sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Comunidades escolares fazem festa para receber escolas revitalizadas no Baixo Parnaíba


Esse sonho, creio que não foi só de uma geração de agora, mas de uma geração que já passou e que não teve a oportunidade de estudar em um lugar adequado. E a minha geração teve a sorte de poder usufruir dessa nova realidade na educação do nosso estado. Isso graças às nossas autoridades que se preocuparam em criar condições dignas para melhorar e aperfeiçoar o estudo do aluno”, disse o estudante Nadson Andrade, do Centro de Ensino Francisco Macatrão, na cidade de Brejo.


A entrega do Centro de Ensino Francisco Macatrão revitalizado e que ganhou a construção do muro e da fachada, na cidade de Brejo, aconteceu nesta quinta-feira (23). Com investimentos na ordem de R$ 300 mil, a escola recebeu reparos na estrutura da cobertura, piso, banheiros, pintura geral e, principalmente, a construção da fachada padrão, passarela e muro, que a comunidade escolar mais desejava, porque sem o muro se sentia insegura.


“Quando o governador Flávio Dino e eu inauguramos a escola em 2017, nos comprometemos que assim que possível construiríamos o muro, a fachada e passarela. Compromisso assumido e cumprido. Estamos felizes porque sabemos que a comunidade escolar está feliz. E voltaremos em breve para inaugurar o CE Cândido Mendes que está sendo reformado”, destacou Felipe Camarão.


“Nós estamos felizes com essa parceria com o Governo do Maranhão. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino por tudo o que tem construído em Brejo, obras do estado em parceria com o município. Hoje estamos aqui unidos pela educação com a entrega da obra de revitalização desta bonita escola, que beneficia a juventude de Brejo”, disse o prefeito de Brejo, Zé Farias.


“A construção do muro, da fachada e da passarela era compromisso do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão. E hoje estamos aqui, juntos entregando essa obra de grande importância para a comunidade escolar de Brejo. A gente vê que a comunidade escolar está muito feliz e grata”, disse o ex-deputado estadual Marcos Caldas.
A obra está beneficiando 335 estudantes com uma estrutura digna, segura e acolhedora. Para os estudantes e professores, o momento merece comemoração e agradecimentos pela Escola Digna de verdade.


“A comunidade escolar se sente muito honrada e satisfeita com essa revitalização e com uma escola tão bonita, como está atualmente o CE Francisco Macatrão. Na história do Maranhão nunca se viu um governador que reformasse e construísse tanta escola, e também que se preocupasse com a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Ao mesmo tempo, que nunca se viu um secretário tão acessível e atuante como é o nosso secretário. Gratidão aos dois”, destacou Vicente de Paula Soares, gestor da escola.


“Quando a escola ‘tá’ assim estruturada, bonita, estimula muito mais os alunos a quererem estudar. A gente só tem que ter cuidado, não riscar, cuidar ‘pra’ que ela fique sempre bonita”, disse a estudante Anne Kévylin Silva.


Santana do Maranhão


A festa do Escola Digna continuou em Santana do Maranhão, onde o Governo Flávio Dino também entregou mais uma escola revitalizada, o Centro de Ensino São Francisco. “A escola climatizada fará total diferença na qualidade de nossas aulas. Antes, era difícil permanecer em sala porque o calor era insuportável. Com a escola revitalizada, obtivemos mais conforto e segurança e agora teremos as condições necessárias para alcançarmos resultados mais expressivos nas avaliações”. As palavras otimistas foram proferidas pela estudante do 3º ano, Lara Tamyres.
Em maio, o centro de ensino participou das provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e ficou em 1º lugar entre as escolas da regional do Baixo Parnaíba.
Tamyres expressou, ainda, muita gratidão pela ação do Governo do Maranhão e se disse muito feliz pelos serviços de melhorias realizados no centro de ensino. “Agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, por eles terem nos presenteados com essa escola revitalizada. Os estudantes de Santana do Maranhão serão sempre gratos por tudo que está acontecendo aqui hoje”, finalizou.
A estrutura escolar recebeu investimentos na ordem de R$ 324.847,54, que garantiram a construção do muro e fachada padrão, cobertura da passarela de acesso, execução de grades de ferro, piso cimentado de calçada, pintura geral dos ambientes internos e externos da escola, beneficiando mais de 230 estudantes santanenses.
Seu Luís Lopes, pescador da cidade, irá completar 62 anos no próximo domingo e ainda tem disposição para ir à escola. Ele é estudante do 2º ano e presidente do Grêmio Estudantil do CE São Francisco. “Eu não tive oportunidade para estudar quando eu era jovem. A minha esposa é formada, os meus filhos são formados e eu pensei, porque não estudar? Então, eu vim para a escola e acredito que nunca é tarde para se aprender alguma coisa. Eu me sinto muito bem aqui ao lado dos professores e alunos e estou mais animado para aprender nesse ambiente confortável”, contou.
“Agora, nossa história mudou, somos pessoas felizes porque temos condições de assistir às aulas em uma escola digna, climatizada, com biblioteca e laboratório de informática. Para muitas pessoas, essas ações são pequenas, mas para nós estudantes têm um valor muito grande porque transformam vidas, o meu muito obrigado”, exprimiu Erleilson Jesus da Silva, estudante do 1º ano.
Para o gestor do Centro de Ensino São Francisco, Iramar da Costa Fonseca, a revitalização da escola foi um passo importante para o município buscar novas possibilidades educacionais.
“As melhorias são visíveis, tanto na escola quanto também na aprendizagem. O Programa Escola Digna, criado pelo governo do estado, possibilitou a revitalização da nossa escola. Estamos trilhando o caminho certo para levar educação de qualidade ao povo santanense. Sinto-me muito honrado em poder participar de um momento tão grandioso, muito obrigado”, destacou.
Depois de ter sido recebido pela comunidade escolar com muita festa, música, paródia e poesia, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a revitalização do centro de ensino é uma iniciativa para que os estudantes tenham melhores condições de aprendizagem e consigam, por meio dela, transformar as suas vidas.


“Uma escola em um dos municípios classificado como um dos menores IDH’s do Maranhão e do país e que tem a honra de dizer que é a melhor escola da regional de Chapadinha, que tem a honra de dizer que o presidente do grêmio é um jovem de 62 anos. Então, vocês representam um exemplo de mudança que pode ser feito por meio da educação. Eu vim aqui para parabenizar vocês e acima de tudo, para agradecer pelos belos resultados alcançados, expressou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário