terça-feira, 4 de outubro de 2022

Apoio de Braide se mostra inexpressivo em São Luís


Encerrando a eleição para o governo do estado, senado e deputados no Maranhão, as atenções se voltam para o 2º turno das eleições para presidente, mas também já com os olhos virados para 2024, quando acontecem às eleições municipais.

É exatamente neste último ponto que Eduardo Braide deve já está preocupado. Será preciso duas questões fundamentais se Braide estiver pensando em reeleição, a primeira é um choque de gestão, que tem sido muito apagada; a outra é a mudança de comportamento e estratégia pensando nas eleições daqui a dois anos, tempo tem; porém passa rápido!

Ter garantido a eleição do irmão Fernando Braide a deputado estadual é muito pouco diante do que um prefeito de uma capital pode fazer e conseguir em uma eleição. A inexpressividade de Eduardo Braide foi comprovada com o apoio que ele deu a Weverton Rocha, que concorria ao governo do Maranhão. Braide não garantiu um apoio sólido a Weverton, o que fez com quê o pedetista perdesse em todas as zonas eleitorais de São Luís, para o concorrente Lahesio Bonfim, Brandão teve vitória esmagadora em todas. Weverton e Lahesio lutavam pela segunda vaga em uma possível concorrência de 2º turno com Carlos Brandão (PSB), o que não aconteceu e que era apontado em boa parte das pesquisas eleitorais. (VEJA ABAIXO)

É bom lembrar que o apoio de Weverton, assim como do PDT, foram decisivos para eleição de Braide em 2020. A ajuda praticamente não foi retribuída!

De qualquer forma é algo preocupante para o prefeito de São Luís. O próprio Edivaldo Holanda Júnior teve uma votação pífia, como já exposto no Blog Eduardo Ericeira, mesmo sendo por dois mandatos o chefe do Executivo Municipal. Será que Eduardo Braide caminha para o mesmo futuro triste? Lahesio Bonfim ter ganho de Weverton em todas as sessões em São Luís, aonde Braide é prefeito, só mostra a força minúscula que o prefeito tem na capital maranhense, aonde era para ter garantido uma votação mais interessante para Weverton, o que não aconteceu! 

Paralelo ao não efeito positivo esperado do apoio de Braide a Weverton, há uma outra preocupação que o prefeito de São Luís deve ter. Nomes fortíssimos já são especulados para concorrer em 2024 a Prefeitura de São Luís, entre eles, o vereador de São Luís e futuro Presidente da Câmara, Paulo Victor, homem forte e de confiança do governador reeleito Carlos Brandão, era coordenador da campanha vitoriosa de Brandão; e o próprio Duarte Júnior que concorreu na eleição passada e acabou sendo derrotado por Braide. Em meio a disputa eleitoral deste ano grandes lideranças apareceram com excelente votação e aceitação do eleitorado, como o ex-secretário de saúde Carlos Lula, eleito deputado estadual com mais de 80 mil votos.

Diante deste cenário, quem for o candidato apoiado pelo governo do estado para concorrer a Prefeitura de São Luís vem mais forte do que nunca!





Um comentário:

  1. Braide é um peso morto. Sua gestão é um remake da gestão de Edivaldo. O prefeito Braide não consegue resolver o problema dos vigilantes da Transporter segurança que prestam serviços nas escolas à noite que não recebem salários, a empresa nunca mais deu notícias, eles estão indo trabalhar e a folha de ponto deixam no sindicato porque ninguém da empresa aparece. Eles ñ sabem qd nem vão receber salários. A Semed pagou um atrasado via judicial pelo BB, mas a empresa continua devendo. Eles tinham esperança de que após as eleições, o prefeito fosse se posicionar e até agora nada.

    ResponderExcluir