terça-feira, 2 de julho de 2024

CASO DOMINGOS PAZ: Edson Gaguinho faz corpo mole, Chico Carvalho quer dar celeridade e Fátima Araújo finalmente reage

Para esta segunda, 1º de julho, estava previsto o andamento dos trabalhos na Comissão Processante da Câmara de São Luís, que avalia o processo de cassação contra Domingos Paz, denunciado por várias mulheres pelos crimes de assédio e estupro.

O Blog Eduardo Ericeira tem acompanhado a situação de perto, isso desde de 2022, quando a primeira denúncia surgiu contra Domingos Paz. Na sequência, ao longo do tempo, foram várias outras.

O que o blog apurou é que o Presidente da Comissão, o vereador Chico Carvalho de fato quer dar celeridade ao processo e levar a plenário.

Fátima Araújo, relatora do processo, finalmente nesta segunda, mesmo chegando atrasada a reunião da Comissão, teria cobrado uma postura de mais respeito por parte dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo grupo.

Fátima demonstrou em seu pronunciamento mais recente seriedade e isenção quando criticou Domingos Paz e Edson Gaguinho, aliados de primeira linha. O primeiro em postura que visa obstruir a instrução do processo e em comportamento arredio à demonstrar fragilidade na aparente pseudo inocência e o segundo como atuando de forma contumaz, como verdadeiro advogado do acusado, e também, com o fito de obstruir a marcha processual que apura CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL.

Edson Gaguinho, membro da Comissão, sequer deu às caras na reunião desta segunda. Não apareceu no encontro e demonstrou aquilo que se sabe de bastidor, que Gaguinho apoia o colega vereador denunciado por assédio e estupro, e não estaria de fato disposto a fazer Justiça em nome de várias mulheres que denunciaram Domingos Paz.

O vereador denunciado deve prestar depoimento na Comissão ainda esta semana, pelo menos essa é a previsão. Caso isso não ocorra, em um curto prazo, a pressão só deve aumentar em cima da Comissão Processante, e consequentemente, a Câmara de São Luís, por adotar uma postura de defesa a um denunciado por estupro e assédio. 

A defesa de Domingos Paz tem adotado a tática de protelar ao máximo possível a oitiva do denunciado, só que a Comissão ao que tudo indica deve levar a votação da cassação de Domingos Paz a plenário ainda este mês, antes do recesso.

Caso isso não aconteça, Chico Carvalho, Fátima Araújo e Edson Gaguinho estarão na linha de frente da cobrança por parte das Entidades de Defesa da Mulher e da Criança e Adolescente.

Para além disso, a cobrança por parte da sociedade ludovicense, que aguarda há anos por uma resposta da Câmara de São Luís, diante de denúncias tão graves envolvendo um membro da Casa Legislativa, denunciado por crimes tão graves e bárbaros, tão repudiados pela sociedade, que são o estupro e o assédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário