sexta-feira, 1 de abril de 2022

Governo amplia assistência em nefrologia com entrega do Centro de Hemodiálise em Presidente Dutra

 


A região central do estado ganhou um reforço na assistência aos pacientes renais crônicos com o Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. Entregue pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (31), o equipamento conta com 12 cadeiras destinadas às sessões e fortalece a Rede de Hemodiálise da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que já foi ampliada em mais de 1000% na gestão do governador Flávio Dino.

Durante a inauguração do equipamento, o governador Flávio Dino destacou também a ampliação dos serviços de saúde no município. “Quando chegamos ao governo só havia o Socorrão, que foi reformado e ampliado na nossa gestão. Com a inauguração do Centro de Hemodiálise, garantimos mais um serviço especializado à população”, disse o governador.

Em Presidente Dutra, além do Centro de Hemodiálise e da reforma da unidade de saúde estadual, o Governo do Estado entregou uma Policlínica, que oferece atendimento em diversas especialidades à população, e uma unidade do Sorrir, para assistência na área odontológica.

Também presente na inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância do novo equipamento para a região. “A ampliação da rede de saúde em Presidente Dutra beneficia a população, que agora conta com novos serviços. Com o Centro de Hemodiálise, os pacientes poderão fazer o tratamento perto de casa”, destacou o secretário.

O novo equipamento beneficia pessoas como Raimundo Nonato da Silva, de 45 anos. “É bom demais isso tudo aqui. Eu moro na zona rural, então de lá até Caxias, onde eu ia fazer o tratamento, são 180 quilômetros e eu tinha que ir três vezes na semana. Agora, com o serviço aqui, são só 18 quilômetros. É sair do tratamento e voltar para a minha casa”, compartilhou.

Quem também comemorou a nova unidade foi Roniere Soares, de 50 anos. Natural de Timon, ele nasceu com um rim maior que o outro e sempre precisou de acompanhamento nefrológico. “Antes eu tinha que ir para Caxias três vezes na semana. Eram 200 quilômetros todas as vezes. Agora só precisarei percorrer 10 quilômetros. É bom demais, é benção de Deus”, afirmou.

O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra conta com recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional.

O prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar, esteve presente na inauguração e agradeceu mais uma unidade de saúde entregue pelo Governo do Estado. “É com muita alegria que recebemos mais esta obra que veio para atender a necessidade de muitas pessoas. Ela veio para somar com outras já existentes. Aqui, a Prefeitura e o Governo caminham juntos em benefício do povo”, disse.

Expansão

Até o início de 2015, somente o Hospital Dr. Carlos Macieira fazia o atendimento e admissão de pacientes renais crônicos em todo o Maranhão, com 25 cadeiras no total. Com a estrutura, apenas 100 pacientes eram atendidos. Hoje, o número de assistidos ultrapassa os 3 mil.

Além do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, atualmente os serviços estão localizados no Hospital Geral da Vila Luizão, no Centro de Hemodiálise São Luís, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e nos municípios de Chapadinha, Bacabal, Caxias, Açailândia, Pinheiro e Balsas. 

A gestão estadual também estabeleceu uma pactuação com o município de Floriano, no Piauí, garantindo atendimento a mais de 90 pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário