segunda-feira, 24 de junho de 2024

Entidades de Defesa da Mulher voltam a Câmara para pressionar por cassação de vereador denunciado por assédio e estupro

 

Está prevista para esta terça (25), a ida de Entidades de Defesa da Mulher mais uma vez à Câmara de São Luís.

Novamente, as mulheres vão pedir que a Câmara dê celeridade ao processo de cassação do vereador Domingos Paz, denunciado por várias mulheres pelos crimes de assédio e estupro.

As Entidades de Defesa da Mulher devem conversar com os vereadores, principalmente, o Presidente da Casa, vereador Paulo Victor, a procuradora da Mulher, Karla Sarney e os vereadores que compõem a Comissão Processante, Chico Carvalho, Fátima Araújo e Edson Gaguinho.

A atuação da Comissão Processante, bem como a lentidão da Câmara de São Luís, agido com corporativismo no caso Domingos Paz, tem revoltado as Entidades de Defesa da Mulher e a sociedade ludovicense e maranhense como um todo, pela demora em dar uma resposta diante de denúncias tão graves de assédio e estupro que pesam contra o vereador de uma capital. Reveja aqui no Blog Eduardo Ericeira:

https://www.blogeduardoericeira.com/2024/06/caso-domingos-paz-aumenta-pressao.html

https://www.blogeduardoericeira.com/2024/06/enquanto-camara-de-sao-luis-vira-as.html

Arraial da Assembleia se despede com 11 atrações na última noite e deixa saudades

 

O Arraial da Assembleia foi encerrado neste domingo (23), véspera de São João, deixando saudades no público, após quatro noites embaladas pela beleza, alegria e diversidade da cultura popular maranhense. A festança, que foi aberta na quinta-feira (20), no estacionamento da Casa, se despediu com programação que destacou 11 apresentações no tablado, além do conforto, acessibilidade e segurança que são marcas do espaço.

A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), presente em todas as noites, avaliou de forma positiva a iniciativa. “O Arraial da Assembleia foi um sucesso, brincamos com segurança, tranquilidade, acessibilidade, fazendo um São João solidário e, claro, promovendo a cultura do Maranhão, sempre com o apoio dos servidores da Casa, a quem agradeço, e também ao governador Carlos Brandão (PSB), que foi um grande apoiador do nosso arraial”, disse a presidente Iracema Vale.


O deputado e líder do governo no Parlamento, Neto Evangelista (União Brasil), destacou a importância que o Arraial da Assembleia tem no cenário cultural do Maranhão. “A Assembleia abriu suas portas para a população que vem se divertir e participar desta festa, que tem clima familiar, seguro, confortável, preparado pela presidente Iracema Vale com muito carinho. A cidade recebe muitos visitantes nesta época, também porque o governador Carlos Brandão divulgou nossa cultura para o Brasil e o resultado é muito bom”, destacou Evangelista.

O deputado Roberto Costa (MDB) frisou a grande adesão do público ao Arraial da Assembleia. “O Arraial da Assembleia recebeu um grande número de pessoas, tem se consolidado no calendário cultural de São Luís e do Maranhão. Tudo isso pela estrutura disponível, abertura de espaço para o comércio, os empreendedores, além de ser palco para as grandes manifestações da nossa cultura, com participação de grupos de vários municípios. Com o arraial, a presidente Iracema Vale tem fortalecido a nossa cultura e o São João feito pelo governador Brandão”, asseverou Roberto Costa.  


Consolidado

O espaço junino montado pela Alema já se consolidou no calendário cultural do Maranhão, sendo aguardado por muita gente, especialmente por aqueles que apreciam a cultura do estado. Este é o caso da professora Cristina Dourado, que levou a família para ver de perto a programação do último dia de festança.

“Todos os anos eu venho ao Arraial da Assembleia, por ser um espaço seguro e também disponibilizar espaços para crianças e pessoas idosas e com deficiência. Além disto, a programação é sempre muito boa, com tudo o que a gente gosta, que são os grupos de boi e diversos sotaques e danças folclóricas”, disse Cristina Durado, que estava acompanhada pela mãe, o filho e o esposo. 

O Arraial da Assembleia recebeu, nos quatro dias de festança, cerca de 45 grupos folclóricos de São Luís, mas também de diversos municípios do Maranhão. Na programação, foram contemplados bois dos principais sotaques - orquestra, baixada, matraca - danças portuguesas, cacuriá, quadrilhas, companhias de dança e forró, resultando em uma mostra da diversidade cultural do Maranhão.  

Na noite de encerramento, a festa começou com o Forró do Tony que, ao som da sanfona, deu o tom com um repertório que reuniu clássicos do pé de serra. As orquestras dos bois Encanto do Olho d’Água, Pérola dos Lençóis, Estrela dos Lençóis, Novilho do Lençóis, Boi de São Simão e Boi de Morros levaram o público a dançar ao som dos metais e todas, encantando com as coreografias executadas por índias, índios, vaqueiros campeadores e demais personagens da manifestação, originária da região do Munim.

Também se apresentaram a quadrilha Flor e Beija Flor, Dança Country Coração de Peão e, fechando a noite, o batalhão pesado do Boi de Ribamar, este último, representante do sotaque de matraca, fez o público pulsar, deixando saudades e um gostinho de quero mais. 

Além disso, a movimentação foi grande no parquinho infantil, com muitos brinquedos para a criançada, nas barracas de comida típica, na área do programa Mais Renda e do artesanato, e no espaço que recebeu idosos, cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.

Dudu Diniz reúne lideranças e fortalece pré-candidatura à Prefeitura de São José de Ribamar

 

Na manhã deste domingo(23), o vereador e pré-candidato Dudu Diniz, participou de um café produtivo e enriquecedor, no bairro Tropical com apoiadores, afim de debater propostas e unir forças para construir uma nova história em São José de Ribamar.

Uma roda de conversa foi formada e foram debatidos os mais diversos temas que afligem a população, além das necessidade de melhorias para a região e ainda o avanço da pré-candidatura a prefeito, do vereador.

Essa eleição é a mais importante que teremos, estamos lutando contra o sistema, vamos unir esforços, dedicação na nossa pré-campanha, e com determinação, conquistar a vitória, só assim juntos iremos mudar a história da nossa cidade de verdade”, disse Dudu Diniz.

Uma conversa produtiva o pré-candidato destacou a importância de trabalhar em conjunto com os moradores e líderes locais para promover mudanças significativas e positivas na região.

Além do vereador, participaram da conversa o líder Severaldo , o Deputado Jota Pinto, e lideranças da região do movimento que ganha força e caminha para a verdadeira mudança que São José de Ribamar almeja.


Fonte: slzma

Capitã da PM e marido são presos por integrar organização criminosa liderada por Skarlete Mello

 

Uma capitã da Polícia Militar e seu marido foram presos suspeitos de integrarem uma organização criminosa liderada pela influenciadora digital Skarlete Mello. As prisões ocorreram durante a operação ‘Quebrando a Banca’, conduzida pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic).

Segundo as investigações, a capitã era quem fornecia armas da própria polícia para a organização criminosa, enquanto seu marido atuava como segurança da influenciadora. Ele também está sendo investigado por tráfico de armas de fogo e participação em organização criminosa.

Operação Quebrando a Banca

A operação ‘Quebrando a Banca’ teve início em setembro de 2023, focando inicialmente na influenciadora Skarlete Mello, que liderava uma organização criminosa responsável pela divulgação de jogos de azar.

Durante as investigações, foi revelado que o grupo também estava envolvido em outras atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As prisões da capitã da PM e seu marido marcam um importante avanço na desarticulação da organização criminosa liderada por Skarlete Mello.


Fonte: O Imparcial

domingo, 23 de junho de 2024

Câmara e Assembleia emitem nota de pesar por morte do jornalista Djalma Rodrigues

 


A Câmara Municipal de São Luís lamenta, com profundo pesar, o falecimento do jornalista e radialista Djalma Rodrigues, aos 67 anos. Ele estava em tratamento de um câncer gástrico e morreu na tarde deste sábado (22).

Servidor aposentado da Casa de Leis, Djalma tem uma história profissional marcada pela excelência, companheirismo e amizade. Ele trabalhou na Câmara por mais de 30 anos, sempre de forma eficiente e zelosa para levar à população as principais ações desempenhadas pelos vereadores e vereadoras.

Por mais de três décadas, o comunicador construiu uma brilhante trajetória no Legislativo ludovicense e, por 23 anos consecutivos, atuou como diretor de comunicação. Ele assumiu o cargo pela primeira vez na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu na função com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.

A Casa também reconhece o relevante trabalho desenvolvido por Djalma Rodrigues em sua atuação como jornalista, radialista, blogueiro e na produção literária do seu primeiro livro intitulado “O Órfão e o Jornalista”, que estava em fase de publicação.

Em abril de 2023, a Mesa Diretora homenageou o comunicador com o certificado de honra ao mérito pela dedicação em relação aos trabalhos prestados por ele ao longo de sua trajetória no parlamento.

Nossas sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com todos, rogando a Deus que conforte os seus entes queridos.

São Luís, 22 de junho de 2024

Vereador Paulo Victor

Presidente da Câmara Municipal de São Luís

NOTA DE PESAR ALEMA

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente a morte do jornalista Djalma Rodrigues, aos 66 anos, ocorrida neste sábado (22), em São Luís.

Com uma trajetória iniciada em 1979 e marcada pela competência e dedicação à profissão, Djalma Rodrigues deixou sua marca como redator e repórter em diversos meios de comunicação de São Luís, tendo atuado em jornais como O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno, Atos e Fatos e Jornal de Hoje, entre outros. Foi também consultor de Comunicação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e assessor e diretor de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, além de ter prestado relevantes serviços à comunicação da Alema.

Nesse momento de profunda tristeza, nos unimos em oração pedindo a Deus que conforte os corações de seus familiares e amigos.

Jacqueline Heluy
Diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão


Brandão prestigia Arraial da Assembleia e parabeniza Iracema Vale pelo evento

 


O governador Carlos Brandão (PSB) prestigiou, neste sábado (22), a terceira noite do Arraial da Assembleia. Na ocasião, ele parabenizou a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), pelo grande evento junino organizado pelo Parlamento Estadual, que consagra-se a cada ano como um dos melhores do estado, com apresentações diversificadas do melhor da cultura popular maranhense.

“A presidente Iracema está de parabéns por valorizar a nossa cultura popular, com apresentação de grupos de bumba meu boi, shows de artistas locais, numa festa que vale a pena registrar o brilho e a animação com muita gente presente. Vale ressaltar a presença dos carrinhos do 'Mais Renda', gerando dinheiro para os beneficiados nesse período junino", destacou Brandão.

Iracema e Brandão percorreram o arraial e assistiram a algumas apresentações da noite. A presidente do Legislativo maranhense fez uma breve saudação à visita de Brandão ao Arraial da Assembleia e agradeceu ao governador por realizar um grande São João no estado.


“Eu sempre valorizei as festas juninas e temos ampliado a festa nos últimos anos. Mais uma vez, o Arraial da Assembleia é um dos mais esperados pela comunidade, por oferecer as melhores atrações do São João do Maranhão, em um espaço de vivência para as famílias, crianças, idosos, com acessibilidade e segurança, contando com apoio total do governador Brandão”, afirmou Iracema.

No início da noite do sábado, o terreiro junino da Assembleia recebeu a Companhia Batuque, seguida da da Quadrilha Flor do Amor. Em seguida, apresentaram-se o Boi Brilho da Terra (orquestra),  Boi da Floresta (Baixada), Boi da Madre Deus (matraca), Boi da Lua e Boi da Maioba (matraca). Fechando a noite com chave de ouro, o Boi da Matinha e o Boi Barrica entregaram muita animação e energia para o público, que, mais uma vez, compareceu em grande número no espaço.

Novos espaços

Os frequentadores destacam ainda os outros elementos disponibilizados no Arraial da Assembleia para garantir a alegria e a inclusão nos quatro dias de festança, como parquinho infantil para a criançada, o espaço especial para idosos e pessoas com deficiência (PCDs), que podem assistir às brincadeiras com todo conforto. Além disso, para mais acessibilidade, toda a programação no palco é acompanhada por um intérprete de Libras.

Inaugurado Instituto Beneficente Albino Soeiro, em São Luís

 


O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou neste sábado (22), a inauguração do Instituto Beneficente Albino Soeiro (Ibas), entidade filantrópica e sem fins lucrativos localizada no bairro São Cristóvão, voltada especificamente para atendimentos de saúde, visando contribuir com a rede de saúde pública de São Luís.

O projeto é um sonho antigo do radialista esportivo e ex-vereador de São Luís, Albino Soeiro. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), atualmente Soeiro vive em home care (serviço de atendimento domiciliar) para tratar da sua saúde fortemente debilitada.

O sonho de transformar a casa em que Albino morou com a família no bairro São Cristóvão em uma instituição beneficente, foi finalmente materializado pela iniciativa do seu filho, o vereador de São Luís, Octávio Soeiro, e da esposa de Albino Soeiro, a ex-vereadora Bárbara Soeiro.

“Este é um momento muito importante para o bairro São Cristóvão, em que podemos testemunhar a concretização de um sonho, onde o ex-vereador Soeiro transforma a sua própria casa em um instituto de serviço de saúde social, para beneficiar a sociedade, a região e a sua comunidade”, enfatizou o governador Carlos Brandão.

O Ibas foi criado para oferecer atendimentos ambulatoriais nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria, ortopedia, fisioterapia e assistência social. O instituto possui, ainda, um laboratório de análises clínicas, um gabinete odontológico equipado para oferta de tratamentos de órtese e prótese, endodontia e odontologia restauradora em geral. Além disso, o espaço oferece serviços de farmácia básica, contribuindo para melhoria da saúde da população de baixa renda.

Para a inauguração do instituto, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), realizou mutirão com consultas, exames e procedimentos oftalmológicos, destinados a toda a comunidade local.

“Estamos aqui, primeiro, para conhecer como funcionam os equipamentos, os serviços que serão prestados, e, lógico, se a gente puder apoiar ainda mais, nós vamos apoiar, porque em parceria a gente consegue avançar, para servir à população”, reforçou Carlos Brandão.

Filho de Albino Soeiro, o vereador e coordenador do Ibas, Octávio Soeiro, agradeceu o apoio do poder público estadual na abertura do instituto.

“Estou muito feliz em poder dar início aos trabalhos do Instituto Beneficente Albino Soeiro com a presença marcante do nosso governador Carlos Brandão, um homem sensível, que se colocou à disposição para poder fazer parte desse momento e de ajudar, com a mão amiga do governo do Estado, com um mutirão de catarata, pterígio e consultas farmacológicas”, disse Octávio Soeiro.

De acordo com o vereador, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com o mutirão oftalmológico. “A comunidade de toda a região está muito feliz em poder ser ofertado, em parceria do nosso instituto com o governo do Estado, algo importante que resulta de forma benéfica à população da nossa cidade”, completou.

Cuidar de Todos

A sede do Ibas conta com um ambiente amplo e munido de tecnologias que possam receber a comunidade de forma confortável, aconchegante e segura. A Ses apoiou a estreia das atividades do instituto, levando ações do programa estadual Cuidar de Todos para a população que vive no entorno.

O Instituto Beneficente Albino Soeiro (Ibas) fica localizado na Rua Flávio Bezerra, nº 386, no bairro São Cristóvão (ou Tirirical), em São Luís.