sexta-feira, 19 de abril de 2024

Felipe Camarão e comitiva do Governo do Estado vistoria Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e anuncia início imediato das obras de recuperação do espaço

 

Uma comitiva do Governo do Maranhão realizou vistoria no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho nesta quinta-feira (18). Durante a inspeção o governador em exercício, Felipe Camarão, anunciou o início imediato das obras de recuperação do espaço, que durará 18 meses. Na quarta-feira (17), Governo do Estado e o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação técnica para a reforma do espaço.

Além do governador em exercício, Felipe Camarão, participaram da vistoria secretário de Estado de Educação em exercício, Anderson Lindoso; os secretários de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins; de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, Robson Paz; além de representantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA); e da empresa que irá executar as obras. Durante a vistoria foram verificados todos os espaços do centro de criatividade.

O governador em exercício, Felipe Camarão, explicou que o trabalho que vai ser executado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho abrange diversas frentes.

“A primeira é recuperação total da estrutura física do prédio. Do piso ao telhado. As obras de requalificação já começam hoje. A segunda fase do projeto engloba a aquisição de equipamentos modernos para o cinema, o teatro, a sala de dança, o laboratório de azulejaria e demais espaços. Assim, o novo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho será um centro de arte e educação com cursos certificados pelo Iema, formando mão de obra qualificada para atuar nos equipamentos culturais e educacionais do nosso estado”, informou Felipe Camarão.

O governador em exercício, Felipe Camarão, também ressaltou que o acervo arqueológico e literário do espaço está sendo catalogado para ser enviado para um novo local até que as obras de requalificação do centro sejam concluídas.

“Nós constatamos aqui que o patrimônio cultural está preservado. Tanto as peças de azulejaria quanto o acervo bibliográfico estão sendo catalogados para serem acondicionados em um local apropriado para continuação dos estudos e exibição temporária até o fim da reforma do centro”, afirmou Felipe Camarão.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, informou que as investigações para descobrir os autores da invasão ao centro de criatividade seguem em andamento. 

“A Polícia Civil já instaurou inquérito policial para investigar a autoria do crime. No entanto, o levantamento inicial já constatou que o acervo cultural não foi danificado nem furtado. Foram levados fios de cobre, utensílios e objetos de menor valor provavelmente por usuários de drogas. E após a reforma do prédio as polícias Militar e Civil vão seguir atuando para dar toda a proteção, não somente a esse espaço e seus frequentadores, mas como toda a área do entorno”, garantiu Maurício Martins.


Cooperação entre o Governo do Maranhão e o Iphan

Na quarta-feira (17), o Governo do Estado e o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação técnica para a reforma do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

O termo de cooperação cede um projeto já pré-aprovado pelo Iphan pelo PAC Cidades Históricas em 2015. Este projeto está sendo atualizado, incluindo os valores, e contempla toda a reforma do prédio, que será transformado em um centro de arte e educação.

Como centro de arte e educação o espaço voltará a ofertar oficinas e também serão ministrados cursos técnicos, além de atividades práticas de arte e educação a partir da revitalização de todos os espaços do prédio. Os cursos que passarão a ser ofertados no local serão certificados por meio do Iema.

Além do projeto de reforma doado ao Governo do Estado, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho também foi contemplado no PAC Seleções, lançado em 2023 pelo Governo Federal, com projetos complementares que vão garantir os equipamentos essenciais para a modernização do prédio bem como a realização dos cursos e demais atividades culturais e educacionais no prédio. O PAC Seleções contempla projetos de sonorização, acústica, dentre outros.


Preservação do acervo

Parte do trabalho que está sendo executado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho é a catalogação do acervo arqueológico e literário que ficava em exposição no local para estudo pelo público.

O acervo literário foi removido para a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) onde está sendo higienizado e catalogado. Após este trabalho ele será levado para a Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada na Praça Deodoro, Centro de São Luís, para possa ser acessado novamente pelo público. Quando o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho for reaberto o acervo retorna para a Biblioteca Ferreira Gullar, que integra o espaço.

O bibliotecário e doutor em Design da Informação, Edilson Reis, destaca a importância e diversidade do acervo bibliográfico. “Esse acervo é composto por livros de autores maranhenses e da literatura brasileira, catálogos, folhetos, revistas, incluindo revistas científicas, jornais antigos, entre outros. É um acervo bem vasto e bem diverso que vai desde livros e revistas em quadrinhos”, informou.

O local também abriga um importante acervo de azulejos portugueses do século XVIII que eram utilizados para pesquisa no laboratório de azulejaria que produzia réplicas utilizadas nas obras de recuperação do casario histórico de São Luís. “Agora estamos fazendo a catalogação e classificação desse acervo de azulejaria. O acervo aqui é grandioso, pois além das peças, inclui documentos de referência que estão nos ajudando neste trabalho”, disse o arqueólogo, historiador e professor do Iema, Marcos Nascimento da Silva.

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho foi criado em 1980 com a missão de promover ações de caráter educativo abrangendo as áreas das artes plásticas, cênicas e visuais, difundindo talentos, produtos culturais, entre outros. O espaço visa o desenvolvimento pessoal e do potencial artístico, criativo e expressivo do indivíduo, abrindo espaços para comercialização dos seus produtos.

O prédio fica localizado no bairro Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, e é constituído de dois blocos: um, com entrada principal na Rua Marcelino Almeida e saída na Rampa do Comércio (pavimento térreo); o outro, do qual o Centro ocupa a parte do térreo, com oficinas, e o pavimento superior, com serviços administrativos, sendo sua entrada principal na Rampa do Comércio.

O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho é composto pelo Cine Praia Grande, Teatro Alcione Nazaré, pelas galerias de exposição Ambrósio Amorim e Valdelino Césio e a Biblioteca Ferreira Gullar. O centro também realiza cursos, treinamentos, oficinas, projetos especiais, entre outros.

Após novo embate com Bolsonaro, Valdemar contraria ex-presidente e decide que PL irá recorrer em ação contra Moro

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o comandante do PL, Valdemar Costa Neto, travam nos bastidores uma disputa pelo rumo que o partido tomará no julgamento do senador Sergio Moro (União-PR). Após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolver o ex-juiz da Lava-Jato das acusações de abuso de poder político e econômico, Bolsonaro tem defendido que a sigla, autora da ação ao lado do PT, não recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como um gesto simbólico ao eleitorado conservador. Valdemar, por sua vez, anunciou que a legenda vai interpor o recurso à revelia dos pedidos feitos pelo principal correligionário com o objetivo de “defender os interesses políticos” do PL.

Na última segunda-feira, o dirigente havia afirmado ao GLOBO que “sua vontade” era “retirar o recurso”. Na ocasião, Valdemar informou ainda que tentaria negociar com o escritório de advocacia que representa o partido a possibilidade de rever uma multa de R$ 1,2 milhão prevista em contrato no caso de não apresentação de recurso. Ontem, porém, o dirigente mudou de tom:

— Vamos entrar com o recurso no TSE, sim. Essa retirada não ficaria bem para o partido e teríamos que arcar com a multa. Eu entrei com a ação para defender os interesses políticos do partido e seguirei agindo desta maneira. Tenho que defender os parceiros do PL — argumentou Costa Neto.

Nas tratativas internas costuradas via interlocutores, já que os dois estão proibidos pela Justiça de manter contato, Bolsonaro vem alegando que o eleitorado de Moro é o mesmo do PL e que, por isso, não seria interessante fazer parte de uma “narrativa de perseguição” a outro conservador. O ex-presidente argumenta ainda que o PT — como já divulgou o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — vai recorrer da absolvição, o que levaria o caso ao TSE de qualquer modo. O recuo do PL, assim, seria apenas um aceno simbólico a Sergio Moro e a seus eleitores.

Polícia Civil do Maranhão desarticula grupo criminoso por esquema golpista conhecido como “call center do crime”

 

A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (18) para prender envolvidos em uma prática criminosa conhecida como “call center do crime”. Quatro mandados de prisão foram cumpridos e também foi determinado o bloqueio de valores em conta dos alvos na importância de mais de R$ 2 milhões.

Os indivíduos, de acordo com as investigações, fingiam ser funcionários de banco ao entrar em contato com os clientes, pedindo informações adicionais, como senhas e códigos de segurança. Usando persuasão, eles conseguiam induzir os clientes a fornecer esses dados, a realizar operações bancárias, como transferências via PIX, causando grandes prejuízos financeiros.

Além de cumprir os mandados de prisão e de bloqueio de valores, os policiais também apreenderam eletrônicos, cartões de crédito e veículos de luxo, sendo duas motocicletas avaliadas em cerca de R$ 100 mil cada uma e um Honda Civic, os quais aparecem em postagens que os suspeitos faziam em seus perfis nas redes sociais, onde ostentavam viagens e outras experiências bancadas pelo crime.

Outros objetos adquiridos por meio dos golpes aplicados que aparecem em fotos publicadas na internet pelos próprios suspeitos ainda estão sendo procurados, de acordo com a Polícia Civil do Maranhão.

De setembro do ano passado para cá, dezenas de maranhense foram vítimas desse grupo criminoso. “É uma prática que tem se tornado frequente em todo o país. Tivemos várias ocorrências nos últimos meses, vítimas de perderam valores expressivos, de 40 e 60 mil reais, por exemplo”, destacou o chefe do Departamento de Combate aos Crimes Cibernéticos (DCCT), delegado Guilherme Campelo. 

Os quatro presos nesta quarta-feira, entre eles, duas mulheres e dois homens, foram localizados no município de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo. Um outro suspeito, com mandado de prisão em aberto, ainda não foi localizado pelos policiais e é considerado foragido da Justiça.

“A operação segue em curso neste dia de hoje. As investigações também seguirão acontecendo, pois acreditamos que haja mais envolvidos neste esquema”, acrescentou o delegado Guilherme Campelo, chefe do DCCT, que é vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Os envolvidos no esquema podem ser responsabilizados por estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As vítimas, conforme prevê a legislação, devem ser ressarcidas pelos prejuízos que tiveram, com os recursos bloqueados nas contas dos investigados.

Equatorial Maranhão alerta sobre cuidados com cabos partidos, estejam pendurados ou ao solo

 

A Equatorial Maranhão tem como uma de suas principais prioridades a segurança das famílias maranhenses. Nesse sentido, a Distribuidora orienta a população sobre os riscos envolvendo a rede elétrica, compartilhando dicas de segurança e ressaltando medidas de prevenção a acidentes envolvendo eletricidade.

De acordo com um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, em 2023, foram contabilizados 1.026 acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica em todo o estado. Só nos três primeiros meses de 2024, já foram registrados 250 acidentes em todo o Maranhão. A falta de atenção no trânsito, além de trazer riscos para a vida do condutor do veículo, também prejudica a população, pois esses acidentes podem causar o rompimento de fios e cabos de energia elétrica, que ficam pendurados ou sob o solo, trazendo riscos para a população, apesar dos dispositivos de proteção existentes.

Acidentes com postes da rede elétrica podem prejudicar centenas de pessoas, a depender da gravidade da colisão, pois os fios energizados ficam expostos, oferecendo perigo. Além disso, a área também é afetada com a falta de energia, pois o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação, uma vez que, para garantir a segurança de todos, o serviço envolve diversas etapas.

Chuvas intensas no Maranhão

As fortes chuvas que têm atingido o Maranhão neste início de ano, com rajadas de vento e descargas atmosféricas, também podem causar o rompimento de cabos de energia elétrica, necessitando um maior cuidado e atenção por parte da população. Diante deste cenário de enchentes e alagamentos em diversos municípios, a Equatorial Maranhão ressalta algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes:

  • Se estiver na rua e algum cabo de energia cair ao solo, não se aproxime do mesmo, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Isole a área e ligue imediatamente para a Central de Atendimento da Equatorial, no número 116, e para o Corpo de Bombeiros, no 193;
  • Não fique em áreas abertas, como campos de futebol, piscinas, lagos, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo seguro;
  • Em casa, observe se há goteiras perto das instalações elétricas, pois água conduz energia;
  • Desconecte da tomada os equipamentos eletroeletrônicos mais sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
  • Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos nas tomadas, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos;
  • Não faça manutenção em telhados e cercas elétricas por causa do risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;
  • Ao primeiro sinal de alagamento, os eletrodomésticos devem ficar fora da tomada e, se o nível da água subir muito, desligue a chave geral (disjuntor);
  • Em casos de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar e for orientado pelos órgãos competentes.

A Equatorial Maranhão reforça ainda que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa, por meio do telefone 116, para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Tribunal de Justiça do Maranhão lança edital de Concurso Público com salários de quase R$11 mil

 

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lançou, nesta quinta-feira (18/4), o Edital 1/2024, que torna pública a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público para o provimento de cargos efetivos de servidores e à formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

O documento foi assinado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e pela juíza auxiliar de entrância final, presidenta da Comissão do Concurso de Provimento de Cargos Efetivos de Servidores, Lavínia Helena Macedo Coelho.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Concurso Público serão efetuadas exclusivamente pela Internet, no período de 16h do dia 29 de abril de 2024 às 16h do dia 3 de junho de 2024.

Para se inscrever, o candidato ou candidata deverá adotar os seguintes procedimentos: estar ciente de todas as informações sobre este Concurso Público disponíveis na página do Instituto Consulplan www.institutoconsulplan.org.br e acessar o link para inscrição correlato ao certame; cadastrar-se através do requerimento específico disponível na página citada; optar pelo cargo/especialidade a que deseja concorrer; optar pelo município de realização das provas do concurso público; e) preencher o requerimento on-line de inscrição, indicando se deseja a isenção, a concorrência através das vagas reservadas e/ou atendimento especial; concluir a inscrição após a conferência dos dados fornecidos no requerimento on-line de inscrição; imprimir o boleto bancário que deverá ser pago impreterivelmente até a data de vencimento constante no documento.

PROVAS

As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas nos municípios de São Luís, Imperatriz e Caxias.

As provas para os cargos de Analista, Técnico Judiciário – Técnico em Contabilidade e Técnico Judiciário – Técnico em Informática – Software serão realizadas no dia 14 de julho e as provas para o cargo de Técnico Administrativo, no dia 21 de julho.

CARGOS

Os cargos contemplados no edital são: Nível Médio: Técnico Judiciário – Apoio Técnico Administrativo; Técnico Judiciário – Técnico em Contabilidade;  Técnico Judiciário – Técnico em Informática – Software.

Nível Superior:  Analista Judiciário – Analista de Sistemas – Banco de Dados; Analista Judiciário – Analista de Sistemas – Desenvolvimento;  Analista de Sistemas – Governança e Gestão De Tic;  Analista Judiciário – Analista e Sistemas – Segurança da Informação; Analista Judiciário – Analista de Sistemas – Suporte e Rede;  Analista Judiciário – Arquivista;  Analista Judiciário – Contador;  Analista Judiciário – Direito; Analista Judiciário – Estatístico;  Analista Judiciário – Historiador;  Oficial de Justiça.

VAGAS

O edital irá oferecer 41 vagas para os cargos de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Oficial de Justiça, além de cadastro de reserva.

Das vagas reservadas às pessoas com deficiência 

Às pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, no Decreto Federal nº 9.508/2018 e na Lei Estadual nº 5.484/1992 é assegurado o direito de inscrição para os cargos oferecidos neste Edital, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo em provimento. Do total de vagas previsto neste Edital, 5% (cinco por cento) serão reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD).

Das vagas destinadas aos candidatos negros e às candidatas negras 

Das vagas destinadas aos cargos/especialidades e das que surgirem durante o prazo de validade do concurso, 20% (vinte por cento) serão providas na forma da Lei Estadual nº 10.404/2015, Lei Federal nº 12.990/2014 e Resoluções nº 203/2015 e nº 541/2023 do Conselho Nacional de Justiça.

O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de ser preto, preta, pardo ou parda, será realizado por Comissão de Heteroidentificação e observará a Resolução nº 541/2023, do Conselho Nacional de Justiça.

Das vagas destinadas aos candidatos e as candidatas indígenas 

Das vagas destinadas aos cargos/especialidades e das que surgirem durante o prazo de validade do concurso, 3% (três por cento) serão reservadas para os candidatos e candidatas que se autodeclararem indígenas, conforme Resolução nº 512/2023 do CNJ.

REMUNERAÇÃO 

A remuneração básica, bem como os benefícios dos ocupantes de cargos/especialidades são a seguir descritos: Técnico Judiciário: R$ 4.960,21 (vencimento básico), R$ 1.750 (auxílio-alimentação), além de adicional de qualificação;  Analista Judiciário: 9.234,83 (remuneração),  R$ 1.750 (auxílio-alimentação), além de adicional de qualificação; Oficial de Justiça: R$ 7.724  (vencimento básico),  R$ 1.750 (auxílio-alimentação), além de adicional de qualificação.

VALORES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO

Os valores das taxas de inscrição são: Técnico Judiciário (todas as especialidades): R$ 70,00 (setenta reais); Analista Judiciário (todas as especialidades): R$ 100,00 (cem reais); Oficial de Justiça: R$ 90,00 (noventa reais). Todos os candidatos e candidatas inscritos ou inscritas no período de 16h do dia 29 de abril de 2024 às 16h do dia 3 de junho de 2024 que não efetivarem o pagamento do boleto bancário neste período poderão reimprimir o documento, no máximo, até o primeiro dia útil posterior ao encerramento das inscrições (4 de junho de 2024) até as 20h, quando este recurso será retirado do sítio eletrônico www.institutoconsulplan.org.br. O pagamento do boleto bancário, neste mesmo dia, poderá ser efetivado em qualquer agência bancária e seus correspondentes ou através de pagamento on-line.

Homenagem a Michelle Bolsonaro rejeitada no Maranhão

 

A Assembleia Legislativa rejeitou, nesta quinta-feira(18), a concessão da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ à ex-primeira-dama do país Michelle Bolsonaro. 17 deputados votaram contra e 11 deputados votaram favoráveis à homenagem.

Michele Bolsonaro estará neste sábado em São Luís participando de um evento do PL Mulher. Na oportunidade, ela receberá uma medalha da Câmara Municipal de Imperatriz. Já em relação ao título de cidadão maranhense ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Zé Inácio (PT) pediu vista na CCJ em 24horas. A honraria deve ser rejeitada quando colocada em votação no plenário.

Veja como votaram os deputados maranhenses:

PS.: Os deputados Aluizio Santos, Ana do Gás (PCdoB), Ariston Ribeiro (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Edna Silva (Patri) foram contabilizados pela Mesa como votos a favor porque registraram presença na sessão remotamente e não se manifestaram durante a apreciação da matéria. Como a votação foi simbólica, quem permaneceu como estava, votou favoravelmente ao texto.

Votaram contra

Antônio Pereira (PSB)
Arnaldo Melo (PP)
Carlos Lula (PSB)
Florêncio Neto (PSB)
Francisco Nagib (PSB)
Glalbert Cutrim (PDT)
Hemetério Weba (PP)
Janaína Ramos (Republicanos)
Jota Pinto (Podemos)
Júlio Mendonça (PCdoB)
Lenadro Bello (Podemos)
Neto Evangelista (União)
Othelino Neto (PCdoB)
Rafael Leitoa (PSB)
Roberto Costa (MDB)
Rodrigo Lago (PCdoB)
Zé Inácio (PT)

Votaram a favor:
Alan da Marissol (PRD)
Aluizio Santos (PL)
Ana do Gás (PCdoB)
Ariston Ribeiro (PSB)
Cláudia Coutinho (PDT)
Drª Viviane (PDT)
Edna Silva (Patri)
Fabiana Vilar (PL)
Fernando Braide (PSD)
Mical Damasceno (PSD)
Yglésio Moyses (PRTB)

Deputado parabeniza EMSERH pelos nove anos de prestação de serviços em prol da saúde dos maranhenses

 

O deputado Antonio Pereira (PSB)  parabenizou, nesta quinta-feira (18), a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) pelos seus nove anos de existência, destacando sua missão de promover saúde pública com qualidade e eficiência.

O parlamentar lembrou que a EMSERH foi criada por lei votada na Casa, em 2012, mas que, efetivamente, somente em 2014 iniciou seus trabalhos, com apenas quatro unidades, e cresceu a ponto de se tornar a principal propulsora de serviços médicos no Maranhão.

De acordo com Antônio Pereira, a empresa realiza a gestão dos grandes hospitais, de algumas Upas, de policlínicas e de outras instituições na área de saúde pública. 

"No começo, administrava apenas quatro unidades, sem ter uma sede própria, trabalhando numa sala emprestada no prédio da Secretaria de Estado da Saúde, mas adquiriu as condições físicas necessárias para prestar esse grande trabalho em prol do povo do Maranhão", reforçou.

Concurso público

Segundo o parlamentar, em 2018, foi realizado o primeiro concurso público da empresa com a oferta de mil vagas na área assistencial e administrativa, mas terminou convocando 1.538 profissionais, 53,8 % a mais das vagas previstas. 

"Ela está em todas as 19 macrorregiões do Maranhão, inclusive, na nossa região de Imperatriz. Ela faz a gestão dos grandes hospitais daquela cidade, conjuntamente com outras instituições. E exerceu, também, um papel de suma importância nos anos da pandemia de covid, salvando vidas", afirmou.

Por fim, o deputado parabenizou a empresa em nome de seus ex-gestores e dos atuais, fazendo uma defesa especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

"O Brasil oferece ao seu povo o maior plano de saúde pública, o maior do mundo, que é o SUS. Esse grande SUS, que sempre tem protegido o povo brasileiro", disse.