sábado, 5 de maio de 2018

Prefeitura em parceria com o Governo do Estado assina ordem de serviço para reforma de mercados em São Luís

Serão reformados os mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba; no mesmo evento foram entregues também insumos destinados à agricultura familiar, barracas com a nova padronização das feiras livres de São Luís e fardamentos novos para os feirantes



O prefeito Edivaldo assinou, nesta sexta-feira (4), ordem de serviço para a execução de obras de reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba, feiras da capital que há mais de quatro décadas não passavam por qualquer intervenção em suas estruturas. 
A ação é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. Representando o governador Flávio Dino, a secretária estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina, participou do ato, oportunidade na qual anunciou também as obras de melhorias em outros dois mercados na capital: do Cohatrac e do Ipem São Cristóvão. As ações contam com a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
Na ocasião, o prefeito Edivaldo também fez a entrega de 100 das cerca de 300 barracas com a nova padronização das feiras livres de São Luís; fardamentos novos para os feirantes; distribuiu cinco toneladas de sementes de feijão e hortaliças aos agricultores dos polos agrícolas da Ilha e entregou kits de manipulação de carnes para auxílio no abatimento de animais, sendo 57 ganchos, 37 afiadores e 23 botas. Os kits vão beneficiar integrantes da Cooperativa de Trabalhadores de Carne de São Luís (Coocarne).
No evento, várias autoridades estiveram presentes, entre elas o deputado federal Weverton, que destacou a ação como mais um importante trabalho fruto da parceira entre Prefeitura e Governo visando o desenvolvimento do setor agrícola e de estímulo à produção e à comercialização nas feiras e mercados da capital. "Celebramos aqui mais uma importante parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, em favor da melhoria de nossas feiras e mercados, que desenvolvem atividades extremamente importantes para a dinamização da economia do município. Além disso, a ação vai impactar na melhoria das condições de trabalho dos feirantes, proporcionar ambientes mais salubres e atrair um número maior de consumidores aos novos espaços reformados", afirmou Weverton, que na ocasião ainda destacou os vários incentivos destinados por ele a agricultura familiar. Como a destinação de emendas para compra de patrulhas agrícolas e a entrega a família de agricultores no interior do estado. Foram dezenas de municípios beneficiados a partir da sensibilidade e do trabalho do deputado Weverton.



A titular da Secid, Flávia Alexandrina, destacou a reforma dos mercados do Bairro de Fátima e da Macaúba como dois importantes projetos para impulsionar as vendas e promover melhorias gerais em duas das mais antigas e importantes feiras da capital, com quase meio século de atuação no mercado local. "Com as obras desses mercados, a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado avançam na implementação de políticas públicas de incentivo à produção agrícola e no respeito aos trabalhadores que atuam na área, proporcionando-lhes condições mais dignas de trabalho, garantindo melhor infraestrutura e transformando esses espaços mais atraentes aos olhos dos consumidores", observou Flávia Alexandrina.

REFORMAS

Segundo a secretária, os projetos de reformas de ambos os mercados contemplam melhorias totais na estrutura predial das feiras, com reforma dos boxes, troca das instalações elétricas e hidrossanitárias, troca dos forros, reforma dos banheiros, novo piso, pintura, rampas de acesso a pessoas com deficiências, entre outros serviços que vão refletir na melhoria da salubridade no local e proporcionar melhor aspecto aos espaços.


Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para reforma dos mercados e entrega dos insumos agrícolas, o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, pontuou os benefícios que os investimentos vão proporcionar ao setor. "São incrementos significativos que têm contribuído sobremaneira para alavancar a agricultura local, proporcionando a todos os envolvidos uma melhor infraestrutura de trabalho e produção", observou o titular da Semapa.


O secretário destacou ainda outras políticas de desenvolvimento implementadas no setor. Segundo ele, só no ano passado foram entregues mais de 20 toneladas de sementes de grãos e hortaliças e investidos mais de 1,5 milhões na concessão de implementos agrícolas, para fazer com que a produção tenha todo o aparato tecnológico e a infraestrutura necessária para a ampliação do setor, inclusive em parceria com instituições importantes de pesquisa e assistência técnica, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, entre outras.
Participaram do ato o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Edjailson Sousa; os deputados federais Weverton e Rubens Pereira; os vereadores Raimundo Penha, Pavão Filho, Marquinhos e Beto Castro; os secretários municipais Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), Natália Mandarino (Adjunta de Saúde), entre outras autoridades locais, e claro, várias famílias de produtores rurais e feiriantes que residem na capital São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário