terça-feira, 25 de julho de 2023

Governo avança com o serviço de Tele-UTI no Maranhão e amplia assistência multiprofissional na rede estadual

 


O Projeto de Tele-UTI está disponível em 10 unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão. A estratégia adotada auxilia a equipe médica no acompanhamento, discussão da conduta clínica e análise dos pacientes internados nos leitos de UTI de nove hospitais e uma maternidade de alto risco. A medida foi concretizada com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês. 

No Maranhão, o Projeto de Tele-UTI do Hospital Israelita Albert Einstein é adotado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; no Hospital Regional de Barra do Corda Dr. José de Abreu Silva; Hospital Regional de Barreirinhas; Hospital Regional de Balsas; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional de Pedreiras Dr. Kleber Carvalho Branco e o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra. Enquanto que o Projeto de Tele-UTI do Hospital Sírio-Libanês apoia o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão e Maternidade de Ato Risco do Maranhão (MACMA), ambos em São Luís. 

PALAVRA DO PRESIDENTE DA EMSERH

Na avaliação do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares - EMSERH, Marcello Duailibe, a parceria fomentada contribui na melhoria dos procedimentos e na consolidação dos protocolos de atendimento. “Esta parceria se materializa como uma grande conquista, sobretudo para os pacientes, que têm seus casos analisados e discutidos por equipes médicas de ponta”, destacou. 

Barreirinhas

Em junho deste ano, uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) acompanhou uma visita realizada pela equipe do Hospital Albert Einstein responsável pela implantação do serviço de Tele-UTI no Hospital Regional de Barreirinhas. 

A comitiva do hospital paulista foi formada pelas enfermeiras Alessandra Yuri Andrade e Gabriela Noronha, além da fisioterapeuta Maiara Lupi, que reunidas com a equipe do hospital, buscaram alinhar processos para a instalação da Tele-UTI. 

O recurso é uma maneira de realizar a visita multiprofissional de forma remota, consiste em racionalizar o uso de recursos e otimizar o atendimento dos pacientes que estão internados em unidades de terapia intensiva, as UTIs – seja adulto, pediátrico ou neonatal. 

No Brasil, o modelo foi implementado pelo Ministério da Saúde para ajudar médicos do SUS no atendimento a pacientes internados com complicações do coronavírus e conta com a parceria de hospitais no Brasil, entre eles o Albert Einstein. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário