhado para o Hospital Dr. Raimundo Lima e após ser liberado para o procedimento, deu entrada no HCM onde aguarda a realização de intervenção cirúrgica. "Eu não conhecia a medicina de São Luís à altura que ela é. O atendimento está de primeira qualidade, as pessoas do hospital são muito educadas e tratam a gente com carisma, o que só engrandece o paciente", comentou.

Acompanhando a visita do secretário, o diretor clínico do HCM, Luís Fernando Amorim, destacou que o fluxo segue em pleno funcionamento. "Ampliamos os leitos de cardiologia para trazer os pacientes preparados de outras unidades, como é o caso do Hospital Dr. Raimundo Lima. Hoje, contamos com 12 leitos de UTI específicos para pacientes cardiológicos com indicação cirúrgica e outros 12 leitos de UTI para síndromes coronarianas. Temos um fluxo bem definido de onde cada paciente será alocado, aumentando a rotatividade, diminuindo o tempo de internação e ampliando o quantitativo de pacientes atendidos", detalhou.

Maranhão integra grupo de trabalho para combate ao desmatamento no Cerrado


O governador Carlos Brandão e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Pedro Chagas, participaram de reunião em Brasília, nesta quarta-feira (27), com foco na preservação do cerrado brasileiro. A reunião foi presidida pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e também contou com a presença dos governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Reidel (Mato Grosso do Sul), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Como forma de fortalecer a preservação do bioma foi criado um grupo de trabalho formado pelos secretários de meio ambiente dos estados para o combate ao desmatamento ilegal. A reunião também reforçou a importância da produção agrícola e como isso pode ser feito de forma sustentável.

“Esse debate resultou na montagem de um grupo de trabalho para fazer um acompanhamento para preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo da produção agrícola que precisamos ter. Foi uma reunião muito produtiva e daqui sairá um relatório para fazermos o melhor para o meio ambiente em cada um dos estados”, frisou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, destacou que durante a reunião os representantes de cada estado tiveram a oportunidade de compartilhar experiências positivas na área da sustentabilidade e do combate ao desmatamento ilegal, o que será aprofundado com o grupo de trabalho criado.

“Com esse grupo de trabalho, formado pelos secretários de Meio Ambiente, vamos avaliar as melhores tecnologias e parcerias com o governo federal para diminuir cada vez mais o desmatamento ilegal e fortalecer a produção sustentável”, declarou Pedro Chagas.

A reunião também contou com a participação dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Deputado Neto Evangelista defende aprovação do projeto de lei que autoriza contratação de empréstimo pelo Governo do Estado

 

Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Maranhão e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o deputado Neto Evangelista (União Brasil) defendeu e votou pela aprovação do Projeto de Lei 152/2024, do Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito, com a garantia da União, no valor de R$ 1. 995.203.776,59 (um bilhão, novecentos e noventa e cinco milhões, duzentos e três, setecentos e setenta e seis reais e cinquenta e nove centavos). A matéria, aprovada na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), no plenário da Alema, segue agora para a sanção do governador Carlos Brandão. 

“O encaminhamento da votação, pela liderança do governo, é pela aprovação deste empréstimo, porque o povo do Maranhão tem urgência para receber esse recurso e tocar as obras necessárias que o estado precisa”, destacou Neto Evangelista.

Na ocasião, o líder do governo relembrou aos deputados que o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com garantia da União foi analisado, em reunião conjunta da CCJ e da Comissão de Orçamento, sob a relatoria do deputado Florêncio Neto, que deu parecer favorável à sua aprovação, o que ocorreu por ampla maioria. 

Evangelista destacou, ainda, que todos os governos anteriores ao do governador Carlos Brandão contraíram empréstimos e que, em sua mensagem, o chefe do executivo estadual reforça que o Estado tem a garantia da União para contratar até o valor de R$ 1.995.203.776,59. Na Mensagem Governamental 15/2024, de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Carlos Brandão esclarece que a operação de crédito será contraída junto ao Banco do Brasil S.A e que os recursos serão destinados a obras de infraestrutura.

O projeto obteve votos a favor de 34 parlamentares, com votos contrários dos deputados Fernando Braide (PSD), Othelino Neto (PCdoB) e Wellington do Curso (Novo). Yglésio Moyses (PSB) se absteve.

Jearlysson Moreira e Ivaldo Rodrigues tomam posse na Câmara de São Luís


Em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (27) na Câmara de São Luís, o suplente Jearlysson Moreira tomou posse como vereador, assumindo a vaga de Beto Castro (Avante), que se afastou em licença de 121 dias nessa terça-feira (26) para tratar de assuntos particulares.

Durante a sessão, também foi empossado novamente o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que assume como suplente do vereador Nato Júnior (PSB), também afastado em licença de 121 dias.

Jearlysson Moreira

Na tribuna, o recém-empossado vereador Jearlysson Moreira destacou sua trajetória humilde como morador da zona rural e a vontade de trabalhar na construção de políticas públicas que beneficiem toda a população de São Luís.

“É uma grande responsabilidade que eu assumo aqui hoje, ocupando o lugar do vereador Beto Castro, e contribuindo com o trabalho fundamental desenvolvido por esta Casa. É com grande emoção que inicio aqui este grande desafio na minha trajetória de liderança comunitária”, afirmou.

O parlamentar enfatizou que, durante sua passagem pela Câmara, irá trabalhar em prol de políticas que ampliem o acesso ao esporte, saúde e educação na zona rural.

Ivaldo Rodrigues 

Na tribuna, o vereador Ivaldo Rodrigues relembrou sua trajetória na Câmara de São Luís, destacando estar iniciando seu quinto mandato. Rodrigues agradeceu a condução dos trabalhos pelo presidente da Casa, o vereador Paulo Victor (PSB), e afirmou que irá unir forças para garantir um parlamento atuante.

“Me sinto honrado em substituir Nato Júnior, pela amizade e respeito ao seu mandato. É uma honra voltar a este plenário e trabalhar pelo povo de São Luís”, pontuou Ivaldo Rodrigues durante a sessão. 

O presidente Paulo Victor parabenizou a chegada dos dois novos parlamentares. “São duas novas vozes para somar com este parlamento e abrilhantar o nosso trabalho, beneficiando toda a cidade de São Luís”, afirmou.

Brandão anuncia nomeação de 600 novos policiais militares e autoriza concurso para Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, garantiu nesta quarta-feira (27) um importante reforço para o sistema de segurança do estado, a partir da nomeação de novos policiais e a realização de mais dois concursos na área da segurança pública - medidas que já havia declarado publicamente que tomaria. O anúncio da efetivação das nomeações foi feito em suas redes sociais.

“Assinei a nomeação de 600 PMs para reforçar a segurança. A lista estará no Diário Oficial de hoje (27). Autorizei, ainda, por meio de decreto, a instituição de comissões setoriais dos concursos públicos de Bombeiros e da Polícia Civil, que serão responsáveis pelas contratações das bancas organizadoras”, postou o governador na rede social X, antigo Twitter.

Os concursos para Polícia Civil e Bombeiros Militares precisam passar pelos trâmites legais - como a escolha de banca organizadora - com edital, datas e locais de prova a definir.

A nomeação dos 600 agentes para compor a Polícia Militar do Maranhão faz parte do pacote de ações do governo do Estado para reforçar a segurança e garantir os índices satisfatórios na área. Segundo ranking do Ministério da Justiça, o Maranhão é o segundo estado mais seguro da região Nordeste, sétimo no quadro nacional.

Em 2024, Brandão realizou a promoção de 873 policiais militares e bombeiros militares e enviou à Assembleia o projeto de lei que derruba a cláusula de barreira para convocar 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos, com promoção com efeito retroativo aos delegados.

Outra ação em prol da segurança do Maranhão é ou processo de reestruturação das delegacias. Ao todo, 77 prédios passarão por reforma completa para readequação. Serão feitas mudanças de mobiliário, computadores, arquivo, impressoras e nova refrigeração com a expectativa de dar mais conforto aos profissionais e cidadãos que precisem dos serviços.

A relação dos 600 novos policiais militares nomeados e a criação das comissões setoriais para a realização dos concursos estão disponíveis na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA).

Pelas redes sociais, o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, ressaltou a ação do Governo.

"Os avanços e investimentos na segurança pública do Maranhão não param! O governador Carlos Brandão assinou a nomeação de 600 policiais militares para reforçar a segurança do estado, e também decretou a instituição de comissões setoriais para a realização de concursos públicos da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. E assim o Maranhão segue se destacando no investimento em efetivo, na diminuição de crimes de todos os tipos e na segurança da população", reforçou Maurício Martins.