sábado, 22 de junho de 2024

Enquanto Câmara de São Luís virá às costas para vítimas de Domingos Paz; Silvana Noely segue firme em sua posição

 


A Câmara de São Luís é formada por 31 vereadores e certamente a vereadora Silvana Noely tem sido a mais sensível em relação a uma pauta que é acompanhada com muita atenção pela sociedade ludovicense. 

O caso Domingos Paz, um vereador denunciado por estupro e assédio, e aí muitos pontos devem ser analisados. O vereador é denunciado desde 2022, Domingos Paz é denunciado por várias mulheres e por crimes graves, assédio e estupro. E mesmo assim, o parlamentar denunciado segue legislando normalmente, como se nada estivesse acontecendo a cerca de dois anos. É uma situação no mínimo delicada, como um legislador vai exercer o seu papel em pautas a favor de mulheres e crianças, sendo denunciado por estupro e assédio, mas parece que só a Câmara de São Luís não enxerga isso.

Mas façamos justiça. A vereadora Silvana Noely de longe é a que tem buscado de fato a Justiça, perante provas e relatos tão contundentes de mulheres, crianças, jovens, que denunciaram e denunciam por estupro e assédio Domingos Paz. 

Mas é fato também que mesmo passado tanto tempo é perceptível o esforço por parte de alguns vereadores; e antes tarde do que nunca. 

Vereadores como Marcial Lima, Aldir Júnior, Coletivo Nós deram prosseguimento ao processo envolvendo o afastamento, e consequente cassação de Domingos Paz. Astro de Ogum e Francisco Chaguinhas atuaram com mais corporativismo.

Por falar em corporativismo, o processo agora está nas mãos de Chico Carvalho, Fátima Araújo e Edson Gaguinho, sem data prevista para levar o parecer ao plenário para decisão dos demais vereadores, e o pior, parece estarem agindo também com corporativismo em um capítulo triste para a história de São Luís. A manutenção de um vereador denunciado por estupro e assédio por várias mulheres. 

A vereadora Silvana Noely se manifestou a respeito de tudo o que vem acontecendo, com uma postura firme e sabedora que o seu trabalho está sendo realizado de forma séria em defesa de crianças e mulheres. 

Nota de Esclarecimento e Repúdio

Devido às inúmeras mensagens e abordagens sobre o caso do vereador acusado de estupro, assédio e corrupção passiva, informo que:

- Estou tranquila, pois confio primeiramente em Deus, e Ele sabe da verdade.

- Compareci à oitiva quando chamada, e a suposta vítima também aceitou e foi mais uma vez ouvida.

- As duas testemunhas dele não compareceram e se recusam a participar.

- Além da defesa jurídica dele, há um vereador que está fazendo o papel de advogado, o que me lembra até o nome de um filme.

- A estratégia agora é a mais bizarra de todas: estão insinuando que, além de eu pagar a suposta vítima para mentir, ela, assim que saiu da casa do vereador onde trabalhava como babá do filho dele, foi trabalhar como doméstica na minha casa. UM ABSURDO! 

Mas nada me espanta e é mais nojento do que ver um vereador da comissão descaradamente fazer o papel de defensor dele.

São tantas mentiras infundadas que dá até preguiça!

Ela saiu da casa dele em fevereiro de 2022 e me conheceu pessoalmente oito meses depois de sair de lá.


Na foto acima duas vereadoras, Fátima Araújo e Concita Pinto que nunca demonstraram interesse em procurar saber notícias das vítimas de estupro e assédio que denunciam Domingos Paz, também na foto, todos de mãos dadas. Também no registro Edson Gaguinho que vem defendendo o vereador denunciado e o Presidente da Câmara, vereador Paulo Victor que adota a mesma postura. 

O Blog Eduardo Ericeira apurou que Edson Gaguinho age em total defesa a Domingos Paz, não se atendo aos fatos. Fátima Araújo mesmo sendo mulher, também tem um comportamento na Comissão Processante em defesa do vereador denunciado, não não se atendo aos fatos relatados, justamente por mulheres que denunciaram Domingos Paz por assédio e estupro. Fátima Araújo dessa forma ignora as denúncias para defender o parlamentar denunciado. O Blog Eduardo Ericeira apurou ainda que, o Presidente Paulo Victor estaria coordenando o passo a passo da Comissão Processante e a ideia do Chefe do Legislativo é inocentar Domingos Paz, ou seja, se o presidente da Casa Legislativa estaria ignorando denúncias tão graves contra o colega parlamentar, os demais vereadores também não estariam fazendo muito esforço para fazer Justiça pelas vítimas de estupro e assédio, Fátima Araújo é um exemplo. 

Chico Carvalho mesmo parecendo o que ainda quer dar uma resposta a sociedade, age com lentidão e vai ‘empurrando com a barriga’, não dando andamento ao processo que de fato era o que a sociedade aguardava, postura também que será cobrada no futuro.

Dessa forma, Chico Carvalho, Edson Gaguinho e Fátima Araújo podem esperar que o futuro saberá dar a resposta diante dessa conduta em meio a denúncias tão sérias, crianças, jovens e mulheres que confirmam o assédio e estupro praticado pelo parlamentar.

Outras vereadoras também pouco ou nada se manifestam a favor das vítimas, olhando mais para o vereador denunciado por assédio e estupro, caso de Karla Sarney que aparece na foto ao lado de Domingos Paz, e ainda Rosana da Saúde, que é outra vereadora e que nunca se solidarizou as vítimas que denunciam o seu colega de parlamento, pelo menos nenhum manifestação pública na Câmara. 

Na foto também o vice-presidente da Câmara de São Luís, Francisco Chaguinhas, outro defensor de Domingos Paz, assim como o Presidente da Casa, o vereador Paulo Victor.

Pasmem-se caros leitores, mesmo com todas essas denúncias o vereador Domingos Paz continua atuando, legislando em uma capital de um estado, com o aval da Câmara de São Luís, que ficará marcada por esse capítulo sombrio na mente dos eleitores, e principalmente, eleitoras ludovicenses. 

Dito isso, agora em 2024, não só os eleitores, mas a sociedade como um todo, lembrará dessa legislatura, que ficará marcada por defender um ‘colega parlamentar’ denunciado por crimes tão nojentos, que é o estupro e assédio, nem uma nem duas, mas várias denúncias. 

Um tapa na cara da sociedade, uma falta de respeito às crianças e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário