segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Eleições 2022! Pré-candidato a deputado estadual, Sá Marques fortalece alianças políticas e recebe Amanda Gentil

 


As movimentações visando as eleições de Outubro próximo estão a todo vapor, principalmente lá pras bandas do bairro do João Paulo, reduto político do Professor, policial aposentado e Ex-Vereador Sá Marques.

Grande liderança política em São Luís e pré-candidato a deputado estadual, Sá Marques tem mantido sólidos encontros políticos propositivos,  sempre buscando defender, nos diálogos,  o avanço em direção ao bem – estar da população.

Prova disso foi o encontro ocorrido na tarde deste sábado gordo de carnaval (26), com a jovem Amanda Gentil, pré-candidata a deputada federal.

Hoje recebemos a jovem e simpática Amanda Gentil e claro, conversamos sobre o cenário político atual. Conversar, pensar o bem, sonhar e buscar fazer , esse sempre será nosso principal objetivo em prol da população do nosso Estado”, destacou Sá Marques.

Já Amanda Gentil avaliou como altamente positiva a reunião com o Ex-Vereador.

Um bate-papo muito agradável com o Professor Sá Marques, sempre buscando mais conhecimento sobre o nosso Maranhão“, disse Amanda Gentil.

Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá, oferece cirurgia de alta complexidade



A cirurgia de reconstrução de Ligamento Cruzado Anterior (LCA) por vídeo-artroscopia (no joelho) é um moderno procedimento de alta complexidade que garante a recuperação da qualidade de vida para o paciente. Em Coroatá, a cirurgia é ofertada no Hospital Macrorregional Mamede Trovão, unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

"Compartilho mais um investimento feito em nossa rede estadual de saúde. O Hospital Macrorregional de Coroatá iniciou as cirurgias de alta complexidade no joelho. O procedimento de ligamento cruzado anterior por vídeo-artroscopia é fundamental para devolver qualidade de vida para inúmeros pacientes. Agradeço especialmente às equipes do Hospital que se dedicam em aperfeiçoar o atendimento especializado no SUS dia após dia", ressaltou Carlos Lula, Secretário Estadual de Saúde.

Para a diretora administrativa do hospital, Cleene Guimarães, a oferta das cirurgias de ligamento cruzado anterior por vídeo-artroscopia representa um avanço na prestação de serviços à população, uma vez que o procedimento de alta complexidade passa a ser disponibilizado para a região e todo o estado do Maranhão. 

"O esforço da equipe do serviço de ortopedia, a direção clínica da Emserh, a equipe técnica e de apoio do hospital foram determinantes para a realização dessa conquista", frisou a diretora. 

Cirurgias

Quatro cirurgias do tipo foram feitas sexta-feira (25) e sábado (26), pelo especialista em joelho, Júlio César Frazão. Os procedimentos devem ocorrer quinzenalmente, assim como a manutenção do ambulatório para a triagem de pacientes com o agendamento na própria unidade.

Jogador maranhense consegue fugir da Ucrânia e deve chegar no Maranhão nesta terça-feira (29)

 


O jogador Wanderson Cavalcante, conhecido como Wanderson Maranhão, que fugiu em meio a Guerra na Ucrânia, deve chegar ao Maranhão nesta terça-feira (01). A previsão é que o maranhense desembarque em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís.

Segundo informações, Wanderson havia fugido para a Chisnau, capital da Moldávia, país que faz fronteira com a Ucrânia, no sábado (26), e conseguiu chegar até Bucareste, na Romênia, onde embarcou em um voo nesta segunda-feira (28) com destino ao Brasil.

Em seguida, Wanderson deve seguir para o município de João Lisboa, sua cidade natal, localizada a 650 km de São Luís. O jogador maranhense está voltando para o país junto com mais dois jogadores brasileiros, Bruno Ernandes e Kleber Juninho, que jogavam em times da Ucrânia e também fugiram do país do leste europeu em meio ao bombardeio.

Representante da Ucrânia no Brasil sugere conversa entre presidentes

 


O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, sugeriu hoje (28), em entrevista coletiva, que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, converse por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, para esclarecer o que ocorre no país do leste europeu.

“Penso que o presidente do Brasil esta mal informado. Talvez seja interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva”, disse Tkach, após ser questionado sobre declarações dadas ontem (27) por Bolsonaro sobre o conflito.

Tkach disse esperar que o Brasil mantenha seu posicionamento na ONU, onde o representante brasileiro, embaixador Ronaldo Costa Filho, voltou a condenar o conflito, nesta segunda-feira (28), na Assembleia Geral de Emergência da ONU.

Ao se questionado se gostaria que o Brasil tomasse mais alguma atitude, o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil disse que espera “um maior apoio e uma maior condenação por parte do Brasil à Rússia. Nós temos que parar essa agressão”.

“Neste momento, não se trata de apoio à Ucrânia, se trata de apoio aos valores democráticos, ao direito internacional”, afirmou o diplomata. Ele disse que o conflito atual na Ucrânia não é apenas um problema do próprio país, “mas da Europa e do mundo”.

Tkach apresentou dados que disse ser do Ministério da Saúde ucraniano, segundo os quais, até o momento, 2.040 civis, incluindo 45 crianças, ficaram feridos. Foram contabilizados também 352 mortos, entre os quais 16 crianças, acrescentou a autoridade máxima da Ucrânia no Brasil.


FONTE: Agência Brasil

Fifa proíbe Rússia de disputar Eliminatórias e Copa do Mundo

 


A Fifa suspendeu a participação da Federação de Futebol da Rússia (RFU) das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, por conta da guerra com a Ucrânia.

Do mesmo modo, a Uefa suspendeu as equipes russas de competições como seleção de base, masculina e e femininas, bem como das competições de clubes. O Spartak Moscou foi eliminado da Liga Europa.

As sanções podem cair em caso de acordo de paz entre os dois países.

Governo do Maranhão reforça policiamento e distribui alimentos na Vila Luizão


O governador Flávio Dino cumpriu agenda neste sábado (26) na Vila Luizão, em São Luís. Na ocasião, ele entregou conjuntos de instrumentos musicais para a Assembleia de Deus, assinou ordem de serviço para pavimentação das ruas do bairro (no valor de R$ 3 mi), distribuiu quatro toneladas de peixes, numa ação focada na segurança alimentar, e entregou ainda uma viatura para a Polícia Militar do Maranhão utilizar especificamente naquela região.

“A nossa preocupação é essa, garantir a presença do governo em todas as cidades. Em São Luís nós já requalificamos a Avenida Jerônimo de Albuquerque, toda a região do bairro Anil, e agora essa ação do governo em apoio às populações, às comunidades, aos bairros, chegando aqui na Vila Luizão com três milhões de reais de asfalto. Também recebi líderes locais que me fizeram pedidos sobre cultura, esporte, apoio as igrejas, segurança pública e tudo isso foi hoje atendido”, explicou Dino.

"Uma grande festa para a nossa população da Grande Região do Turu. O governador Flávio Dino anunciou a ordem de serviço das diversas frentes de obras com melhorias para nossa área. Por meu intermédio e da solicitação das nossas lideranças comunitárias, conseguimos vários benefícios para a nossa comunidade, nas áreas da cultura, música, infraestrutura, segurança alimentar e segurança pública. Seguimos firmes e em frente fazendo a boa política pelo bem do nosso povo, ao lado de Marcio Jerry e Rodrigo Lago", pontuou Ivaldo Rodrigues.

O programa “Mais Pescado” entrou em fevereiro na sua segunda edição. A primeira etapa, realizada em dezembro de 2021, entregou nada menos do que 80 toneladas de peixe na Grande São Luís, beneficiando diretamente 29.589 famílias. Ele é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) retornou no mês de fevereiro de 2022.  A ação contribui para a sustentabilidade da piscicultura e garante segurança alimentar aos maranhenses. 

Justiça Eleitoral inaugura espaço no São Luís Shopping

 


De 7 de março a 4 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão manterá espaço no São Luís Shopping (2º piso, em frente à praça de alimentação) disponível para atendimento ao eleitor e onde estão expostos itens da memória da Justiça Eleitoral e a urna eletrônica modelo 2020, que será usada pela primeira vez nas eleições 2022.

A inauguração do espaço ocorreu na manhã desta sexta, 25 de fevereiro, como parte do cronograma de eventos e ações regionais relativas aos 90 anos da Justiça Eleitoral e da conquista do voto feminino.

O presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo, disse que a inauguração demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral em estar próxima da sociedade, ainda mais por este ser um ano eleitoral. “Esta inauguração é resultado da gestão compartilhada do Regional e do empenho dos envolvidos. Sinto-me feliz e agradecido ao Shopping pela parceria”.

A corregedora, desembargadora Angela Salazar, acrescentou que a JE garante a lisura do pleito e o exercício pleno de cidadania independentemente de cor, raça, etnia. “Obrigada à equipe do Shopping e, principalmente, aos servidoras e servidores que com grande empenho, responsabilidade e carinho contribuíram para que este espaço fosse possível”.
O gerente-geral do São Luís Shopping, Washington Luiz Capistrano Macário, deu boas-vindas ao TRE e agradeceu a parceria, esperando que seja um serviço que reflita na sociedade de forma positiva.

Juízes, promotores, servidores do Regional e do Shopping participaram da inauguração, além da imprensa.

Horário e dias de funcionamento

O espaço do TRE-MA no São Luís Shopping funcionará de 7 de março a 4 de maio, entre 10h e 22h, sempre de segunda a sexta.

Nele é possível fazer o alistamento eleitoral (1ª via), alterar dados, transferir o documento para a cidade de São Luís, regularizar a situação, solicitar 2ª via, emitir certidões, esclarecer dúvidas.

O local também abriga documentos e itens da história da instituição e mostra informações de como baixar o aplicativo e-título e acessar à página fato ou boato; reforça a segurança do processo eletrônico de votação e mostra quais serviços estão disponíveis pela internet através da aba “cartório eleitoral online” do endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

Atenção: devido à pandemia, nenhum dado biométrico está sendo coletado.

Entrega de conteúdo institucional em sinal de trânsito

Ainda no dia 25 de fevereiro, antes da inauguração no São Luís Shopping, o presidente do TRE-MA comandou entrega de materiais impressos de conteúdo institucional tratando da segurança do processo eletrônico de votação e do projeto Voto Jovem na Escola em sinal de trânsito localizado próximo à sede do órgão.

Em Turiaçu, Umbelino Junior recebe apoio de fortes lideranças da região

 


O pré candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Umbelino Junior vêm prometendo ser uma das grandes surpresas das eleições deste ano. Com forte atuação na capital maranhense, Umbelino foi recepcionado por centena de turienses na manhã do último domingo (27), em um ato realizado na região. 

O evento contou com a presença do ex-prefeito de Turiaçu, Umbelino Ribeiro que administrou a cidade por três mandatos. Durante o discurso, Umbelino Ribeiro destacou  a atuação do filho como vereador na capital e a sua relação com Turiaçu. 

“É um sentimento de amor e respeito por esta cidade. Eu sempre torço por Turiaçu, pelos meus conterrâneos, que tenham grandes administradores. Acredito no trabalho de Umbelino porque ele é jovem, tem uma visão diferenciada e sabe que esta terra precisa de mais amor e atenção”, afirmou Umbelino Ribeiro. 

O deputado Estadual Hélio Soares (PL), também participou do evento e ressaltou a importância da união entre lideranças para o avanço de melhorias para a região. 

“Umbelino Junior, você é um exemplo da audácia que o homem pode chegar, uma audácia real de fazer o bem e a política é o único instrumento que nós temos de fazer o bem a muitas pessoas ao mesmo tempo. Você está no caminho certo”, elogiou Hélio Soares. 

Aos Turienses, Umbelino Junior ressaltou a ligação dele com a cidade e a necessidade de unir forças neste momento de crise mundial. 

“Eu sou grato a Deus por ter vocês aqui comigo. Conheço a realidade de Turiaçu, já vi homens e mulheres necessitando do básico e sabemos que é através da política que a vida da nossa população pode ser transformada. Vamos seguir usando esse instrumento para que os nossos jovens tenham mais oportunidades”, agradeceu Umbelino.

Além da capital maranhense, Umbelino Junior possui uma forte articulação política, atuante nas cidades de Turiaçu, São João Batista, Icatu, Governador Nunes Freire, Pirapemas, Pinheiro, Santa Helena, Turilândia, Cândido Mendes, Apicum Açu, Barreirinhas, Balsas, Anajatuba, além de dezenas de cidades do interior do Estado. 

Sampaio supera o São José e se classifica para a final do primeiro turno

 


O Sampaio Corrêa venceu o São José por 1×0, em partida disputada na tarde deste domingo, no Estádio Castelão, e se garantiu na final do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

O gol da classificação boliviana foi marcado por Joécio, aos 33 minutos do segundo tempo. A data da decisão ainda será definida pela Federação Maranhense de Futebol.

O JOGO

A primeira chegada mais aguda foi da Bolívia, aos 6 minutos. Eron tramou pela esquerda e cruzou no segundo pau para cabeçada de Joécio, que raspou o travessão.

A equipe Tricolor tinha mais presença ofensiva em campo, mas não conseguia desmobilizar a defesa do São José, que começou a levar perigo nos contra-ataques. Em finalização de dentro da área, Luiz Daniel espalmou para escanteio, aos 31 minutos.

O time adversário repetiu a jogada instantes depois, e a finalização passou por cima do travessão. Pimentinha deu a resposta com uma jogada individual dentro da área, mas a zaga tirou em escanteio.

Aos 46 minutos, Soares salvou a pátria da Bolívia ao tirar a bola em cima da linha. O primeiro tempo chegou ao fim sem movimentação no placar.

A equipe Tricolor voltou mais agressiva na etapa final, e Eron teve a primeira oportunidade logo aos seis minutos. Nilson Jr também tentou marcar, mas o goleiro mandou para escanteio.

O São José seguia apostando no contra-ataque, e arranjou espaço para definir um chute perigoso que passou por cima do travessão.

Após cruzamento de Pimentinha, Ronan testou firme, pra baixo, e o goleiro do adversário se esticou todo para defender. Na cobrança de escanteio, Joécio subiu mais do que a defesa para abrir o placar no Castelão.  

Restava pouco tempo para o fim da partida, e o Sampaio até teve chances para fazer mais um gol, mas o placar mínimo foi o bastante para garantir a vaga na decisão do primeiro turno.

A equipe do Sampaio Corrêa volta a campo na quarta-feira, dia 2 de março, para enfrentar o Operário do Mato Grosso, em confronto único pela Copa do Brasil.

A equipe Tricolor voltou mais agressiva na etapa final, e Eron teve a primeira oportunidade logo aos seis minutos. Nilson Jr também tentou marcar, mas o goleiro mandou para escanteio.

O São José seguia apostando no contra-ataque, e arranjou espaço para definir um chute perigoso que passou por cima do travessão.

Após cruzamento de Pimentinha, Ronan testou firme, pra baixo, e o goleiro do adversário se esticou todo para defender. Na cobrança de escanteio, Joécio subiu mais do que a defesa para abrir o placar no Castelão.  

Restava pouco tempo para o fim da partida, e o Sampaio até teve chances para fazer mais um gol, mas o placar mínimo foi o bastante para garantir a vaga na decisão do primeiro turno.

A equipe do Sampaio Corrêa volta a campo na quarta-feira, dia 2 de março, para enfrentar o Operário do Mato Grosso, em confronto único pela Copa do Brasil.

Simplício conquista apoio na sua pré-candidatura a governador

 


Pré-candidato a governador, o Presidente Estadual do Solidariedade está percorrendo o Maranhão conversando com a sociedade civil ao mesmo tempo e também recebendo apoio da classe política.

Essa semana Simplício Araújo passou por Bacabal, Buriticupu e Santa Inês dialogando com representantes da sociedade civil e reforçando importantes apoios também da classe política.

Em Bacabal, enquanto o prefeito divide se grupo para apoiar Carlos Brandão, Weverton, Edvaldo jr e Josimar, Simplício tem o apoio fechado de todo o grupo de Expedito Jr, que disputou a eleição com Edvan e teve mais de 18 mil votos na cidade.

Também em Buriticupu está consolidada a candidatura a deputado federal pelo solidariedade de Arnoldo do Frango, líder da oposição e apoio total do seu grupo a candidatura de Simplício Araújo.

Em Dom Pedro o prefeito Galego Mota, do Solidariedade estará com seu grupo apoiando o projeto de Simplício Araújo, devendo lhe garantir a maioria dos votos na cidade.

No Mearim e médio mearim, cidades como Pedreiras, Trizidela do Vale e outras, Simplício Araújo mantém o favoritismo com ampla preferência da população pelo seu nome.

Além das adesões políticas é na sociedade civil maranhense que Simplício Araújo avança com solidez na sua pré candidatura. Único com um projeto arrojado de geração de empregos e crescimento econômico para o Maranhão ele tem saído de cada reunião e entrevista com um verdadeiro batalhão de pessoas que vêm nele a única alternativa para que o estado possa realmente avançar e garantir mais políticas públicas voltadas para trabalhar os verdadeiros potenciais que nosso estado precisa para se desenvolver.

PGR completa dois meses sem definir caso Josimar Maranhãozinho

 


Considerada dentro da Polícia Federal (PF) uma das investigações mais robustas concluídas recentemente, o inquérito no qual o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi flagrado manuseando caixas de dinheiro e entregando o montante a aliados aguarda há dois meses uma definição da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a apresentação de denúncia ou arquivamento das acusações. O deputado vem se colocando como pré-candidato ao governo do Maranhão.

A PF finalizou a investigação em 13 de dezembro, afirmando que o parlamentar cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, sob suspeita do desvio de recursos de emendas parlamentares. No dia 20, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski devolveu os autos para a PGR analisar o relatório final. A equipe do procurador-geral da República, Augusto Aras, direcionou o procedimento ao Supremo em janeiro, solicitando o compartilhamento de informações existentes em outras ações contra Maranhãozinho, para avaliar se há provas que podem ser úteis à investigação.

Lewandowski acolheu parcialmente o pedido e, em seguida, o processo foi devolvido para a PGR decidir se há elementos suficientes para denúncia ou se é o caso de arquivamento. Procurada, a Procuradoria-Geral da República disse que o caso está tramitando e segue em análise, mas que não poderia dar detalhes porque está sob sigilo.

O Código de Processo Penal prevê um prazo de 15 dias para o Ministério Público decidir sobre oferecimento de denúncia no caso de investigados que estejam soltos, mas não existe uma punição pelo descumprimento desse prazo. É comum que ele seja ultrapassado, a depender da complexidade da investigação.

Em duas apurações recentes envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, a PGR adotou tramitação muito mais célere e apresentou ao STF em 15 dias os pedidos de arquivamento, sob argumento de que não havia configuração de crimes.

Maranhãozinho é aliado de Bolsonaro e participou da cerimônia de filiação do presidente ao PL, partido do qual o parlamentar é dirigente no Maranhão. À época, ele já articulava sua candidatura ao governo do Maranhão na eleição deste ano. Apesar de ser alvo de investigação, Maranhãozinho segue afirmando que tem aval do partido para concorrer.

Há duas semanas, Lewandowski também julgou uma reclamação ajuizada pela defesa do deputado contra a investigação da PF. O ministro entendeu que não houve irregularidades na conclusão da Polícia Federal e negou o pedido.

Durante a investigação, a PF realizou uma ação controlada com autorização do ministro Lewandowski e instalou câmeras e grampos no escritório político de Maranhãozinho. Um dos vídeos, por exemplo, mostra o deputado manuseando uma caixa de dinheiro e a entregando para um aliado. Na gravação feita pela PF, com autorização do STF, o próprio parlamentar afirma que a caixa continha R$ 250 mil.

Maranhãozinho negou irregularidades e disse na ocasião que a imagem retratava a sua atividade empresarial na pecuária “com compra e venda de gado e equipamentos com órgãos privado”. A PF suspeita que o dinheiro manuseado pelo deputado seria proveniente de um esquema de desvio de emendas parlamentares por meio de prefeituras do Maranhão, que contratariam empresas ligadas ao parlamentar para desviar os recursos. Os valores, de acordo com a investigação, eram sacados em dinheiro vivo e depois devolvidos ao deputado, que também os redistribuída a seus aliados.

Em dezembro, após a conclusão das investigações, Maranhãozinho fez uma transmissão em redes sociais na qual sorteou prêmios em dinheiro, de R$ 500 a R$ 2 mil, totalizando R$ 50 mil distribuídos. Os participantes do sorteio deveriam se inscrever enviando nome, telefone e endereço através das redes de Maranhãozinho. Segundo o deputado, o dinheiro era proveniente de doações de “parceiros”, como prefeitos, empresários e pré-candidatos. 


FONTE: O Globo

Advogado morre ao sofrer acidente de jet ski em Barreirinhas

 


O advogado maranhense Raimundo Nonato Meireles morreu neste domingo, 27, em Barreirinhas, onde se encontrava para passar o feriado de carnaval.

De acordo com as primeiras informações, Dr. Raimundo estava passeando de jet ski, e teria batido em umas raízes no Rio Preguiças ao perder o controle da moto aquática.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, solidariza-se com a classe advocatícia, com os familiares e amigos do advogado Dr. Raimundo Nonato Meireles (OAB/MA 7400), falecido hoje, 27 de fevereiro.

Dr. Raimundo Nonato Meireles era um profissional atuante e que muito contribuiu para advocacia maranhense. Pela OAB Maranhão atuou como Conselheiro Seccional no triênio 2016/2018.

Novo reajuste no valor das tarifas do transporte público começa a valer na capital

 


Começou a valer neste domingo (27), o novo reajuste no valor das tarifas do transporte público urbano de São Luís. Agora as passagens das linhas não integradas custam R$ 3,40 e as linhas integradas R$ 3,90.

O anúncio dos novos valores das passagens dos coletivos foi feito na última sexta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Empresário é encontrado morto após ser sequestrado em Bacabal

 


Foi encontrado neste domingo (27), o corpo do empresário e pecuarista Luiz Amorim Fernandes, conhecido com “Luiz da Banha”. O empresário foi sequestrado em sua fazenda na manhã do ultimo sábado (26), na cidade de Bacabal.

O empresário e pecuarista Luiz Amorim Fernandes, pai do secretário adjunto da SEINC (Secretaria de Indústria Comércio e Energia), Luiz Amorim Fernandes Júnior, foi sequestrado e encontrado morto, neste domingo, 27, no município de Bacabal.

Luiz Amorim foi sequestrado nesse sábado, 26, às 10h00, quando estava saindo de sua fazenda, a 5 quilômetros de Bacabal, em sua caminhonete Hilux, na companhia de um vaqueiro. Dois homens que ocupavam uma moto e estavam encapuzados e armados interceptaram a caminhonete e iniciaram o sequestro. O vaqueiro foi colocado para o banco de trás, um dos sequestradores ocupou o volante e o outro foi na moto atrás, seguindo.

Familiares de Luiz Amorim deram a informação pelas redes sociais e o ex-titular da SEINC Simplício Araújo acionou a polícia, que iniciou as buscas.

Na manhã deste domingo, 27, o corpo do empresário foi encontrado num loteamento próximo à fábrica de carvão EIB.

Investigações – A polícia está tentando localizar os dois homens e segue algumas linhas de investigação. Uma delas está relacionada com uma discussão recente que o empresário teve com uns vizinhos pecuaristas que chegaram do Ceará. Depois dessa confusão, Luiz Amorim chegou a pedir ao vaqueiro que todas as vezes que fosse para a fazenda ele o acompanhasse, pois havia sido ameaçado numa das discussões, que aconteciam porque os animais andavam invadindo um o terreno do outro. Ultimamente, ‘Seu Luiz’, como era conhecido, trabalhava vendendo gado.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

PF apreende mais de 70m³ de madeira ilegal em Imperatriz

 


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu dois caminhões transportando madeira nativa ilegalmente na madrugada de sábado (26). As apreensões ocorreram durante serviço de ronda na BR-010, município de Imperatriz. Em uma das abordagens foi verificado um excesso de peso de 13.160 kg. 

No decorrer da fiscalização foi constatado que os caminhões estavam transportando madeira nativa. Durante a abordagem, a equipe solicitou a documentação das cargas e verificou que havia divergências entre as informações constantes nos documentos apresentados das cargas transportadas: 73,83 m³ de madeira, configurando o crime de transportar madeira nativa sem licença válida.

A madeira e os caminhões foram apreendidos e estão no pátio da Unidade Operacional (UOP) de Imperatriz à disposição do órgão ambiental. Por ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, os condutores assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foram liberados em seguida.

Jogadores deixam hotel em Kiev e iniciam viagem para deixar Ucrânia

Segundo o zagueiro Marlon, ex-Fluminense e atualmente no Shakthar Donetsk, eles iniciaram a viagem de trem até a cidade de Chernivtsi (a 535 quilômetros de Kiev, na fronteira com a Romênia), onde pegarão outro trem para deixar o país


Os jogadores de futebol brasileiros e os respectivos familiares que estavam em um hotel na capital ucraniana Kiev conseguiram deixar o local neste sábado (26). Segundo o zagueiro Marlon, ex-Fluminense e atualmente no Shakthar Donetsk, eles iniciaram a viagem de trem até a cidade de Chernivtsi (a 535 quilômetros de Kiev, na fronteira com a Romênia), onde pegarão outro trem para deixar o país, alvo de uma ação militar russa desde quinta-feira (24).

“A embaixada brasileira deu essa opção de trem para nós. Quem deu toda a segurança de escolta até a estação de trem foi a UEFA [sigla da União Europeia de Futebol], junto com a Federação Ucraniana de Futebol. Muito obrigado a todos”, escreveu Marlon em seu perfil no Instagram.

Uma primeira viagem estava marcada para a noite de sexta-feira (25) no horário ucraniano (tarde no Brasil), mas os atletas e familiares optaram por não embarcar alegando falta de segurança no percurso de cerca de um quilômetro até a estação, já que há crianças e idosos no grupo, que reúne jogadores do Dínamo de Kiev e do Shakthar, os dois principais clubes do país. O lateral Busanello (ex-Chapecoense) e os atacantes Felipe Pires (ex-Palmeiras) e Bill (ex-Flamengo), que defendem o Dnipro-1, outro time da primeira divisão local, pegaram o trem e já estão na Romênia.

Neste sábado eles conseguiram deixar o hotel em comboio. Os carros tinham a bandeira do Brasil. A esposa de Marlon, Maria Paula Marinho, relatou o percurso até a estação em um vídeo publicado no seu perfil no Instagram enquanto cuidava de três crianças pequenas no banco de trás do veículo. Emocionada, ela afirmou estar assustada e pediu orações. A previsão é que a viagem até Chernivtsi, iniciada no começo da noite deste sábado (em Kiev, tarde em Brasília), dure em torno de 12 horas.

Porém, nem todos os brasileiros que estavam reunidos no bunker do hotel em Kiev conseguiram sair. Os jogadores de futsal Matheus Ramires e Jonatan Moreno, que atuam no Skyup Kiev, e o engenheiro eletricista David Abu-Gharbil, permaneceram na capital. Em vídeo publicado no Instagram, eles lamentaram que os atletas do futebol os tenham deixado para trás.

Município retira subsídio de R$ 2,5 milhões e bota R$ 1,2 milhão na conta da população, tornando inviável qualquer aumento de salário para rodoviários


A partir deste domingo, 27,o usuário de transporte coletivo pagará mais caro para utilizar os ônibus urbanos da capital maranhense. O pequeno reajuste, de vinte centavos (R$ 0,20), provavelmente vai pesar no orçamento de muitos trabalhadores, contudo é insuficiente para resolver a crise no sistema de transporte.

As concessionárias que operam o sistema em São Luís estão amargando um déficit mensal de mais de sete milhões (R$ 7 mi), o que perfaz aproximadamente 160 milhões em dois anos de Pandemia, sem reajuste de tarifa, e com um aumento de mais de 80% do óleo diesel nesse período.

Nesse contexto, a Prefeitura de São Luís dá um aumento de vinte centavos no preço da passagem e retira o subsídio de dois milhões e meio (R$ 2,5 mi) que vinha disponibilizando para amenizar os prejuízos das empresas. Pelos cálculos disponibilizados pelo SET, vinte centavos corresponde a uma arrecadação mensal de apenas um milhão e duzentos mil reais (R$ 1,2 mi).

Os números dos prejuízos são de conhecimento público. E, se dois milhões e meio não cobriam um déficit mensal de sete milhões e meio, o que dizer de um milhão e meio colocados na conta do trabalhador!? Qual a parte da conta a Prefeitura de São Luís não entendeu? Fica a pergunta.

Em suma, o Município conseguiu o grande feito de ser ruim, ao mesmo tempo, para o empresário, que perdeu R$ 2,5 mi; para o usuário, que vai bancar R$ 1,2 mi, e para o trabalhador, que não receberá aumento. Ou seja, não resolveu o problema, e é bem provável que aprofunde a crise no sistema.

VÍDEO: Inspetor Noberto fala sobre Operação Carnaval 2022 da PRF

A operação Carnaval desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal teve início nesta sexta-feira (25) e se estende até a próxima quarta, 2 de março. 

A PRF vai está trabalhando com reforço na fiscalização nas BRs que cortam o estado do Maranhão. 

O chefe do núcleo de comunicação da PRF/MA, Antônio Noberto, gravou um vídeo para falar sobre a ação. Veja abaixo:




Mediação dos rodoviários termina sem acordo

MPT-MA continua aberto para ajudar no diálogo entre as partes


Apesar dos esforços do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), a quarta audiência de mediação desta sexta (25) entre rodoviários, empresários do setor de transporte e poder público concedente terminou sem acordo. 

Mais uma vez, o procurador do Trabalho Marcos Rosa presidiu a audiência, que teve participação por videoconferência do coordenador e do vice-coordenador nacional  de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT, Ronaldo Lima e Jefferson Rodrigues.

Mesmo com avanços obtidos ao longo de duas semanas, não houve consenso e o impasse que envolve as cláusulas sociais e econômicas da convenção coletiva de trabalho dos rodoviários para a data-base de 2022 continua. 

Antes da audiência desta sexta (25), houve três mediações no MPT-MA, nos dias 11, 22 e 24 de fevereiro. Em todas as oportunidades, o MPT buscou fomentar o diálogo entre os atores sociais a fim de solucionar o conflito trabalhista.

Além dos sindicatos dos rodoviários e das empresas de transporte, as tratativas envolvem representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria de Governo de São Luís, Procuradoria do Município e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).

VÍDEO: motociclista morre após se envolver em acidente na Estrada de Ribamar

Um motociclista morreu após se se envolver em um acidente na Estrada de Ribamar. 

O ponto do acidente foi na altura do bairro Ubatuba, entre Tambaú e Sítio Natureza.

O acidente teria ocorrido entre duas motos, após a colisão um dos motociclistas acabou lamentavelmente morrendo. A perícia e o IML foram até o local na manhã desta sábado (26). Veja o vídeo: 



VÍDEOS: bandidos fortemente armados assaltam Banco Bradesco em Penalva/MA

O assalto aconteceu na madrugada deste sábado (26). Bandidos fortemente armados explodiram o Banco Bradesco, na cidade de Penalva/MA.

Não se sabe ao certo quantos bandidos participaram da ação. Os criminosos agiram com muita violência, disparam vários tiros na cidade o que aterrorizou a população. Escopetas e fuzis foram utilizados.



A polícia trabalha agora para prender os bandidos e tentar recuperar o dinheiro roubadoVeja os vídeos: 







sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Com mutirões da Dose Premiada, mais de 15 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19

 


Com as ações do Mutirão da Vacinação Dose Premiada, o Governo do Estado já promoveu a vacinação de  15.275 pessoas contra a Covid-19 em 17 municípios maranhenses. Realizados pelas secretarias de Estado de Saúde, Governo e Cultura, em parceria com as prefeituras, os mutirões tiveram início ainda no mês de janeiro e 255 pessoas já foram sorteadas com prêmios em dinheiro. A ação mais recente aconteceu em Santa Luzia do Paruá, nesta quinta-feira (24). 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que o Mutirão da Dose Premiada teve uma excelente aceitação pela população. “A parceria do Governo do Estado com os municípios é essencial para que possamos acelerar a vacinação. Conseguimos vacinar milhares de pessoas contra a Covid-19 e deixar muita gente feliz da vida com a Dose Premiada, um verdadeiro sucesso”, afirmou o secretário. 

Em Santa Luzia do Paruá, a ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Desembargador Jorge Rachid. A secretária de Saúde do município, Dayanara Araújo Carvalho, destacou que a ação revelou o cuidado do governo com a população.

“A ação complementa o que o nosso município já vem desenvolvendo ao longo dos meses no combate à pandemia. Foi uma oportunidade para aquelas pessoas que estavam com o calendário vacinal atrasado ou que por algum motivo ainda não haviam recebido nenhuma dose de estarem protegidas contra o vírus”, disse. 

A guarda municipal Ascenat Silva aproveitou a oportunidade para, antes de assumir o posto de trabalho, poder dar conclusão ao esquema vacinal contra a Covid-19 com a terceira dose. “A saúde é algo primordial e a vacina veio para fortalecer a nossa imunidade contra o vírus. Ou seja, mesmo que a gente pegue a doença, não teremos tantas complicações”, disse. 

Aline da Silva, de 30 anos, celebrou a realização do mutirão. “Depois do início da vacinação, os casos de Covid-19 diminuíram bastante e mesmo quem pegou a doença depois de vacinado não sentiu tantos efeitos assim. Isso é um incentivo por si só, pois os riscos são reduzidos e, assim, podemos levar a nossa vida com mais tranquilidade”, pontuou. 

Ao fim de cada ação do Mutirão de Vacinação Dose Premiada já realizada, 15 ganhadores foram sorteados, sendo 11 com o prêmio de R$ 1 mil, três com o prêmio de R$ 5 mil e um ganhador do prêmio máximo de R$ 10 mil, totalizando a premiação de R$ 36 mil por ação. Ao todo, já foram distribuídos R$ 612 mil em prêmios nas 17 cidades para 255 pessoas.  

Além de Santa Luzia do Paruá, já foram beneficiados com ação os municípios de Codó, Carutapera, Timbiras, Coroatá, Tutóia, Humberto de Campos, Cururupu, São Mateus, Amarante do Maranhão, Estreito, Turiaçu, Barra do Corda, Colinas, Presidente Dutra, Paulino Neves e Barreirinhas.

Governador entrega obras de infraestrutura em Duque Bacelar


Ruas pavimentadas, praça, estádio e uma série de iniciativas na área de infraestrutura marcaram a agenda do governador Flávio Dino em Duque Bacelar, nesta sexta-feira (25). Na ocasião, Dino anunciou que a cidade vai ganhar um Restaurante Popular, mais um construído pelo Governo do Estado e reforçando o plano de ampliação desta rede de equipamentos no Maranhão.

“Aqui consolidamos, mais uma vez, o trabalho parceiro com o município. Entregamos estradas, sistemas de água, a pavimentação da avenida principal e temos várias outras metas na cidade. O Governo do Estado sempre trabalhando junto com a Prefeitura de Duque Bacelar”, pontuou o governador Flávio Dino.

Famílias em vulnerabilidade social foram beneficiadas com a entrega de 433 cestas básicas (2,9 toneladas). Para solucionar o problema de falta de água e garantir um abastecimento adequado à população, o governador inaugurou uma Estação de Tratamento de Água, incluindo melhorias na captação. Também inaugurou obras de pavimentação asfáltica e de urbanização de praça e canteiro central.

Outra importante obra entregue foi a reforma do estádio de futebol, homenageando Antônio Vieira Passos, vereador da cidade. A viúva do parlamentar, a aposentada Maria Perpétua do Socorro Passos, agradeceu a iniciativa. “Muito importante, em primeiro lugar, por ele ter nascido aqui e aqui ter formado nossa família. Essa homenagem, com o nome dele no estádio, eu gostei e toda a nossa família. Agradeço muito ao governador, que foi sensível em homenageá-lo”, enfatizou. Antônio Vieira Passos foi vereador no município durante 25 anos e teve seu nome imortalizado no estádio municipal entregue pelo Governo do Estado.

"A sexta-feira (25) foi animada em Duque Bacelar. Junto com o governador Flávio Dino e demais autoridades, estivemos na cidade para garantir novas entregas na área de infraestrutura. Desta vez, o destaque foi a inauguração do novo campo de futebol da cidade, uma obra da Sinfra/MA e que vai garantir aos moradores da cidade a ampliação das práticas esportivas. Espaço completo com gramado, arquibancadas, iluminação e muito mais. Avante!", ressaltou Clayton Noleto, Secretário Estadual de Infraestrutura.

Agência de viagens e companhia aérea respondem solidariamente por danos causados a cliente

 


Uma agência de viagens e uma empresa de transporte aéreo devem responder, solidariamente, por transtornos causados a uma mulher, incidindo em danos materiais e morais. Em ação que teve como partes demandadas a CVC Operadora e Agência de Viagens e a Latam Airlines Group S/A, uma mulher alegou transtornos e prejuízos em viagem a Montevidéu, capital do Uruguai. A sentença foi proferida na 1ª Vara Cível de São Luís.

Na ação, a mulher relatou que, após ter se planejado, utilizou suas economias para firmar contrato com as requeridas, adquirindo passagens aéreas com destino à cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, sendo que partiria no dia 25 de dezembro de 2017, às 2h40 e, chegaria a Montevidéu às 16h35 do mesmo dia. Já na volta, a autora partiria, às 12h, do dia 2 de janeiro de 2018, de Montevidéu, e chegaria a São Luís no dia 3 de janeiro de 2018, às 1h55.

Ressaltou que o pacote de viagem incluía ainda hospedagem, com entrada no hotel no dia 25 de dezembro de e saída em 2 de janeiro de 2018. Contudo, alegou que, no dia 22 de dezembro de 2017, por volta das 21h, suas expectativas começaram a ser frustradas, pois relata que recebeu uma ligação da operadora de turismo CVC, informando que seu voo havia sido alterado e que por essa razão, teriam que ficar mais um dia na capital do Uruguai, pois, seu retorno agora estaria previsto para às 10h05 do dia 3/1/2018, com previsão de chegada em São Luís às 01h55 do dia 4 de janeiro.
 
Quanto à tal situação, a parte autora informou que não lhe foi dada nenhuma oportunidade de acordo e, que, por isso se sentiu lesada, pois a mesma é comerciária e havia se programado para passar os dias de recesso na capital Uruguaia. Entretanto, em razão desse dia a mais no Uruguai, ela iria perder um dia de trabalho, além do que se viu obrigada a arcar com mais despesas, como uma nova diária no hotel e outros encargos, como alimentação, já que as requeridas não quiseram assumir os custos desse dia a mais que a autora estava sendo obrigada a ficar no Uruguai. Daí, entrou na Justiça, entendendo que a situação foi culpa única e exclusiva das requeridas.

Devidamente citada, a Latam sustentou o descabimento da presente demanda, haja vista que a alteração do voo se deu por motivo de força maior. Afirmou que, em razão desse episódio, agiu diligentemente, reacomodando a autora em voo subsequente. Refutou os postulados danos materiais, argumentando que inexiste nexo de causalidade entre os supostos danos aduzidos e a alteração do voo e, no que aos danos morais, argumentou que os fatos narrados não são passíveis de configurar tais danos, uma vez que representam meros transtornos, dissabor e desconfortos não passíveis de indenização.

Já a segunda demandada, a CVC, alegou que o contrato celebrado entre as partes foi formalizado de acordo com os parâmetros legais e que qualquer alteração promovida se deu em decorrência de ato da empresa aérea, não tendo nenhuma responsabilidade sobre a gerência desse ato, não podendo, consequentemente, lhe ser atribuída nenhuma responsabilidade pelos danos alegados pela parte autora. Por fim, refuta a pretensão da parte autora quanto aos danos morais, uma vez que não se fazem presentes os pressupostos da responsabilidade civil.

SOLIDARIAMENTE

“No caso em tela, o fato alegado pela autora e pela ré são relevantes e a prova documental colacionada ao processo basta para a sua demonstração, a produção de outras provas são desnecessárias, estando o processo apto para sentença (...) A jurisprudência é uníssona em assegurar que a operadora de turismo, que comercializa os pacotes de viagens, reponde solidariamente, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, pelas falhas dos serviços que integram o pacote, no caso, as passagens aéreas”, destacou a sentença.

A Justiça entendeu que, no caso em debate, deve-se aplicar a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e, subsidiariamente, os instrumentos do Código de Processo Civil, isto porque resta caracterizado os conceitos de consumidor. “Na hipótese dos autos, em que pese as partes requeridas tenham se proposto a comprovar que a alteração do voo tenha ocorrido por problemas operacionais, é imperioso destacar que não se viu configurado situação de força maior, a ponto de excluir sua responsabilidade civil (...) Na verdade, a situação analisada se caracteriza como um fortuito interno, e, portanto, decorre do risco da atividade desenvolvida pelas requeridas’, esclareceu.

E prosseguiu: “Diante disso, não há dúvidas que as demandadas agiram com descaso e desrespeito, deixando de dar fiel cumprimento ao contrato de transporte que fora entabulado, causando transtornos a passageira com a alteração do voo, fora dos preceitos entabulados na legislação pertinente ao caso”. Por fim, decidiu condenar as demandadas a indenizar, solidariamente, a autora a título de danos materiais no importe de R$ 120,76, bem como a título de danos morais, no valor de 10 mil reais.