Duas pessoas foram presas em flagrante por receptação qualificada nesta terça-feira (26), durante uma fiscalização da Polícia Civil no comércio informal no Centro de São Luís. Com os presos, foram apreendidos quatro aparelhos celulares com registros de irregularidade.
A ação, parte do programa Meu Celular de Volta, ocorreu em bancas localizadas na região central da capital maranhense, que comercializam celulares seminovos.
De acordo com a Polícia Civil, a fiscalização tem como objetivo garantir que dispositivos de procedência duvidosa não sejam revendidos. A operação também visa reduzir a circulação de aparelhos furtados, roubados ou perdidos, além de conscientizar os comerciantes sobre a importância de revender produtos com origem comprovada.
Durante a operação, os policiais também repassaram informações aos comerciantes sobre as transações realizadas com fornecedores e consumidores, além de orientações sobre os riscos e as consequências legais de negociar produtos sem origem comprovada.
Quem revende ou adquire celulares de origem ilícita pode ser responsabilizado por diversos crimes, sendo o mais comum a receptação.
Os dois suspeitos, que estavam na mesma banca fiscalizada, foram levados para a delegacia, autuados por receptação qualificada e permanecem à disposição da Justiça. Os celulares apreendidos serão submetidos à perícia e devolvidos aos proprietários legítimos.
Programa Meu Celular de Volta
O programa Meu Celular de Volta é uma iniciativa da Polícia Civil, que já intimou mais de 2 mil pessoas e recuperou mais de 500 celulares. Destinado a vítimas de roubo, furto ou perda de celulares, o programa solicita o registro de Boletins de Ocorrência com informações sobre o número de IMEI dos aparelhos.
Além de realizar intimações de quem estiver com celulares de origem ilícita, a Polícia Civil tem intensificado operações para cumprir mandados de busca e apreensão. Essas ações buscam recuperar aparelhos furtados ou roubados, identificar envolvidos na cadeia de receptação e desarticular esquemas organizados.
Fiscalizações também são realizadas em estabelecimentos comerciais, como lojas e bancas de eletrônicos, para verificar a procedência dos produtos. Durante essas inspeções, os policiais analisam documentos, notas fiscais e registros dos aparelhos à venda, além de orientarem os comerciantes sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário