terça-feira, 5 de agosto de 2025

Compras de última hora movimentam comércio na semana do Dia dos Pais

Pesquisa da Fecomércio-MA aponta que aproximadamente 40% dos consumidores não têm dia fixo para ir às lojas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) divulgou mais um recorte da Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, com foco nos dias preferidos para as compras, canais on-line e celebrações.

Os dados revelam que 39,8% dos consumidores não têm um dia fixo para fazer compras, o que pode favorecer ações promocionais nos últimos dias que antecedem o Dia dos Pais. Entre os que definiram um dia, quarta-feira (15,7%) aparece como o mais citado, oferecendo pistas sobre o melhor momento para ativar campanhas de mídia, descontos e lançamentos nas lojas.

Já em relação ao comércio eletrônico, os dados ainda mostram uma participação discreta: 4,5% dos entrevistados pretendem realizar compras online. No entanto, o e-commerce revela padrões de consumo distintos. Enquanto as mulheres concentram suas compras digitais em vestuário (54,5%), calçados (33,3%), perfumes (34,6%) e livros (20,5%), os homens preferem passagens aéreas (34%) e eletrônicos, como smartphones/tablets (23,1%) e notebooks, (10,9%), indicando que há oportunidades específicas para nichos de mercado.

No aspecto simbólico da data, 44,4% dos consumidores afirmaram que irão comemorar o Dia dos Pais, sendo a residência o principal local de celebração (71,9%), seguida por restaurantes (17,7%). As opções igrejas, shopping centers ou cinemas, praias ou clubes e viagens apresentaram percentuais menores. A intenção de comemorar está mais presente entre pessoas com maior renda (69,5%), ensino superior (51,7%) e acima dos 36 anos (46,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário