Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a entrega do Ambulatório de Fibrose Cística, localizado no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, beneficiando pacientes de 0 a 17 anos com doenças inflamatórias intestinais e fibrose cística.
Atualmente, existem 42 pacientes mapeados com diagnóstico de Fibrose Cística no Maranhão. Por se tratar de uma doença rara e que cobra atenção quanto à proteção do sistema imunológico, a assistência é realizada de acordo com o tipo de grau identificado por paciente, se positivo ou negativo, a fim de que esses grupos sejam acolhidos de forma separada, evitando assim possíveis contaminações cruzadas.
"Até a inauguração do ambulatório, os pacientes com Fibrose Cística ficavam alocados em outras unidades da rede estadual de saúde, porém, agora, com foco em proteger a saúde dessas pessoas, justamente pela própria baixa imunidade que elas têm, o atendimento foi centralizado, evitando a exposição em ambiente hospitalar e público, garantindo mais segurança médica", explicou a diretora administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maria Rachel Sereno.
Após a inauguração, o secretário Tiago Fernandes também visitou as crianças internadas em leitos de enfermaria do hospital. Na oportunidade, foi realizada a entrega 150 ovos de páscoa.
Recepção
O acolhimento dos pacientes será feito via encaminhamento médico atestando o diagnóstico da doença, apresentação do Cartão SUS e documento de identificação da criança. A marcação de consultas poderá ser feita tanto na recepção do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, como também por meio dos canais de comunicação da SES: Disque Saúde (telefone), no número 3190-9091, no app/site do Procon ou em uma das unidades físicas do Viva.
Após cada atendimento, caso haja necessidade, o paciente receberá também encaminhamento para suporte médico especializado em outras especialidades, incluindo dispensação de medicação via Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME).
A médica pneumologista pediátrica e responsável pelo ambulatório, Jackellyne Macatrão, detalhou que o diagnóstico pode ser feito no Teste do Pezinho. "As crianças que passam por esse teste sem receber o diagnóstico, começamos a levantar a suspeita em casos de pneumonia de repetição, desnutrição ou diarreia crônica. Com tratamento correto e diagnóstico precoce, a expectativa de vida é muito maior, pois garante que essa paciente cresça com o pulmão nas melhores condições possíveis", pontuou.
A doença
A Fibrose Cística possui peculiaridades clínicas, por se tratar de um transtorno hereditário com risco de morte, que danifica os pulmões e o sistema digestivo. A doença afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos ganhem forma espessa e pegajosa, e acabem aderindo a tubos, dutos e passagens.
Os sintomas da doença variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Por isso é necessário o acompanhamento dessas crianças de forma especializada e criteriosa.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência no atendimento materno-infantil (de zero a 14 anos) no estado do Maranhão, ofertando suporte em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, cirurgia infantil e ambulatório de especialidades (cardiologia, dermatologia, endoscopia, gastropediatria hematologia, gastroenterologia, nefrologia, neuropediatria, pneumologia, pediatria, genética e otorrinolaringologia). A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário