A Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) foi destaque no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado no dia 14 de abril em Salvador (BA), durante a mesa temática “Inovações em Sensoriamento Remoto Aplicadas à Agricultura Digital: Monitoramento, Gestão e Sustentabilidade”. O evento, considerado um dos mais relevantes da América Latina no campo das geotecnologias, reuniu especialistas de todo o país para discutir as aplicações de tecnologias avançadas na agricultura e na gestão territorial.
Representando a Sefaz-MA, o auditor fiscal Gustavo Victório apresentou os resultados do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (Sifma), ferramenta inovadora que vem sendo utilizada para estimar a produção agrícola com base em imagens de satélite, inteligência artificial e geotecnologias. O sistema é responsável por cruzar essas informações com dados fiscais, permitindo à Sefaz identificar irregularidades e aplicar autuações com base em evidências técnicas.
Durante sua exposição, Gustavo destacou os impactos concretos do Sifma na fiscalização tributária e na arrecadação do estado, evidenciando casos em que a tecnologia permitiu detectar subdeclarações de produção agrícola e realizar autos de infração pioneiros com base em sensoriamento remoto.
Desenvolvido com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tecnologia da Visiona Tecnologia Espacial, o Sifma também conta com importante apoio técnico da Embrapa, que contribuiu para a validação dos modelos utilizados.
O projeto foi apresentado como exemplo de como as geotecnologias, aliadas à inteligência artificial e big data, podem ser aplicadas de forma estratégica não apenas na gestão da produção agrícola, mas também em áreas como a arrecadação tributária e o controle ambiental, alinhando inovação, eficiência e sustentabilidade.
O Sifma está atualmente alocado na Unidade de Mercadorias em Trânsito, e tem como equipe responsável o auditor fiscal Gustavo Victorio e o agente fazendário Victor Hugo Rabelo, ambos à frente do desenvolvimento e aplicação da plataforma.
A participação no evento reforça o papel de protagonismo do Maranhão no uso de tecnologias avançadas para a gestão fiscal e ambiental, servindo de referência para outros estados e para instituições de pesquisa em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário