quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Operação Férias é concluída sem afogamentos nas praias de São Luís


Durante o último mês de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), desenvolveu a Operação Férias Julho 2018. O objetivo foi intensificar as ações contra acidentes nas principais praias de São Luís.


No mês de julho, por conta das férias escolares e a presença de turistas na capital, são fatores que contribuem para o aumento do fluxo de banhistas, o que possibilita maiores chances de ocorrências.


Ao longo de trinta e dois dias, guarda-vidas reforçaram a vigilância e desencadearam um conjunto de ações preventivas para aumentar a segurança nas praias, diminuindo as situações de risco de afogamento e outros acidentes. “Não tivemos registro de afogamentos nessas férias, realizamos um trabalho intenso de prevenção com 3911 abordagens, alertando os banhistas que se afastavam da linha de arrebentação e os pais que deixam de supervisionar de perto a movimentação das crianças. Buscamos orientar também os grupos de pessoas que chegavam nas praias, sobretudo os turistas que não conhecem nosso ambiente”, destacou o tenente Freire, chefe da seção de operações do BBMar.


A “Operação Férias”, aconteceu nas praias de São Marcos, Calhau e Meio, na capital maranhense, e na praia do Araçagi, em São José de Ribamar, área que compõe a Região Metropolitana. Ao todo, atuaram nas ações desencadeadas durante a operação, 95 bombeiros. Nos bares e restaurantes, foram distribuídos panfletos educativos e pulseirinhas de identificação para as crianças. Também foram empregados quadriciclos, viaturas e embarcações que auxiliaram no trabalho dos guarda-vidas por toda a orla.


“Esse trabalho dos guarda-vidas é extremamente importante, sempre que estou por aqui observo as orientações deles na beira da praia, comentou o senhor Ricardo Martins de 46 anos que passeava com a esposa e a filha pela areia.


Dicas para evitar acidentes e transtornos durante um passeio à praia:

1 – Nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas;
2 – Antes de entrar na água, consulte o guarda-vidas sobre as condições para banho ou prática de esporte;
3 – Evite contato com qualquer forma de vida marinha;
4 – Não mergulhe em águas desconhecidas e/ou profundas;
5 – Crianças devem sempre ficar no raso e próximo de adultos – Dê atenção 100% ao seu filho;
6 – Evite ingerir bebidas alcoólicas ou comer em demasia antes e durante o banho de mar, rios e piscinas;
7 – Em caso de chuva ou raios, deixe a praia imediatamente;
8 – Não se jogue ao entrar na água, entre no mar caminhando normalmente;
9 – Nunca simule afogamento;
10 – Evite nadar sozinho;
11 – Respeite as sinalizações visuais e sonoras dos guarda-vidas;
12 – Não jogue lixo nas praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário