O governador Carlos Brandão esteve em Brasília (DF), na quinta-feira (28), para participar da XV Reunião do Fórum Nacional de Governadores. O encontro contou com a presença de representantes do Governo Federal, o que possibilitou debates que proporcionarão avanços estratégicos nas áreas da segurança pública, segurança alimentar e saúde.
“Estamos debatendo pautas importantíssimas para o nosso estado, como é o caso da segurança pública. Está aqui presente o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, discutindo um projeto que vamos encaminhar para o Congresso Nacional, naturalmente com a ciência dos governadores e do Governo Federal”, destacou Brandão.
Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o comprometimento dos governadores foi fundamental para avançar nos debates. Ele ressaltou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública no combate à criminalidade. Entre outros pontos, a proposta prevê o Sistema Único de Segurança Pública, a consolidação do Fundo Nacional da Segurança Pública e a atualização das competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Tivemos uma reunião extremamente profícua, positiva, em que compareceram quase todos os governadores e vice-governadores dos Estados, além dos secretários de Segurança. O primeiro consenso a que chegamos é que precisamos, sim, de uma PEC e que precisamos enfrentar com inteligência cruzada as facções criminosas mediante uma operação sistémica”, ressaltou o ministro.
A reunião também contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, delegado Maurício Martins.
Bons exemplos
Além de apresentar demandas para mais avanços das ações e políticas públicas na área da segurança alimentar e saúde, respectivamente, com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Nísia Trindade Lima (Saúde), o governador Carlos Brandão compartilhou experiências que renderam resultados positivos no Maranhão.
“Nós já avançamos muito e conseguimos tirar 920 mil pessoas da pobreza e extrema pobreza, e vamos lançar um grande programa que é o Maranhão Sem Fome, que vai retirar mais pessoas dessa situação. Também trocamos experiências com a ministra Nísia Trindade e apresentamos as demandas do nosso estado”, frisou o governador Carlos Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário