sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Secretaria de Estado da Saúde discute estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu coordenadores municipais do Programa Saúde na Escola para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, na última quarta-feira (30). A medida pretende envolver os estudantes na estratégia de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Com o início do período chuvoso no Maranhão, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES compreende como essenciais o envolvimento do poder público e dos maranhenses. 

Este ano, o Maranhão registrou 5.122 casos de Dengue, 1.472 de Chikungunya e 28 de Zika Vírus, até o momento. As Regiões de Saúde de Timon, Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos, Caxias e Zé Doca concentram áreas de maior incidência de casos das arboviroses.

Também está em discussão uma parceria com agentes de saúde municipais e os profissionais que atuam na área de infraestrutura e limpeza das cidades. O intuito é incentivar a manutenção dos espaços como forma de eliminar focos do mosquito, evitando desde o acúmulo de água limpa, pneus colocados em locais adequados e orientar sobre o armazenamento correto de garrafas descartadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário