quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Governo amplia serviço de Hemodiálise no Hospital Regional de Chapadinha

 


O Governo do Estado segue investindo na expansão da rede assistencial a pacientes nefrológicos. No Hospital Regional de Chapadinha, a ampliação permitiu o aumento na capacidade de atendimento, de 90 para 132. O investimento beneficia pessoas diagnosticadas com insuficiência renal crônica que residem em um dos 13 municípios da região. 

“Até o ano de 2014, o estado contava com apenas 25 máquinas de diálise instaladas no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, funcionando em dois turnos e capacidade de atender 100 pacientes de todo o Maranhão. Após quase oito anos, aumentamos em mais de quatros vezes esse número. Saber que as pessoas estão sendo bem cuidadas e tendo a sua qualidade de vida restabelecida, mostra que estamos trilhando o caminho correto, que é de equidade e justiça”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


Dona Tomásia Palmares da Costa, de 53 anos de idade, natural de Chapadinha, há quatro meses utiliza o serviço de hemodiálise em Chapadinha e é uma das beneficiadas pela transformação que o governo vem promovendo.

“Agradeço a todos que estão cuidando da gente aqui e eu posso ver o amor e carinho dos profissionais. A maioria de nós não tem condição de ir para outro lugar, por isso eu fico grata por cada um que está lutando por nós”, compartilhou. 

Quem também comemorou a expansão na assistência foi José Leão, de 50 anos, natural do povoado Lameiro, em Brejo. “Para mim está sendo ótimo. Agora eu posso sair de casa em um horário mais confortável e também chegar de volta mais cedo”, celebrou o paciente. 

Atualmente, os serviços estão localizados no Hospital Geral da Vila Luizão, no Centro de Hemodiálise São Luís, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e em municípios como Chapadinha, Bacabal, Caxias, Açailândia, Pinheiro, Carutapera, Presidente Dutra e Balsas. A gestão estadual também estabeleceu uma pactuação com o município de Floriano, no Piauí, garantindo atendimento aos mais de 90 pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário