O maior evento esportivo de valorização dos povos originários começa neste sábado (12) no Estádio Castelão, em São Luís (MA). Os ingressos para a Copa das Seleções Vozes da Amazônia custam R$ 22,00 e podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital ou ainda no Estádio Castelão nos dias de jogos – dias 12, 16 e 19 deste mês – a partir das 9h. Quilombolas, indígenas, estudantes da rede pública, crianças de até 6 anos e idosos com mais de 60 anos têm direito à gratuidade.
“É com grande entusiasmo que anunciamos a Copa das Seleções Vozes da Amazônia, um evento que não apenas celebra o futebol, mas também promove a diversidade e a inclusão social. O Governo do Maranhão, através da Sedel, tem o compromisso de unir esporte, cultura e sustentabilidade, e este torneio é um reflexo desse propósito”, enfatizou o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes.
A abertura da Copa das Seleções Vozes da Amazônia também marca a entrega de telões, um novo sistema de som e iluminação, e novos bancos de reservas no Estádio Castelão que conta com estrutura para receber eventos de grande porte garantindo segurança e conforto para atletas e torcedores.
A competição reúne grandes lendas do futebol internacional representando as seleções do Brasil, Uruguai, Argentina e Angola. A abertura contará com uma partida às 15h30 entre As Tapuias Alcantarenses X Esporte Clube Juçaral, times formados por mulheres indígenas e quilombolas. Em seguida, inicia a disputa entre as seleções com a partida de Argentina X Angola, às 17h, e depois entre Brasil X Uruguai, às 19h.
Entre os nomes já confirmados para a competição estão Maicon, Ramires, Michel Bastos, Aldair, Giovanni, Nilmar, Cláudio Caçapa, Anderson Polga, Gabriel, Maurinho, André Santos e o treinador Narciso (pela seleção brasileira); Álvaro Recoba, Marcelo Zalayeta, Rodrigo Muñoz, Alejandro Lembo, Darío Rodríguez e Fabián Canobbio (pela seleção uruguaia); Pablo Daniel Osvaldo, José Basualdo, Claudio Omar García, Ángel Gastón Casas (pela seleção argentina); Fabrice Akwa, Flávio Amado, Zé Kalanga e Mendonça (pela seleção angolana).
Além da disputa esportiva, o evento contará com uma extensa programação que busca a valorização dos povos originários, da igualdade racial e de gênero, da diversidade LGBTQIA+ e da luta pelos direitos das mulheres. A Copa das Seleções contará com transmissão ao vivo para diversos países e plataformas digitais para mobilizar milhões de pessoas, incluindo os fãs do futebol e ativistas das causas ambientais e culturais.
A Copa das Seleções Vozes da Amazônia conta com o apoio e correalização do Governo do Maranhão, sendo uma realização da World Legends e do Instituto Brasil (Ibra), além do apoio do Governo Federal com o Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Educação, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal (CEF).
O sócio-proprietário da World Legends, o jogador Somália, definiu a Copa das Seleções Vozes da Amazônia como uma celebração do futebol e uma oportunidade única para a promoção de debates e ações sociais.
“Teremos uma série de debates para dialogar com a diversidade de gênero e sexual, com visitas a escolas e comunidades de São Luís, apresentações artísticas, palestras educativas e interações esportivas. O foco é empoderar vozes marginalizadas e promover a inclusão, servindo como modelo para ações de transformação social”, declarou Somália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário