quarta-feira, 12 de maio de 2021

Aproximadamente 72 mil profissionais de Educação vacinados no Maranhão


É de 71.566 o total de profissionais da Educação Básica e Superior em todo o Maranhão que já foram vacinados contra a Covid-19, desde o último dia 20 de abril. A vacinação, que começou a ser aplicada em trabalhadores a partir dos 55 anos ou mais, segue acelerada e, em vários municípios maranhenses, já chegou a trabalhadores das faixas etárias dos 20 e 30 anos. No estado, estão sendo vacinados todos os profissionais da Educação em atividade, abrangendo as redes públicas federal, estadual, municipal e privada. 

Números da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) apontam que, entre os estados, o Maranhão é o 2º colocado em número de doses de vacinas aplicadas em profissionais da Educação.

Na capital maranhense, nesta última semana, começaram a ser vacinados profissionais a partir dos 25 anos ou mais, das redes estadual e federal, no IEMA Rio Anil (Cintra) e em drive-thru no São Luís Shopping. Para os profissionais da rede municipal e privada, a vacinação na capital maranhense já está acontecendo a partir dos 18 anos. 

“A vacinação dos profissionais da educação é uma grande vitória para a Educação maranhense, pois reacende a esperança em todos para a reabertura das escolas. Muitas escolas privadas já estão com as aulas ocorrendo de forma híbrida, mas na rede pública a situação é diferente, uma vez que a grande maioria do público em idade escolar frequenta o ensino público, seja na rede estadual ou nas municipais. Com a vacinação dos profissionais da educação em atividade, teremos um fôlego maior para essa retomada gradativa das aulas, em formato híbrido e de forma mais segura”, declarou Felipe Camarão. 

No município de Santa Helena, 100% dos profissionais já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em Imperatriz, 2ª maior cidade do estado, todos os profissionais da rede estadual de ensino já foram vacinados. 

No estado, a partir de deliberação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou resolvido que, nos municípios com mais de 100 mil habitantes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a vacinação dos profissionais da rede estadual e federal; e as secretarias municipais, os profissionais das escolas da rede privada e rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário