O município de Afonso Cunha mais uma vez saiu na frente com ações e investimentos intersetoriais voltados para a saúde pública. Através da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade foi uma das primeiras a aderir à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).
A adesão foi realizada ainda no mês de abril e na última semana, a secretária municipal de saúde, Analidia Bacelar se reuniu com a equipe de ACE e ACS para tratar sobre o programa.
O Proteja tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado, melhoria da saúde e da nutrição das crianças do município.
No Proteja, os eixos são:
• Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;
• Promoção da saúde nas escolas, para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos adequados e saudáveis e a prática regular de atividade física;
• Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população brasileira, em especial as crianças;
• Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;
• Articulações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física nas cidades.
O município de Afonso Cunha através da gestão do prefeito Arquimedes Bacelar, mesmo sendo atenção primária, ele já se tornou referência em saúde pública em toda a região e por meio do trabalho prestado pela secretária e coordenadora da CIR/Caxias, Analidia e toda a sua equipe, seguem promovendo ações históricas para a cidade e população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário