sexta-feira, 26 de maio de 2023

Unidades da rede estadual, municípios e SAMU ganham novas ambulâncias para o transporte de pacientes no Maranhão

 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou a entrega de novas ambulâncias para representantes do Hospital Regional de Barra do Corda e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó. No total, foram entregues 44 ambulâncias, beneficiando 41 municípios, duas unidades hospitalares da rede estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Imperatriz. 

A ambulância é uma unidade básica, porém com suporte para sistema avançado UTI e pode ser equipada ainda como Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos dispõem de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversora de 1000w.

O secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, explica como a ampliação do transporte sanitário reforça o apoio aos municípios e sua população no Maranhão. “Em parceria com os municípios, estamos ampliando a assistência dentro dos territórios mais próximos da população, e isso representa e denota esse compromisso do governo Carlos Brandão em trabalhar com o Pacto Federativo, em trabalhar em cooperação. Com a entrega das 44 ambulâncias, foram investidos mais de 11 milhões de reais”, destacou.

Para o prefeito de Amarante, Vanderly Miranda, o veículo vai favorecer a população de toda a região. “Outro dia fui acordado na madrugada com um paciente passando mal e as duas ambulâncias estavam fora, transportando outros pacientes. Eu precisei pedir o apoio do prefeito de Sítio Novo para nos emprestar uma ambulância. Assim, nós conseguimos salvar mais uma vida. A entrega da nova ambulância é muito importante”, disse. 

O município de Governador Edson Lobão foi outro a receber uma nova ambulância. “A necessidade de ambulâncias é muito grande, pois sabemos que esses outros veículos de apoio não são adequados, mas quando as ambulância estão quebradas, temos a depender do caso. Este recebimento vai nos salvar de inúmeros problemas e principalmente ajudar a população”, disse o prefeito Geraldo de Sousa.

Para qualificar a assistência em saúde e garantir o transporte sanitário de pacientes entre serviços de referência ou entre municípios, o governador Carlos Brandão investe desde o início desta gestão na aquisição de ambulâncias equipadas. A entrega das 44 novas ambulâncias para melhoria do atendimento à população foi realizada em 22 de maio, pelo chefe do Executivo e pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Com estas 44 ambulâncias, o Governo do Maranhão já entregou outras 7 neste ano, somando 51 ambulâncias distribuídas. “Por meio destas ambulâncias nós vamos salvar milhares e milhares de vidas. Elas servem para interligar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios com as Unidade de Saúde do Estado. Ainda este ano, nós vamos adquirir mais 50 ambulâncias”, afirmou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário