O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), voltou a ressaltar a importância do voto, e ao mesmo tempo, demonstrar preocupação com a possibilidade de aumento da abstenção no 2º turno das eleições.
Brandão fez várias publicações neste sentido no Twitter, ele destacou a importância do voto.
“Se o sistema eleitoral brasileiro nos dá a possibilidade de termos o voto com igualdade de peso para todos, temos todos a mesma força na hora da escolha. Com esse poder nas mãos garantido pela democracia, vamos colocar novamente o país no caminho certo”, destacou.
E completou: “No primeiro turno, o país registrou o maior índice de abstenção desde as eleições de 2018. Foram mais de 32 milhões de brasileiros ausentes. É importante que o máximo de pessoas possível participe. Quanto maior a participação popular, maior a legitimidade de um governo eleito”.
Brandão ainda fez uma reflexão sobre o processo eleitoral: "No dia 30 de outubro o brasileiro vai escolher que caminho seguir. Uma escolha importante e que é de cada um. Nesse momento, me vem à cabeça uma frase que li certa vez e que serve como ilustração: “Quem não se levanta para acender a luz, não pode reclamar do escuro”, escreveu.
O Maranhão foi o estado com a 7ª maior abstenção no 1º turno.
A preocupação de Brandão é a mesma da maioria dos governadores do Nordeste que apoiam o ex-presidente Lula (PT).
Como a região foi a que deu a maior votação proporcional a Lula no 1º turno, a tendência é que uma maior abstenção, principalmente na região Nordeste, favorecesse a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário