terça-feira, 21 de maio de 2024

Policiais militares recebem certificação após instruções do Grupo Tático Móvel e do Batalhão de Motopatrulhamento


Os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Segurança Pública, para qualificar as forças de segurança do estado têm sido contínuos. Neste sentido, cerca de 60 policiais militares concluíram, nesta terça-feira (21), Instruções de Nivelamento de Conhecimento (INC) do Grupo Tático Móvel (GTM) e do Batalhão de Motopatrulhamento. A conclusão dos cursos, coordenados pela Polícia Militar do Maranhão e voltados aos policiais da Grande Ilha, foi marcada por uma solenidade realizada no Quartel do Comando Geral.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, esteve na solenidade de certificação aos policiais militares que participaram das instruções. Ele parabenizou os concludentes e destacou que os cursos são uma forma de ampliar conhecimentos específicos a um maior número de policiais e revelam uma preocupação do estado em preparar o efetivo para os desafios diários.

“Temos realizado vários cursos para preparar os nossos policiais militares com o objetivo de incentivar o aprimoramento das habilidades e conhecimentos de cada um. Desejo que todos utilizem os conhecimentos adquiridos ao longo desses dois cursos para melhorar ainda mais a segurança do povo do Maranhão, combatendo a criminalidade e a violência com máxima efetividade”, destacou.

O subsecretário da Segurança Pública, coronel Marcos Brito, também esteve presente na solenidade, que reuniu, ainda, comandante e subcomandante da Polícia Militar, coronéis Paulo Fernando e Nilson Ferreira, respectivamente, entre outros oficiais e praças.

A INC de Motopatrulhamento foi ministrada pelo 1º BMT (Batalhão de Motopatrulhamento) e teve como participantes policiais militares do 9º e do 20º BPM (Batalhão de Polícia Militar), somando 28. Já a I INC para o GTM foi conduzida pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e teve como alvos 35 policiais dos Comandos de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM’s) Leste e Sul. Ambas tiveram duração de cerca de duas semanas.

“Os curso capacitaram, ao todo, 63 policiais militares para atuarem nas mais diversas ocorrências, em especial aquelas de maior complexidade. Deixo registrado o meu agradecimento ao BOPE e ao 1º BMT pelas instruções. Que todos continuem a servir com honra, coragem e determinação”, enfatizou o coronel Paulo Fernando Moura, comandante da Polícia Militar do Maranhão.

Na INC do GTM, foram abordadas disciplinas que versam sobre doutrina de patrulhamento tático motorizado, táticas individuais, patrulhamento em áreas de alto risco, tiro tático policial, noções de instrumentos de menor potencial ofensivo, dentre outras. Já a INC de Motopatrulhamento possibilitou aos participantes conhecimentos indispensáveis para a utilização segura, eficiente, eficaz e efetiva das motocicletas.

“Essas duas grandes equipes de policiamento especializado [GTM e Motopatrulhamento] vão estar atuando nas ruas após terem os conhecimentos específicos e técnico de abordagem e condução de ocorrências na rua. Isso vai nos trazer um grande benefício, vai nos trazer uma grande potencialidade no nosso policiamento para combater a criminalidade em nossa capital”, pontuou o comandante da Diretoria de Ensino da Polícia Militar, coronel Márcio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário