terça-feira, 30 de julho de 2024

Aqui, a Fila Anda: Governo realiza mutirões de cirurgias oncológicas e pediátricas

Com o Programa Cirurgias - Aqui, a Fila Anda, o Governo do Estado tem investido na realização de procedimentos cirúrgicos para reduzir a espera de pacientes do sistema único de saúde. No último fim de semana, no Hospital do Câncer do Maranhão, foram 30 procedimentos cirúrgicos oncológicos nesta primeira etapa. Já no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, a Secretaria de Estado da Saúde deu continuidade às cirurgias pediátricas em otorrinolaringologia. 

O investimento do Governo garante  a assistência especializada para quem aguarda atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), como afirma o secretário de estado da Saúde,  Tiago Fernandes. "Nós temos um planejamento firme de assegurar aos nossos pacientes o acesso à saúde com foco nas demandas reprimidas ainda por conta da pandemia. O governador Carlos Brandão não abre mão de ampliar o acesso à saúde, devolvendo a muitos maranhenses mais qualidade de vida e o retorno à sua rotina, ou seja, cuidando da população como ela merece", evidenciou o secretário.

No Hospital do Câncer do Maranhão foram 30 cirurgias na primeira etapa. 15 cirurgias urológicas no sábado (27) e de oncopelve (colo de útero, vagina, vulva e endométrio), no domingo (28). A expectativa é fazer mais de 600 cirurgias oncológicas até dezembro.

No Hospital Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, o mutirão cirúrgico beneficiou dez crianças neste fim de semana. A ação promoveu cirurgias de otorrinolaringologia, nas especialidades de adenoidectomia e amigdalectomia. Até dezembro serão 220 procedimentos.

O programa de cirurgias, executado pela Secretaria de Estado da Saúde, visa acelerar a realização dos procedimentos eletivos, reduzindo a espera de pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou mais de 600 mil cirurgias entre 2022 e 2024. O programa tem intensificado esses procedimentos nas áreas de cirurgias gerais, urológicas, ortopédicas, pediátricas e ginecológicas. As cirurgias são realizadas nas unidades de alta complexidade da rede estadual de saúde, em várias regiões do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário