Entre os deputados que votaram a favor da proposta estão parlamentares do Maranhão: o casal Josimar Maranhãozinho e Detinha, que se aproximaram do governo Lula, e Junior Lourenço. Outro deputado do PL no estado, Gildenemyr, apesar de ter recebido em um dia emenda parlamentar de R$ 15,5 milhões, se ausentou da votação. A bancada do Maranhão foi a que mais recebeu emendas parlamentares para votar a Reforma Tributária. Os 18 deputados federais maranhenses receberam R$ 171 milhões em emendas e votaram favorável.
Partido com a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 99 parlamentares, o PL marcou posição contrária sobre a Reforma Tributária, aprovada nesta quinta-feira com 382 votos no plenário da Casa. No entanto, 20 integrantes da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro votaram pelo texto. O ex-presidente se empenhou pessoalmente na campanha pelo “não”, uma semana após ser declarado inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veterano no PL, o humorista Tiririca também não seguiu a orientação do PL. Rosângela Reis, escolhida por Michelle Bolsonaro para um cargo dentro do PL Mulher, foi outro nome a votar pelo “sim”. Deputada mais votada pelo Maranhão, Detinha e o marido, Josimar Maranhãozinho, também corroboraram a decisão da maioria da Casa.
Durante encontro na sede do partido, nesta quinta-feira em Brasília, Bolsonaro chegou a dizer que se a sigla votasse junto, a reforma não seria aprovada. O pedido do ex-presidente não foi ouvido. O resultado demonstra uma divisão clara dentro da legenda do ex-presidente e uma perspectiva de que a parte da bancada do PL está ao alcance do governo, ao menos em algumas pautas da Câmara.
Veja os deputados do PL que votaram a favor da Reforma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário