sexta-feira, 21 de junho de 2024

Governo garante assistência a crianças e adultos com Unidade de Tratamento de Queimados


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 149 pacientes atendidos no primeiro ano da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), instalada no Hospital da Ilha, em São Luís (MA). No total, 104 adultos assistidos e 45 crianças.

"Comemoramos o primeiro ano de funcionamento da UTQ, esse que é um serviço único no estado e que salvou a vida de dezenas de maranhenses. Conversamos com pacientes e conhecemos a história deles e de como a unidade foi e tem sido fundamental para a restauração da saúde, devolvendo-os a seis familiares com segurança", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A UTQ fica localizada no segundo andar do Hospital da Ilha. Com 19 leitos, sendo dois de isolamento, a unidade conta também com uma sala de balneoterapia para realização de banhos em grandes queimados, e uma sala de cinesioterapia para reabilitação de funções motoras do corpo.

No setor, uma equipe multiprofissional faz o acolhimento de pacientes admitidos por queimaduras decorrentes. Entre eles estão médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, estomaterapeutas, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistente social.

Atualmente a UTQ encontra-se com 10 pacientes internos, sendo 10 adultos e duas crianças, dois destes estão em leitos de UTI Cirúrgica destinados a pacientes com grandes queimados. “Estamos comemorando o primeiro ano de funcionamento da UTQ, que foi um ganho para a população maranhense, sobretudo uma conquista das nossas equipes que se doam diariamente no atendimento e no cuidado a esses pacientes", pontuou a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário